ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA EDUCAR PRA VALER
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67923 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1441 "inscrito_id" => 6404 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA EDUCAR PRA VALER" "resumo" => "LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO SÃO PROCESSOS DIFERENTES MAIS INDISSOCIÁVEIS QUE SE PREOCUPAM, RESPECTIVAMENTE, EM ENSINAR A LER E A ESCREVER A PARTIR DA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA E EM EXERCER TAIS HABILIDADES NAS PRÁTICAS SOCIAIS QUE PERMEIAM A REALIDADES DOS INDIVÍDUOS, ESTE ESTUDO BUSCA RESPONDER O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA EDUCAR PRA VALER NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO? E, PARA RESPONDÊ-LO IREMOS REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CORRELACIONANDO-O AS PROPOSTAS DO PROGRAMA, BEM COMO, IDENTIFICAR OS PONTOS PRIORITÁRIOS DE INTERVENÇÃO E COMPREENDER O PROCESSO AVALIATIVO ADOTADO. NESSES ASPECTOS TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, EXPLICATIVA COM ABORDAGEM QUANTITATIVA, CUJO CORPUS É CONSTITUÍDO PELOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA DE LEITURA E OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO ESCRITA SOMATIVA REALIZADAS NAS TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM 2019. COMO RESULTADOS FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O PROGRAMA SE DETÉM EM ALFABETIZAR LETRANDO UTILIZANDO UM MATERIAL PEDAGÓGICO ESTRUTURADO A PARTIR DE UMA ROTINA QUE É CAPAZ DE NORTEAR O TRABALHO DO PROFESSOR E TENDO COMO BASE AS MATRIZES DE REFERÊNCIA DO MAIS ALFABETIZAÇÃO. ALÉM DISSO, SE PREOCUPA EM OFERTAR UMA FORMAÇÃO CONTINUADA AO CORPO DOCENTE E DAR ÊNFASE A ANÁLISE CRÍTICA DAS AVALIAÇÕES REGULARMENTE REALIZADAS, UTILIZANDO OS RESULTADOS COMO NORTEADORES DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE VISA GARANTIR AOS ALUNOS A CONSOLIDAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA TANTO CORRELACIONADA À LEITURA E A ESCRITA QUANTO À COMPREENSÃO MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, AVALIAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID6404_01092020183326.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOÍZA CRISTINA DE ARAÚJO ANDRADE COUTINHO" "autor_nome_curto" => "HELOÍZA COUTINHO" "autor_email" => "helocris_andrade@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67923 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1441 "inscrito_id" => 6404 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA EDUCAR PRA VALER" "resumo" => "LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO SÃO PROCESSOS DIFERENTES MAIS INDISSOCIÁVEIS QUE SE PREOCUPAM, RESPECTIVAMENTE, EM ENSINAR A LER E A ESCREVER A PARTIR DA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA E EM EXERCER TAIS HABILIDADES NAS PRÁTICAS SOCIAIS QUE PERMEIAM A REALIDADES DOS INDIVÍDUOS, ESTE ESTUDO BUSCA RESPONDER O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA EDUCAR PRA VALER NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO? E, PARA RESPONDÊ-LO IREMOS REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CORRELACIONANDO-O AS PROPOSTAS DO PROGRAMA, BEM COMO, IDENTIFICAR OS PONTOS PRIORITÁRIOS DE INTERVENÇÃO E COMPREENDER O PROCESSO AVALIATIVO ADOTADO. NESSES ASPECTOS TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, EXPLICATIVA COM ABORDAGEM QUANTITATIVA, CUJO CORPUS É CONSTITUÍDO PELOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA DE LEITURA E OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO ESCRITA SOMATIVA REALIZADAS NAS TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM 2019. COMO RESULTADOS FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O PROGRAMA SE DETÉM EM ALFABETIZAR LETRANDO UTILIZANDO UM MATERIAL PEDAGÓGICO ESTRUTURADO A PARTIR DE UMA ROTINA QUE É CAPAZ DE NORTEAR O TRABALHO DO PROFESSOR E TENDO COMO BASE AS MATRIZES DE REFERÊNCIA DO MAIS ALFABETIZAÇÃO. ALÉM DISSO, SE PREOCUPA EM OFERTAR UMA FORMAÇÃO CONTINUADA AO CORPO DOCENTE E DAR ÊNFASE A ANÁLISE CRÍTICA DAS AVALIAÇÕES REGULARMENTE REALIZADAS, UTILIZANDO OS RESULTADOS COMO NORTEADORES DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE VISA GARANTIR AOS ALUNOS A CONSOLIDAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA TANTO CORRELACIONADA À LEITURA E A ESCRITA QUANTO À COMPREENSÃO MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, AVALIAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID6404_01092020183326.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOÍZA CRISTINA DE ARAÚJO ANDRADE COUTINHO" "autor_nome_curto" => "HELOÍZA COUTINHO" "autor_email" => "helocris_andrade@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }