BRINCADEIRAS POPULARES: A AMARELINHA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68129 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 929 "inscrito_id" => 5860 "titulo" => "BRINCADEIRAS POPULARES: A AMARELINHA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO POR UMA BOLSISTA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), NO ANO DE 2019, NA ESCOLA ROZEMAR DE MACEDO LIMA, COM AS CRIANÇAS DO GRUPO V, DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A ESCOLHA DO TEMA PARTIU DO PROJETO ANUAL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE "JOGOS E BRINCADEIRAS: CONSTRUINDO PONTES PARA O FUTURO". PARA TANTO, COMO SUPORTE TEÓRICO TOMAMOS POR BASE KISHIMOTO (2001) E VYGOTSKY (1991) QUE DEFENDEM QUE A BRINCADEIRA TEM PARTICIPAÇÃO FUNDAMENTAL NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS PEQUENAS. PLANEJAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ORGANIZADA EM SETE MOMENTOS. TRABALHAMOS A ORIGEM DA BRINCADEIRA AMARELINHA; DISCUTIMOS AS REGRAS DESTA BRINCADEIRA; VIVENCIAMOS A BRINCADEIRA NO PÁTIO DA ESCOLA, NO QUAL AS CRIANÇAS TIVERAM A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER O EQUILÍBRIO, A CONCENTRAÇÃO E A EXPERIÊNCIA DE CONVIVEREM COM AS REGRAS DA BRINCADEIRA. EM PARALELO TAMBÉM REALIZAMOS ALGUMAS ATIVIDADES RELACIONADAS AO ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA, TAIS COMO: A DECOMPOSIÇÃO E COMPOSIÇÃO DA PALAVRA AMARELINHA, IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS DA PALAVRA, PRODUÇÃO DE PALAVRAS QUE COMEÇAM COM O MESMO SOM DA PALAVRA AMARELINHA. CONSIDERAMOS QUE AS BRINCADEIRAS SÃO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PEDAGÓGICA A SER UTILIZADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS PERMITEM O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, AFETIVO E COGNITIVO DAS CRIANÇAS. A BRINCADEIRA DA AMARELINHA PERMITIU ÀS CRIANÇAS DESENVOLVEREM A CONSCIÊNCIA CORPORAL, A CONCENTRAÇÃO E O CONVÍVIO COM AS REGRAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "BRINCADEIRAS POPULARES, AMARELINHA, EDUCAÇÃO INFANTIL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID5860_29082020190244.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA HELLEN TAVARES DE ANDRADE " "autor_nome_curto" => "VITÓRIA ANDRADE" "autor_email" => "vitoriamuller20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68129 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 929 "inscrito_id" => 5860 "titulo" => "BRINCADEIRAS POPULARES: A AMARELINHA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO POR UMA BOLSISTA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), NO ANO DE 2019, NA ESCOLA ROZEMAR DE MACEDO LIMA, COM AS CRIANÇAS DO GRUPO V, DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A ESCOLHA DO TEMA PARTIU DO PROJETO ANUAL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE "JOGOS E BRINCADEIRAS: CONSTRUINDO PONTES PARA O FUTURO". PARA TANTO, COMO SUPORTE TEÓRICO TOMAMOS POR BASE KISHIMOTO (2001) E VYGOTSKY (1991) QUE DEFENDEM QUE A BRINCADEIRA TEM PARTICIPAÇÃO FUNDAMENTAL NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS PEQUENAS. PLANEJAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ORGANIZADA EM SETE MOMENTOS. TRABALHAMOS A ORIGEM DA BRINCADEIRA AMARELINHA; DISCUTIMOS AS REGRAS DESTA BRINCADEIRA; VIVENCIAMOS A BRINCADEIRA NO PÁTIO DA ESCOLA, NO QUAL AS CRIANÇAS TIVERAM A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER O EQUILÍBRIO, A CONCENTRAÇÃO E A EXPERIÊNCIA DE CONVIVEREM COM AS REGRAS DA BRINCADEIRA. EM PARALELO TAMBÉM REALIZAMOS ALGUMAS ATIVIDADES RELACIONADAS AO ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA, TAIS COMO: A DECOMPOSIÇÃO E COMPOSIÇÃO DA PALAVRA AMARELINHA, IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS DA PALAVRA, PRODUÇÃO DE PALAVRAS QUE COMEÇAM COM O MESMO SOM DA PALAVRA AMARELINHA. CONSIDERAMOS QUE AS BRINCADEIRAS SÃO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PEDAGÓGICA A SER UTILIZADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS PERMITEM O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, AFETIVO E COGNITIVO DAS CRIANÇAS. A BRINCADEIRA DA AMARELINHA PERMITIU ÀS CRIANÇAS DESENVOLVEREM A CONSCIÊNCIA CORPORAL, A CONCENTRAÇÃO E O CONVÍVIO COM AS REGRAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "BRINCADEIRAS POPULARES, AMARELINHA, EDUCAÇÃO INFANTIL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID5860_29082020190244.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA HELLEN TAVARES DE ANDRADE " "autor_nome_curto" => "VITÓRIA ANDRADE" "autor_email" => "vitoriamuller20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }