A ARBORIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR PODE SER INSTRUMENTO ESSENCIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA
ESTIMULAR ALUNOS E PROFESSORES NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, NA
VALORIZAÇÃO DAS ESPÉCIES NATIVAS DA CAATINGA E BUSCA PELA QUALIDADE AMBIENTAL DAS ESCOLAS. ESTE
ESTUDO OBJETIVOU REALIZAR PRÁTICA DE ARBORIZAÇÃO EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA,
PARAÍBA, UTILIZANDO PLANTAS NATIVAS DA CAATINGA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
PARTICIPARAM DA VIVÊNCIA, 27 ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA REUNIU
DESTE TOTAL, 55,6% (N = 15) ESTUDANTES DO GÊNERO FEMININO E 44,4% (N = 12) DO GÊNERO
MASCULINO, COM IDADES ENTRE 12 A 14 ANOS. O ESTUDO OCORREU DE MANEIRA QUALITATIVA, EM DUAS
ETAPAS, INICIALMENTE A PALESTRA DIDÁTICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VEGETAÇÃO ARBÓREA E ASPECTOS
BOTÂNICOS DE ESPÉCIES NATIVAS, E EM SEGUIDA, UMA AÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SENSIBILIZAR
A COMUNIDADE ESCOLAR POR MEIO DO PLANTIO DE MUDAS NATIVAS CONHECIDAS POPULARMENTE COMO
CRAIBEIRA (TABEBUIA AUREA (SILVA MANSO) BENTH. & HOOK. F. EX S. MOORE) E AROEIRA
(MYRACRODRUON URUNDEUVA). A VIVÊNCIA DIDÁTICA PROPORCIONOU AOS ESTUDANTES O CONHECIMENTO
RELACIONADO AOS BENEFÍCIOS DAS ÁRVORES NATIVAS À QUALIDADE DE VIDA E AMBIENTAL. O ESTUDO
PROMOVEU A INCLUSÃO DOS ALUNOS E A EMOTIVIDADE PARA A EXECUÇÃO DA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA EM
RELAÇÃO AOS VALORES AMBIENTAIS. A VIVÊNCIA PRÁTICA PROPORCIONOU A SENSIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES,
TORNANDO-OS CONSCIENTES DE SUAS AÇÕES EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE. A PESQUISA REPRESENTA A
VALORIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE PLANTAS NATIVAS DA CAATINGA, VISANDO MELHORAR A QUALIDADE DO
AMBIENTE E DE VIDA DA COMUNIDADE ESCOLAR.