A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA FORMAÇÃO DE
PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY
RIBEIRO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67679 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2731 "inscrito_id" => 5997 "titulo" => """ A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA FORMAÇÃO DE\r\n PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA\r\n DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY\r\n RIBEIRO """ "resumo" => """ NOS ÚLTIMOS ANOS, DE ACORDO COM JUCHUM (2014), NO BRASIL, ALGUNS PESQUISADORES\r\n (FISCHER, 2007; MARINHO, 2010; FIAD, 2011) VÊM DEMONSTRANDO UMA MAIOR\r\n PREOCUPAÇÃO EM RELAÇÃO À LEITURA E À ESCRITA DOS ALUNOS QUE INGRESSAM NA UNIVERSIDADE,\r\n NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM\r\n PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF) E\r\n BUSCOU INVESTIGAR COMO AÇÕES DA UNIVERSIDADE PODEM MELHORAR A RELAÇÃO DE SEUS ALUNOS\r\n COM A LEITURA E A ESCRITA. OPTOU-SE POR UM TRABALHO EXPLORATÓRIO, RECORRENDO A UMA\r\n PESQUISA QUALITATIVA E A APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS. REALIZOU-SE TAMBÉM UMA\r\n REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS TÊM\r\n MEDO DE ESCREVER E VERGONHA DE MOSTRAR O QUE ESCREVEM PARA OUTRAS PESSOAS, ENTRETANTO,\r\n AS AÇÕES PROMOVIDAS POR PROJETOS NA UNIVERSIDADE, COMO O ―ESCRITA SOLIDÁRIA‖ SURTIRAM O\r\n EFEITO DE MELHORA NA RELAÇÃO QUE OS ALUNOS TÊM COM A ESCRITA, EVIDENCIANDO ASSIM QUE A\r\n UNIVERSIDADE PRECISA TRABALHAR DE FORMA COLABORATIVA COM SEUS ALUNOS PARA PROPORCIONARLHES UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA DE LETRAMENTO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5997_01102020220456.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RYSIAN LOHSE MONTEIRO " "autor_nome_curto" => "RYSIAN LOHSE" "autor_email" => "rysianmonteiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67679 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2731 "inscrito_id" => 5997 "titulo" => """ A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA FORMAÇÃO DE\r\n PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA\r\n DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY\r\n RIBEIRO """ "resumo" => """ NOS ÚLTIMOS ANOS, DE ACORDO COM JUCHUM (2014), NO BRASIL, ALGUNS PESQUISADORES\r\n (FISCHER, 2007; MARINHO, 2010; FIAD, 2011) VÊM DEMONSTRANDO UMA MAIOR\r\n PREOCUPAÇÃO EM RELAÇÃO À LEITURA E À ESCRITA DOS ALUNOS QUE INGRESSAM NA UNIVERSIDADE,\r\n NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM\r\n PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF) E\r\n BUSCOU INVESTIGAR COMO AÇÕES DA UNIVERSIDADE PODEM MELHORAR A RELAÇÃO DE SEUS ALUNOS\r\n COM A LEITURA E A ESCRITA. OPTOU-SE POR UM TRABALHO EXPLORATÓRIO, RECORRENDO A UMA\r\n PESQUISA QUALITATIVA E A APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS. REALIZOU-SE TAMBÉM UMA\r\n REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS TÊM\r\n MEDO DE ESCREVER E VERGONHA DE MOSTRAR O QUE ESCREVEM PARA OUTRAS PESSOAS, ENTRETANTO,\r\n AS AÇÕES PROMOVIDAS POR PROJETOS NA UNIVERSIDADE, COMO O ―ESCRITA SOLIDÁRIA‖ SURTIRAM O\r\n EFEITO DE MELHORA NA RELAÇÃO QUE OS ALUNOS TÊM COM A ESCRITA, EVIDENCIANDO ASSIM QUE A\r\n UNIVERSIDADE PRECISA TRABALHAR DE FORMA COLABORATIVA COM SEUS ALUNOS PARA PROPORCIONARLHES UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA DE LETRAMENTO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5997_01102020220456.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RYSIAN LOHSE MONTEIRO " "autor_nome_curto" => "RYSIAN LOHSE" "autor_email" => "rysianmonteiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }