A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NA LITERATURA BRASILEIRA EM PERIÓDICOS A PARTIR DE 1990
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67828 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2179 "inscrito_id" => 6200 "titulo" => "A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NA LITERATURA BRASILEIRA EM PERIÓDICOS A PARTIR DE 1990" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ARTIGOS DE PERIÓDICOS PUBLICADOS NO BRASIL, SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, DESDE A DÉCADA DE 1990. PARA ISSO, INICIALMENTE CONTEXTUALIZAMOS HISTORICAMENTE SOBRE OS DEBATES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA NO PAÍS, DESTACANDO COMO OS ESTUDOS FORAM SE CONSOLIDANDO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS “PSI” (PSICOLOGIA E PSICANÁLISE), BEM COMO NO CAMPO DA LITERATURA SOCIOLÓGICA. PARA A REALIZAÇÃO DA REVISÃO SISTEMÁTICA SELECIONAMOS OS ARTIGOS EM DUAS BASES DE DADOS, NO SCIELO E NO PORTAL PERIÓDICOS CAPES, UTILIZANDO OS TERMOS “FAMÍLIA” E “ESCOLA” PARA EFETUAR AS BUSCAS. ASSIM, PARA A APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS FORAM ELEITOS OS TEMAS MAIS RECORRENTES, NESSE ÂMBITO: O MODELO DE FAMÍLIA IDEAL, OS PRECONCEITOS PARA COM A CONDIÇÃO DO ALUNADO E DAS SUAS FAMÍLIAS E, POR FIM, AS RELAÇÕES COM A PROBLEMÁTICA DO FRACASSO ESCOLAR. CONCLUÍMOS QUE EXISTEM AINDA MUITOS ENTRAVES HISTÓRICOS QUE DIFICULTAM A EFETIVAÇÃO DESSA RELAÇÃO, SOBRETUDO POR PARTE DA ESCOLA, SENDO NECESSÁRIO AINDA: A) A REALIZAÇÃO DE MAIS ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA, B) O ESTÍMULO PARA UMA PARTICIPAÇÃO EFETIVA DA FAMÍLIA NO ÂMBITO ESCOLAR E C) RECONSIDERAR O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DO EDUCANDO A PARTIR DE UM PONTO DE VISTA AMPLO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA, FAMÍLIA, RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA, FRACASSO ESCOLAR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA4_ID6200_29092020154719.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIANA ALVES" "autor_email" => "maryalves6660@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67828 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2179 "inscrito_id" => 6200 "titulo" => "A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NA LITERATURA BRASILEIRA EM PERIÓDICOS A PARTIR DE 1990" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ARTIGOS DE PERIÓDICOS PUBLICADOS NO BRASIL, SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, DESDE A DÉCADA DE 1990. PARA ISSO, INICIALMENTE CONTEXTUALIZAMOS HISTORICAMENTE SOBRE OS DEBATES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA NO PAÍS, DESTACANDO COMO OS ESTUDOS FORAM SE CONSOLIDANDO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS “PSI” (PSICOLOGIA E PSICANÁLISE), BEM COMO NO CAMPO DA LITERATURA SOCIOLÓGICA. PARA A REALIZAÇÃO DA REVISÃO SISTEMÁTICA SELECIONAMOS OS ARTIGOS EM DUAS BASES DE DADOS, NO SCIELO E NO PORTAL PERIÓDICOS CAPES, UTILIZANDO OS TERMOS “FAMÍLIA” E “ESCOLA” PARA EFETUAR AS BUSCAS. ASSIM, PARA A APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS FORAM ELEITOS OS TEMAS MAIS RECORRENTES, NESSE ÂMBITO: O MODELO DE FAMÍLIA IDEAL, OS PRECONCEITOS PARA COM A CONDIÇÃO DO ALUNADO E DAS SUAS FAMÍLIAS E, POR FIM, AS RELAÇÕES COM A PROBLEMÁTICA DO FRACASSO ESCOLAR. CONCLUÍMOS QUE EXISTEM AINDA MUITOS ENTRAVES HISTÓRICOS QUE DIFICULTAM A EFETIVAÇÃO DESSA RELAÇÃO, SOBRETUDO POR PARTE DA ESCOLA, SENDO NECESSÁRIO AINDA: A) A REALIZAÇÃO DE MAIS ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA, B) O ESTÍMULO PARA UMA PARTICIPAÇÃO EFETIVA DA FAMÍLIA NO ÂMBITO ESCOLAR E C) RECONSIDERAR O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DO EDUCANDO A PARTIR DE UM PONTO DE VISTA AMPLO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA, FAMÍLIA, RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA, FRACASSO ESCOLAR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA4_ID6200_29092020154719.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIANA ALVES" "autor_email" => "maryalves6660@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }