AS NOVAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68037 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1786 "inscrito_id" => 3687 "titulo" => "AS NOVAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA." "resumo" => "ESTE ARTIGO SURGIU DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DESENVOLVIDO NO ENSINO BÁSICO DE TEMPO INTEGRAL, NA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DIÉGUES, DO ANO LETIVO DE 2019, NA CIDADE DE VIÇOSA. A PROPOSTA É RELATAR EXPERIÊNCIA, ANALISANDO DA INSERÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS E LINGUAGENS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, BUSCANDO AMPLIAR NOVAS PROPOSTAS DE METODOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CRÍTICO DO ESTUDANTE, POSSIBILITANDO UMA APROXIMAÇÃO COM A DISCIPLINA DE HISTÓRIA. A METODOLOGIA UTILIZADA NO PROJETO SE DEU POR MEIO DAS HQS (HISTÓRIAS EM QUADRINHOS) DA MARVEL DO PERSONAGEM TONY STARK, O HOMEM DE FERRO, NA QUAL FOI RELACIONADO COM O CONTEÚDO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. ESSA PESQUISA PESQUISA-AÇÃO FOI BASEADO NOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO E DA HISTORIOGRAFIA. TRABALHAR COM NOVAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA POSSIBILITA A AMPLIAÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E INCLUI MAIOR INTERAÇÃO SOCIAL, CRITICA E ECONÔMICA, PARA ASSIM CONSTRUIR E COMPREENDER O CONHECIMENTO HISTÓRICO E, CONSEQUENTEMENTE, CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DOS ESTUDANTES. NESTE PROJETO OBSERVAMOS A IMPORTÂNCIA DE SE BUSCAR NOVOS MEIOS DIDÁTICOS QUE POSSIBILITEM MAIOR INTERESSE DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO E, ESPECIFICAMENTE A APRENDIZAGEM HISTÓRICA. A INSERÇÃO DESSAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA PROPORCIONOU E CONTRIBUIU AOS ESTUDANTES UMA VISÃO MAIS CRÍTICA DO APRENDIZADO HISTÓRICO A PARTIR DOS SUPER-HERÓIS DA MARVEL, RELACIONANDO O CONTEXTO HISTÓRICO AOS PERSONAGENS. ASSIM, FOI POSSÍVEL LEVAR OS ESTUDANTES A AMPLIAR AS FORMAS DE APRENDIZAGEM, E ATÉ MESMO RELACIONAR O CONHECIMENTO HISTÓRICO COM O SEU DIA A DIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO;, NOVAS LINGUAGENS,, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID3687_13092020211259.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ADRIANA NASCIMENTO" "autor_email" => "culturapopularufal@hotmai" "autor_ies" => "SEDUC" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68037 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1786 "inscrito_id" => 3687 "titulo" => "AS NOVAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA." "resumo" => "ESTE ARTIGO SURGIU DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DESENVOLVIDO NO ENSINO BÁSICO DE TEMPO INTEGRAL, NA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DIÉGUES, DO ANO LETIVO DE 2019, NA CIDADE DE VIÇOSA. A PROPOSTA É RELATAR EXPERIÊNCIA, ANALISANDO DA INSERÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS E LINGUAGENS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, BUSCANDO AMPLIAR NOVAS PROPOSTAS DE METODOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CRÍTICO DO ESTUDANTE, POSSIBILITANDO UMA APROXIMAÇÃO COM A DISCIPLINA DE HISTÓRIA. A METODOLOGIA UTILIZADA NO PROJETO SE DEU POR MEIO DAS HQS (HISTÓRIAS EM QUADRINHOS) DA MARVEL DO PERSONAGEM TONY STARK, O HOMEM DE FERRO, NA QUAL FOI RELACIONADO COM O CONTEÚDO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. ESSA PESQUISA PESQUISA-AÇÃO FOI BASEADO NOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO E DA HISTORIOGRAFIA. TRABALHAR COM NOVAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA POSSIBILITA A AMPLIAÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E INCLUI MAIOR INTERAÇÃO SOCIAL, CRITICA E ECONÔMICA, PARA ASSIM CONSTRUIR E COMPREENDER O CONHECIMENTO HISTÓRICO E, CONSEQUENTEMENTE, CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DOS ESTUDANTES. NESTE PROJETO OBSERVAMOS A IMPORTÂNCIA DE SE BUSCAR NOVOS MEIOS DIDÁTICOS QUE POSSIBILITEM MAIOR INTERESSE DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO E, ESPECIFICAMENTE A APRENDIZAGEM HISTÓRICA. A INSERÇÃO DESSAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA PROPORCIONOU E CONTRIBUIU AOS ESTUDANTES UMA VISÃO MAIS CRÍTICA DO APRENDIZADO HISTÓRICO A PARTIR DOS SUPER-HERÓIS DA MARVEL, RELACIONANDO O CONTEXTO HISTÓRICO AOS PERSONAGENS. ASSIM, FOI POSSÍVEL LEVAR OS ESTUDANTES A AMPLIAR AS FORMAS DE APRENDIZAGEM, E ATÉ MESMO RELACIONAR O CONHECIMENTO HISTÓRICO COM O SEU DIA A DIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO;, NOVAS LINGUAGENS,, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID3687_13092020211259.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ADRIANA NASCIMENTO" "autor_email" => "culturapopularufal@hotmai" "autor_ies" => "SEDUC" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }