AS BIBLIOTECAS E OS ESPAÇOS DE LEITURA NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CODÓ, MARANHÃO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68001 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2692 "inscrito_id" => 2816 "titulo" => "AS BIBLIOTECAS E OS ESPAÇOS DE LEITURA NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CODÓ, MARANHÃO" "resumo" => "A PESQUISA AQUI APRESENTADA TRATA DOS ESPAÇOS DE LEITURA PRESENTES NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO. NOSSO OBJETIVO FOI VERIFICAR A EXISTÊNCIA DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEMEI’S). PARA ALCANÇAR A META ESTABELECIDA FEZ-SE NECESSÁRIO IDENTIFICAR AS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DE CODÓ QUE POSSUEM BIBLIOTECAS E/OU SALAS DE LEITURA, ASSIM COMO AQUELAS QUE NÃO TEM ESSES ESPAÇOS, ONDE PROCURAMOS IDENTIFICAR O LOCAL DE ARMAZENAMENTO DOS LIVROS. DURANTE A PESQUISA, ALGUNS CONCEITOS FORAM CONSIDERADOS FUNDAMENTAIS, ESPECIALMENTE: LEITURA, BIBLIOTECA E FORMAÇÃO DE LEITORES. PARA NOS AUXILIAREM NA INTERPRETAÇÃO DESSES CONCEITOS E DO MATERIAL PESQUISADO, CONSULTAMOS A PRODUÇÃO DE AUTORES COMO CHARTIER (1993), SOARES (2001, 2004, 2017) E SILVA (2003), BEM COMO OUTROS AUTORES QUE INVESTIGAM AS TEMÁTICAS ELENCADAS. NA METODOLOGIA APLICADA FIZEMOS USO DOS MÉTODOS QUALITATIVO E QUANTITATIVO, ORGANIZANDO NOSSA ANÁLISE EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A PRESENÇA DE BIBLIOTECAS ESCOLARES E OU SALA DE LEITURA DOS CEMEI’S DE CODÓ; E ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA BIBLIOTECA ESCOLAR. OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO APONTARAM QUE PARA MUITOS CIDADÃOS CODOENSES AS BIBLIOTECAS ESCOLARES SÃO OS ÚNICOS ESPAÇOS DE ACESSO À LEITURA. ESSA CONSTATAÇÃO DA AUSÊNCIA DESSES ESPAÇOS PÚBLICOS DE LEITURA, COMPROMETE A DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DA LEITURA QUE É CONDIÇÃO PARA UMA PLENA DEMOCRACIA CULTURAL (SOARES, 2004)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, BIBLIOTECA ESCOLAR, FORMAÇÃO DE LEITORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID2816_01102020212621.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "crisdmc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68001 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2692 "inscrito_id" => 2816 "titulo" => "AS BIBLIOTECAS E OS ESPAÇOS DE LEITURA NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CODÓ, MARANHÃO" "resumo" => "A PESQUISA AQUI APRESENTADA TRATA DOS ESPAÇOS DE LEITURA PRESENTES NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO. NOSSO OBJETIVO FOI VERIFICAR A EXISTÊNCIA DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEMEI’S). PARA ALCANÇAR A META ESTABELECIDA FEZ-SE NECESSÁRIO IDENTIFICAR AS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DE CODÓ QUE POSSUEM BIBLIOTECAS E/OU SALAS DE LEITURA, ASSIM COMO AQUELAS QUE NÃO TEM ESSES ESPAÇOS, ONDE PROCURAMOS IDENTIFICAR O LOCAL DE ARMAZENAMENTO DOS LIVROS. DURANTE A PESQUISA, ALGUNS CONCEITOS FORAM CONSIDERADOS FUNDAMENTAIS, ESPECIALMENTE: LEITURA, BIBLIOTECA E FORMAÇÃO DE LEITORES. PARA NOS AUXILIAREM NA INTERPRETAÇÃO DESSES CONCEITOS E DO MATERIAL PESQUISADO, CONSULTAMOS A PRODUÇÃO DE AUTORES COMO CHARTIER (1993), SOARES (2001, 2004, 2017) E SILVA (2003), BEM COMO OUTROS AUTORES QUE INVESTIGAM AS TEMÁTICAS ELENCADAS. NA METODOLOGIA APLICADA FIZEMOS USO DOS MÉTODOS QUALITATIVO E QUANTITATIVO, ORGANIZANDO NOSSA ANÁLISE EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A PRESENÇA DE BIBLIOTECAS ESCOLARES E OU SALA DE LEITURA DOS CEMEI’S DE CODÓ; E ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA BIBLIOTECA ESCOLAR. OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO APONTARAM QUE PARA MUITOS CIDADÃOS CODOENSES AS BIBLIOTECAS ESCOLARES SÃO OS ÚNICOS ESPAÇOS DE ACESSO À LEITURA. ESSA CONSTATAÇÃO DA AUSÊNCIA DESSES ESPAÇOS PÚBLICOS DE LEITURA, COMPROMETE A DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DA LEITURA QUE É CONDIÇÃO PARA UMA PLENA DEMOCRACIA CULTURAL (SOARES, 2004)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, BIBLIOTECA ESCOLAR, FORMAÇÃO DE LEITORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID2816_01102020212621.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "crisdmc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }