EDUCAR PARA TODOS, EDUCAR PARA A VIDA: PRÁTICAS EDUCACIONAIS DESTINADAS A PACIENTES ONCOLÓGICOS INFANTOJUVENIS NO NÚCLEO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER (NACC)
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68481 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 680 "inscrito_id" => 3662 "titulo" => "EDUCAR PARA TODOS, EDUCAR PARA A VIDA: PRÁTICAS EDUCACIONAIS DESTINADAS A PACIENTES ONCOLÓGICOS INFANTOJUVENIS NO NÚCLEO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER (NACC)" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA FOI INICIADA COM BASE NO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO SE PROCEDE O PROCESSO EDUCATIVO DENTRO DE UMA INSTITUIÇÃO CIVIL DE ACOLHIMENTO/APOIO A CRIANÇAS COM CÂNCER? A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS PROPOSTAS E VIVENCIADAS POR DOCENTES E DISCENTES NO NÚCLEO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER (NACC), COM ÊNFASE NAS METODOLOGIAS E MATERIAIS UTILIZADOS, ATENTANDO PARA QUESTÕES CURRICULARES E DE FORMAÇÃO DOCENTE. PARA FOMENTAR AS ANÁLISES E DISCUSSÕES, UTILIZOU-SE COMO APORTE TEÓRICO AUTORES COMO FONSECA (2008, 2015), FONTES (2005, 2008), MATOS E MUGIATTI (2012), ENTRE OUTROS, AS QUAIS REFLETEM SOBRE TEMAS REFERENTES AO ENSINO NO MEIO HOSPITALAR, PERPASSANDO TEMAS COMO AS PARTICULARIDADES DO ENSINO NESSE AMBIENTE, MODELOS METODOLÓGICOS A SEREM UTILIZADOS, IMPORTÂNCIA PSICOSSOCIAL E LEGAL DESSE ATENDIMENTO. METODOLOGICAMENTE, O PESQUISADOR SE POSICIONOU COMO UM OBSERVADOR, COM O MÍNIMO DE INTERVENÇÃO POSSÍVEL, SEMELHANTE A UM ESTÁGIO CURRICULAR DE OBSERVAÇÃO. FOI ESTABELECIDO UM NÚMERO FIXO DE VISITAS À INSTITUIÇÃO, DURANTE AS QUAIS PUDEMOS PRESENCIAR A ATUAÇÃO DAS DUAS DOCENTES ALOCADAS NO NACC, ATENTANDO PARA SUAS METODOLOGIAS E INTERAÇÕES COM AS CRIANÇAS/ADOLESCENTES PRESENTES NA SALA DE AULA. OS DADOS E CONVERSAS INFORMAIS FORAM REGISTRADAS EM UM CADERNO DE CAMPO, O QUAL FOI CONSULTADO DURANTE A ESCRITA DESTE TRABALHO. ENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS MATERIAIS E MÉTODOS EMPREGADOS DIFICILMENTE CONTRIBUEM DE MANEIRA OTIMIZADA PARA UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS, O QUE NOS ATENTA À NECESSIDADE DE REFORMULAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL VIVENCIADO NAQUELE AMBIENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CLASSE HOSPITALAR, HOSPITALIZAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID3662_24082020112253.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:49" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS BASTOS DE PAULA CAVALCANTE SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS BASTOS" "autor_email" => "lucasbastossilva@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68481 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 680 "inscrito_id" => 3662 "titulo" => "EDUCAR PARA TODOS, EDUCAR PARA A VIDA: PRÁTICAS EDUCACIONAIS DESTINADAS A PACIENTES ONCOLÓGICOS INFANTOJUVENIS NO NÚCLEO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER (NACC)" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA FOI INICIADA COM BASE NO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO SE PROCEDE O PROCESSO EDUCATIVO DENTRO DE UMA INSTITUIÇÃO CIVIL DE ACOLHIMENTO/APOIO A CRIANÇAS COM CÂNCER? A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS PROPOSTAS E VIVENCIADAS POR DOCENTES E DISCENTES NO NÚCLEO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER (NACC), COM ÊNFASE NAS METODOLOGIAS E MATERIAIS UTILIZADOS, ATENTANDO PARA QUESTÕES CURRICULARES E DE FORMAÇÃO DOCENTE. PARA FOMENTAR AS ANÁLISES E DISCUSSÕES, UTILIZOU-SE COMO APORTE TEÓRICO AUTORES COMO FONSECA (2008, 2015), FONTES (2005, 2008), MATOS E MUGIATTI (2012), ENTRE OUTROS, AS QUAIS REFLETEM SOBRE TEMAS REFERENTES AO ENSINO NO MEIO HOSPITALAR, PERPASSANDO TEMAS COMO AS PARTICULARIDADES DO ENSINO NESSE AMBIENTE, MODELOS METODOLÓGICOS A SEREM UTILIZADOS, IMPORTÂNCIA PSICOSSOCIAL E LEGAL DESSE ATENDIMENTO. METODOLOGICAMENTE, O PESQUISADOR SE POSICIONOU COMO UM OBSERVADOR, COM O MÍNIMO DE INTERVENÇÃO POSSÍVEL, SEMELHANTE A UM ESTÁGIO CURRICULAR DE OBSERVAÇÃO. FOI ESTABELECIDO UM NÚMERO FIXO DE VISITAS À INSTITUIÇÃO, DURANTE AS QUAIS PUDEMOS PRESENCIAR A ATUAÇÃO DAS DUAS DOCENTES ALOCADAS NO NACC, ATENTANDO PARA SUAS METODOLOGIAS E INTERAÇÕES COM AS CRIANÇAS/ADOLESCENTES PRESENTES NA SALA DE AULA. OS DADOS E CONVERSAS INFORMAIS FORAM REGISTRADAS EM UM CADERNO DE CAMPO, O QUAL FOI CONSULTADO DURANTE A ESCRITA DESTE TRABALHO. ENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS MATERIAIS E MÉTODOS EMPREGADOS DIFICILMENTE CONTRIBUEM DE MANEIRA OTIMIZADA PARA UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS, O QUE NOS ATENTA À NECESSIDADE DE REFORMULAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL VIVENCIADO NAQUELE AMBIENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CLASSE HOSPITALAR, HOSPITALIZAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID3662_24082020112253.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:49" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS BASTOS DE PAULA CAVALCANTE SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS BASTOS" "autor_email" => "lucasbastossilva@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }