A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E UMA RELAÇÃO COM AS CATEGORIAS TEÓRICAS DE SHULMAN (1986)
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67708 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2320 "inscrito_id" => 2562 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E UMA RELAÇÃO COM AS CATEGORIAS TEÓRICAS DE SHULMAN (1986)" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO FOI RESULTADO DE UM CURSO DIRECIONADO A PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ARACAJU – SE. TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PARTICIPANTES EM RELAÇÃO AO DOMÍNIO DAS CATEGORIAS PROPOSTAS POR SHULMAN (1986) _ SUBJECT KNOWLEDGE MATTER, PEDAGOGICAL KNOWLEDGE MATTER E CURRICULAR KNOWLEDGE _ REFERENTE À LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS, COM O PRINCÍPIO DE SER RELACIONADO COM OS DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO QUE O EDUCADOR DEVE DOMINAR PARA MELHORAR SEU DESEMPENHO, ALÉM DE AVERIGUAR O NÍVEL DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO. O QUESTIONÁRIO FOI MINISTRADO PELOS BOLSISTAS DO PROEX – PIAEX/PROJETO DE EXTENSÃO DA UFS – CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO. PARA ATINGIR O OBJETIVO PROPOSTO, AS METODOLOGIAS EMPREGADAS FORAM A PESQUISA BÁSICA, QUANTO A ABORDAGEM DO PROBLEMA ADOTOU-SE A PESQUISA QUALITATIVA, CONDUZIDO PELO CURSO ADVINDO DO MESMO PROJETO, CUJO TAMANHO DA AMOSTRA FORAM 20 PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ALÉM DISSO, DURANTE O CURSO UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DESIGN EXPERIMENTS, A QUAL VISAVA O MELHOR APROVEITAMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ONDE APLICOU-SE ATIVIDADES LÚDICAS SOBRE GRÁFICOS DURANTE O MESMO. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE A MAIORIA DOS DOCENTES AINDA NÃO DOMINA OS CONTEÚDOS RELACIONADOS A ESTATÍSTICA PROPOSTOS PELA BNCC, O QUE RESULTA EM DEFICIÊNCIAS NESTA ÁREA CONFORME AS CATEGORIAS APRESENTADAS, APESAR DE TEREM APRENDIDO COM AS ATIVIDADES ORIENTADAS E SE INTERESSAREM PELA BUSCA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LETRAMENTO ESTATÍSTICO, FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO BÁSICA, ESTATÍSTICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID2562_20102020090312.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA MEDREIROS DE MACEDO" "autor_nome_curto" => "REGINA MACEDO" "autor_email" => "macedoregina1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67708 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2320 "inscrito_id" => 2562 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E UMA RELAÇÃO COM AS CATEGORIAS TEÓRICAS DE SHULMAN (1986)" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO FOI RESULTADO DE UM CURSO DIRECIONADO A PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ARACAJU – SE. TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PARTICIPANTES EM RELAÇÃO AO DOMÍNIO DAS CATEGORIAS PROPOSTAS POR SHULMAN (1986) _ SUBJECT KNOWLEDGE MATTER, PEDAGOGICAL KNOWLEDGE MATTER E CURRICULAR KNOWLEDGE _ REFERENTE À LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS, COM O PRINCÍPIO DE SER RELACIONADO COM OS DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO QUE O EDUCADOR DEVE DOMINAR PARA MELHORAR SEU DESEMPENHO, ALÉM DE AVERIGUAR O NÍVEL DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO. O QUESTIONÁRIO FOI MINISTRADO PELOS BOLSISTAS DO PROEX – PIAEX/PROJETO DE EXTENSÃO DA UFS – CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO. PARA ATINGIR O OBJETIVO PROPOSTO, AS METODOLOGIAS EMPREGADAS FORAM A PESQUISA BÁSICA, QUANTO A ABORDAGEM DO PROBLEMA ADOTOU-SE A PESQUISA QUALITATIVA, CONDUZIDO PELO CURSO ADVINDO DO MESMO PROJETO, CUJO TAMANHO DA AMOSTRA FORAM 20 PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ALÉM DISSO, DURANTE O CURSO UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DESIGN EXPERIMENTS, A QUAL VISAVA O MELHOR APROVEITAMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ONDE APLICOU-SE ATIVIDADES LÚDICAS SOBRE GRÁFICOS DURANTE O MESMO. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE A MAIORIA DOS DOCENTES AINDA NÃO DOMINA OS CONTEÚDOS RELACIONADOS A ESTATÍSTICA PROPOSTOS PELA BNCC, O QUE RESULTA EM DEFICIÊNCIAS NESTA ÁREA CONFORME AS CATEGORIAS APRESENTADAS, APESAR DE TEREM APRENDIDO COM AS ATIVIDADES ORIENTADAS E SE INTERESSAREM PELA BUSCA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LETRAMENTO ESTATÍSTICO, FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO BÁSICA, ESTATÍSTICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID2562_20102020090312.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA MEDREIROS DE MACEDO" "autor_nome_curto" => "REGINA MACEDO" "autor_email" => "macedoregina1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }