CRIMINALIZAÇÃO DAS EXPRESSÕES CULTURAIS DA PERIFERIA: ESTIGMATIZAÇÃO DE RITMOS PERIFÉRICOS E SEUS REFLEXOS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68253 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1371 "inscrito_id" => 6435 "titulo" => "CRIMINALIZAÇÃO DAS EXPRESSÕES CULTURAIS DA PERIFERIA: ESTIGMATIZAÇÃO DE RITMOS PERIFÉRICOS E SEUS REFLEXOS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O FUNK E O RAP, GÊNEROS REPRESENTATIVOS PARA OS JOVENS NAS PERIFERIAS BRASILEIRAS, MUITAS VEZES SÃO ALVOS DE REPRESSÃO PELOS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE DESDE SEUS PROCESSOS DE NACIONALIZAÇÃO ATÉ A ATUALIDADE. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ESTE CONTEXTO, O PRESENTE ARTIGO VISA DIALOGAR ACERCA DOS REFLEXOS DA CRIMINALIZAÇÃO DE EXPRESSÕES CULTURAIS DA PERIFERIA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR E NA EDUCAÇÃO FORMAL. DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, BUSCOU-SE AVERIGUAR OS IMPACTOS NAS VIVÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DE MORADORES DA PERIFERIA QUANDO RECAEM SOB ELES ESTIGMAS REFERENTES AS SUAS IDENTIDADES CULTURAIS NA SOCIEDADE E TAMBÉM NA ESCOLA. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA NATUREZA QUALITATIVA E DESCRITIVA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE ENTRE OS DIAS 10/04/2020 E 13/04/2020, NO QUAL OS/AS COLABORADORES/AS TIVERAM QUE IDENTIFICAR O ESTILO MUSICAL CORRESPONDENTE A TRECHOS DE SETE (7) MÚSICAS, ORIUNDAS DO FUNK, RAP, SERTANEJO, ROCK, FORRÓ, POP E MPB. OS DADOS OBTIDOS EM FUNÇÃO DAS 112 RESPOSTAS VÁLIDAS DÃO DESTAQUE AO FUNK E AO RAP COMO AS ALTERNATIVAS DE ESCOLHA DE UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DA AMOSTRA EM PRATICAMENTE TODAS AS QUESTÕES, MESMO QUANDO A MÚSICA ERA ORIGINÁRIA DE OUTRO SEGMENTO MUSICAL. DAS SETE QUESTÕES ANALISADAS, EM SOMENTE UMA O FUNK E O RAP NÃO SOMARAM GRANDES PORCENTAGENS. A ANÁLISE ENFATIZA O QUE COMUMENTE A SOCIEDADE ESPERA PELAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS PERIFÉRICAS. EXPRESSADAS, NESSE CASO, PELA PERCEPÇÃO NEGATIVA EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ABORDADO EM SUAS PRODUÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CULTURA PERIFÉRICA, CRIMINALIZAÇÃO, IDENTIDADE, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID6435_01092020163002.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYSE PEREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "LAYSE COSTA" "autor_email" => "laysep.costa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68253 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1371 "inscrito_id" => 6435 "titulo" => "CRIMINALIZAÇÃO DAS EXPRESSÕES CULTURAIS DA PERIFERIA: ESTIGMATIZAÇÃO DE RITMOS PERIFÉRICOS E SEUS REFLEXOS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O FUNK E O RAP, GÊNEROS REPRESENTATIVOS PARA OS JOVENS NAS PERIFERIAS BRASILEIRAS, MUITAS VEZES SÃO ALVOS DE REPRESSÃO PELOS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE DESDE SEUS PROCESSOS DE NACIONALIZAÇÃO ATÉ A ATUALIDADE. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ESTE CONTEXTO, O PRESENTE ARTIGO VISA DIALOGAR ACERCA DOS REFLEXOS DA CRIMINALIZAÇÃO DE EXPRESSÕES CULTURAIS DA PERIFERIA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR E NA EDUCAÇÃO FORMAL. DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, BUSCOU-SE AVERIGUAR OS IMPACTOS NAS VIVÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DE MORADORES DA PERIFERIA QUANDO RECAEM SOB ELES ESTIGMAS REFERENTES AS SUAS IDENTIDADES CULTURAIS NA SOCIEDADE E TAMBÉM NA ESCOLA. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA NATUREZA QUALITATIVA E DESCRITIVA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE ENTRE OS DIAS 10/04/2020 E 13/04/2020, NO QUAL OS/AS COLABORADORES/AS TIVERAM QUE IDENTIFICAR O ESTILO MUSICAL CORRESPONDENTE A TRECHOS DE SETE (7) MÚSICAS, ORIUNDAS DO FUNK, RAP, SERTANEJO, ROCK, FORRÓ, POP E MPB. OS DADOS OBTIDOS EM FUNÇÃO DAS 112 RESPOSTAS VÁLIDAS DÃO DESTAQUE AO FUNK E AO RAP COMO AS ALTERNATIVAS DE ESCOLHA DE UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DA AMOSTRA EM PRATICAMENTE TODAS AS QUESTÕES, MESMO QUANDO A MÚSICA ERA ORIGINÁRIA DE OUTRO SEGMENTO MUSICAL. DAS SETE QUESTÕES ANALISADAS, EM SOMENTE UMA O FUNK E O RAP NÃO SOMARAM GRANDES PORCENTAGENS. A ANÁLISE ENFATIZA O QUE COMUMENTE A SOCIEDADE ESPERA PELAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS PERIFÉRICAS. EXPRESSADAS, NESSE CASO, PELA PERCEPÇÃO NEGATIVA EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ABORDADO EM SUAS PRODUÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CULTURA PERIFÉRICA, CRIMINALIZAÇÃO, IDENTIDADE, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID6435_01092020163002.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYSE PEREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "LAYSE COSTA" "autor_email" => "laysep.costa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }