A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA COM A OBRA “SONHAR É POSSÍVEL?” DE GISELDA LAPORTA NICOLELIS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67749 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1984 "inscrito_id" => 3943 "titulo" => "A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA COM A OBRA “SONHAR É POSSÍVEL?” DE GISELDA LAPORTA NICOLELIS" "resumo" => "ESTE TEXTO RELATA UMA EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA JUVENIL EM DUAS TURMAS DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA, EM ARAPIRACA – AL, DURANTE O ANO LETIVO DE 2019. A PROPOSTA AQUI APRESENTADA SURGE DA INQUIETAÇÃO DE COMO, A PARTIR DA MEDIAÇÃO DE LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, É POSSÍVEL COLABORAR NA CONSTITUIÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E SUJEITOS ATIVOS. COM BASE NO QUE É PROPOSTO PELA BNCC (2018), SOBRE O DESENVOLVIMENTO E GARANTIA DO INTERESSE PELA LEITURA, E NO CONTATO COM O TEXTO, ANALISADO POR OLIVEIRA (2008), A PRÁTICA REALIZADA OBJETIVOU UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA COM A OBRA SONHAR É POSSÍVEL?, DE GISELDA LAPORTA NICOLELIS, QUE FOSSE ALÉM DA LEITURA OBRIGATÓRIA, QUE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS TIVESSEM ESPAÇO DE FALA PARA COLOCAR SUAS IMPRESSÕES, E ATÉ PARTICIPASSEM NA ESCOLHA DE COMO ESSA OBRA SERIA COBRADA, UMA VEZ QUE NÃO PODEMOS FUGIR DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO. NA TENTATIVA DE CHAMAR ATENÇÃO PARA O TEXTO E INSTIGAR A CONTINUAÇÃO DA LEITURA, OS ALUNOS FORAM PROVOCADOS A PRODUZIR UMA FANFIC – CONCEDENDO-LHES O PODER DE MODIFICAR A HISTÓRIA ORIGINAL. PENSOU-SE QUE ESSA PRÁTICA SERIA UMA FORMA DE INCENTIVAR A PRODUÇÃO TEXTUAL E IMPULSIONAR O PROTAGONISMO. DURANTE O PROCESSO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE ABRIR ESPAÇO PARA A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO COLABOROU PARA UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA COM A OBRA ESCOLHIDA E QUE A LITERATURA, ALÉM DE PROPORCIONAR PRAZER AO LEITOR, PODE DESPERTAR SENTIMENTOS E TRAZER A PERCEPÇÃO DE MUNDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA, LEITURA LITERÁRIA, PROTAGONISMO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID3943_21092020161012.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELISSA CORDEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MELISSA CORDEIRO" "autor_email" => "melissacordeeiro_@hotmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67749 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1984 "inscrito_id" => 3943 "titulo" => "A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA COM A OBRA “SONHAR É POSSÍVEL?” DE GISELDA LAPORTA NICOLELIS" "resumo" => "ESTE TEXTO RELATA UMA EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA JUVENIL EM DUAS TURMAS DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA, EM ARAPIRACA – AL, DURANTE O ANO LETIVO DE 2019. A PROPOSTA AQUI APRESENTADA SURGE DA INQUIETAÇÃO DE COMO, A PARTIR DA MEDIAÇÃO DE LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, É POSSÍVEL COLABORAR NA CONSTITUIÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E SUJEITOS ATIVOS. COM BASE NO QUE É PROPOSTO PELA BNCC (2018), SOBRE O DESENVOLVIMENTO E GARANTIA DO INTERESSE PELA LEITURA, E NO CONTATO COM O TEXTO, ANALISADO POR OLIVEIRA (2008), A PRÁTICA REALIZADA OBJETIVOU UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA COM A OBRA SONHAR É POSSÍVEL?, DE GISELDA LAPORTA NICOLELIS, QUE FOSSE ALÉM DA LEITURA OBRIGATÓRIA, QUE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS TIVESSEM ESPAÇO DE FALA PARA COLOCAR SUAS IMPRESSÕES, E ATÉ PARTICIPASSEM NA ESCOLHA DE COMO ESSA OBRA SERIA COBRADA, UMA VEZ QUE NÃO PODEMOS FUGIR DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO. NA TENTATIVA DE CHAMAR ATENÇÃO PARA O TEXTO E INSTIGAR A CONTINUAÇÃO DA LEITURA, OS ALUNOS FORAM PROVOCADOS A PRODUZIR UMA FANFIC – CONCEDENDO-LHES O PODER DE MODIFICAR A HISTÓRIA ORIGINAL. PENSOU-SE QUE ESSA PRÁTICA SERIA UMA FORMA DE INCENTIVAR A PRODUÇÃO TEXTUAL E IMPULSIONAR O PROTAGONISMO. DURANTE O PROCESSO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE ABRIR ESPAÇO PARA A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO COLABOROU PARA UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA COM A OBRA ESCOLHIDA E QUE A LITERATURA, ALÉM DE PROPORCIONAR PRAZER AO LEITOR, PODE DESPERTAR SENTIMENTOS E TRAZER A PERCEPÇÃO DE MUNDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA, LEITURA LITERÁRIA, PROTAGONISMO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID3943_21092020161012.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELISSA CORDEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MELISSA CORDEIRO" "autor_email" => "melissacordeeiro_@hotmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }