A IMPLEMENTAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ (DCRC) NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: PRÁTICA CURRICULAR DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67657 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2537 "inscrito_id" => 2472 "titulo" => "A IMPLEMENTAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ (DCRC) NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: PRÁTICA CURRICULAR DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES" "resumo" => "CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NO PROCESSO EDUCATIVO E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS CRÍTICA, OBJETIVA-SE COM ESSE ARTIGO ANALISAR O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ (DCRC), À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), PARA A REDE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE FORTALEZA CONSIDERANDO O COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA, ESPECIFICAMENTE AO SENTIDO ATRIBUÍDO À ALFABETIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DO 2ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ASSIM, ESTE TRABALHO ABORDA ASPECTOS LEGAIS INSTITUÍDOS PELO DOCUMENTO, COM DESTAQUE AOS ELEMENTOS QUE SE REFEREM À PRÁTICA CURRICULAR DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES. PARA TANTO, DESENVOLVE-SE UMA PESQUISA DESCRITIVA, DE CUNHO QUALITATIVO, APOIADA NA ANÁLISE DO DOCUMENTO OFICIAL DA BNCC E DO DCRC E NAS ORIENTAÇÕES A RESPEITO DA ALFABETIZAÇÃO. NO TOCANTE AO ESTUDO TEÓRICO-CONCEPTUAL SÃO ABORDADAS QUESTÕES RELATIVAS ÀS POLÍTICAS CURRICULARES (PACHECO, 2019B; 2018; ROLDÃO, 2001; APPLE, 1994; SILVA, 2009; MOREIRA,2005), AO PROCESSO ALFABETIZADOR (ARANDA, 2009), MORAIS (2012 E 2019) E ÀS PRÁTICAS CURRICULARES (PIMENTA,2002); FRANCO, 2012; (FREIRE,1989). CONCLUI-SE COM O ESTUDO QUE A IMPLEMENTAÇÃO VEM OCORRENDO DE FORMA ALINHADA À PROPOSTA DA BNCC. NO ENTANTO, POR SE TRATAR DE UM DOCUMENTO RECENTE, É PRECISO QUE SE AMPLIEM OS ESPAÇOS FORMATIVOS, PARA QUE OS PROFESSORES ALFABETIZADORES ESTEJAM PREPARADOS PARA A UTILIZAÇÃO DESTE EM SUA PRÁTICA CURRICULAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, BNCC, DCRC, ALFABETIZAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID2472_01102020170003.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MARIA TAVARES ASSUNÇÃO" "autor_nome_curto" => "SANDRA TAVARES" "autor_email" => "sandrahzt@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO MINHO PORTUGAL BRAGA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67657 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2537 "inscrito_id" => 2472 "titulo" => "A IMPLEMENTAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ (DCRC) NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: PRÁTICA CURRICULAR DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES" "resumo" => "CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NO PROCESSO EDUCATIVO E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS CRÍTICA, OBJETIVA-SE COM ESSE ARTIGO ANALISAR O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ (DCRC), À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), PARA A REDE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE FORTALEZA CONSIDERANDO O COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA, ESPECIFICAMENTE AO SENTIDO ATRIBUÍDO À ALFABETIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DO 2ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ASSIM, ESTE TRABALHO ABORDA ASPECTOS LEGAIS INSTITUÍDOS PELO DOCUMENTO, COM DESTAQUE AOS ELEMENTOS QUE SE REFEREM À PRÁTICA CURRICULAR DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES. PARA TANTO, DESENVOLVE-SE UMA PESQUISA DESCRITIVA, DE CUNHO QUALITATIVO, APOIADA NA ANÁLISE DO DOCUMENTO OFICIAL DA BNCC E DO DCRC E NAS ORIENTAÇÕES A RESPEITO DA ALFABETIZAÇÃO. NO TOCANTE AO ESTUDO TEÓRICO-CONCEPTUAL SÃO ABORDADAS QUESTÕES RELATIVAS ÀS POLÍTICAS CURRICULARES (PACHECO, 2019B; 2018; ROLDÃO, 2001; APPLE, 1994; SILVA, 2009; MOREIRA,2005), AO PROCESSO ALFABETIZADOR (ARANDA, 2009), MORAIS (2012 E 2019) E ÀS PRÁTICAS CURRICULARES (PIMENTA,2002); FRANCO, 2012; (FREIRE,1989). CONCLUI-SE COM O ESTUDO QUE A IMPLEMENTAÇÃO VEM OCORRENDO DE FORMA ALINHADA À PROPOSTA DA BNCC. NO ENTANTO, POR SE TRATAR DE UM DOCUMENTO RECENTE, É PRECISO QUE SE AMPLIEM OS ESPAÇOS FORMATIVOS, PARA QUE OS PROFESSORES ALFABETIZADORES ESTEJAM PREPARADOS PARA A UTILIZAÇÃO DESTE EM SUA PRÁTICA CURRICULAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, BNCC, DCRC, ALFABETIZAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID2472_01102020170003.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MARIA TAVARES ASSUNÇÃO" "autor_nome_curto" => "SANDRA TAVARES" "autor_email" => "sandrahzt@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO MINHO PORTUGAL BRAGA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }