CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68148 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2335 "inscrito_id" => 7521 "titulo" => "CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "OS NÚMEROS DA EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL MOSTRAM QUE A TODO ANO MILHARES DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS DEIXAM AS SALAS DE AULAS PELOS MAIS DIVERSOS MOTIVOS. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO PRETENDE REFLETIR SOBRE A EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL II “PRESIDENTE VARGAS”, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SUMÉ - PB, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II (6º, 7º, 8º, 9º ANOS) TENDO COMO ESPAÇO TEMPORAL OS SEMESTRES DOS ANOS 2017.1, 2018.2 E 2019.1. OBJETIVANDO IDENTIFICAR AS DIFERENTES VISÕES QUE PROFESSORES E ALUNOS POSSUEM ACERCA DA REFERIDA TEMÁTICA, FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO PARA ENTREVISTAS COM OS SUJEITOS, PESQUISAS IN LOCO, PESQUISAS DOCUMENTAIS, DENTRE OUTROS PROCESSOS METODOLÓGICOS PARA A EFETIVA REALIZAÇÃO DA PRESENTE PESQUISA. PARTIU-SE DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAIS AS VISÕES QUE OS PROFESSORES E ALUNOS TÊM ACERCA DA SIGNIFICATIVA EVASÃO ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL “PRESIDENTE VARGAS”? A PESQUISA ESTÁ EMBASADA NOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR CAVALCANTE (2005), FREIRE (1996), LIBÂNEO (1994), OLIVEIRA (2004), DENTRE OUTROS PESQUISADORES. A ANÁLISE DEMONSTROU QUE, APESAR DO FENÔMENO PESQUISADO - EVASÃO ESCOLAR- SE APRESENTAR COMO UMA PROBLEMÁTICA A SER ENFRENTADA POR TODOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO, AINDA É ENCARADO COMO UMA QUESTÃO INDIVIDUAL DE CADA INDIVÍDUO; OU SEJA, OS DISCURSOS PROFERIDOS PELOS PROFESSORES, RESPONSABILIZAM NA MAIOR PARTE DAS VEZES, A FALTA DE INTERESSE E A REALIDADE DOS ALUNOS TRABALHADORES DA EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EVASÃO ESCOLAR, AÇÃO PEDAGÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA12_ID7521_30092020210030.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLEIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANDERLEIA" "autor_email" => "vanderleiageo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68148 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2335 "inscrito_id" => 7521 "titulo" => "CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "OS NÚMEROS DA EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL MOSTRAM QUE A TODO ANO MILHARES DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS DEIXAM AS SALAS DE AULAS PELOS MAIS DIVERSOS MOTIVOS. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO PRETENDE REFLETIR SOBRE A EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL II “PRESIDENTE VARGAS”, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SUMÉ - PB, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II (6º, 7º, 8º, 9º ANOS) TENDO COMO ESPAÇO TEMPORAL OS SEMESTRES DOS ANOS 2017.1, 2018.2 E 2019.1. OBJETIVANDO IDENTIFICAR AS DIFERENTES VISÕES QUE PROFESSORES E ALUNOS POSSUEM ACERCA DA REFERIDA TEMÁTICA, FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO PARA ENTREVISTAS COM OS SUJEITOS, PESQUISAS IN LOCO, PESQUISAS DOCUMENTAIS, DENTRE OUTROS PROCESSOS METODOLÓGICOS PARA A EFETIVA REALIZAÇÃO DA PRESENTE PESQUISA. PARTIU-SE DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAIS AS VISÕES QUE OS PROFESSORES E ALUNOS TÊM ACERCA DA SIGNIFICATIVA EVASÃO ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL “PRESIDENTE VARGAS”? A PESQUISA ESTÁ EMBASADA NOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR CAVALCANTE (2005), FREIRE (1996), LIBÂNEO (1994), OLIVEIRA (2004), DENTRE OUTROS PESQUISADORES. A ANÁLISE DEMONSTROU QUE, APESAR DO FENÔMENO PESQUISADO - EVASÃO ESCOLAR- SE APRESENTAR COMO UMA PROBLEMÁTICA A SER ENFRENTADA POR TODOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO, AINDA É ENCARADO COMO UMA QUESTÃO INDIVIDUAL DE CADA INDIVÍDUO; OU SEJA, OS DISCURSOS PROFERIDOS PELOS PROFESSORES, RESPONSABILIZAM NA MAIOR PARTE DAS VEZES, A FALTA DE INTERESSE E A REALIDADE DOS ALUNOS TRABALHADORES DA EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EVASÃO ESCOLAR, AÇÃO PEDAGÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA12_ID7521_30092020210030.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLEIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANDERLEIA" "autor_email" => "vanderleiageo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }