DIFICULDADES DE ENSINAR DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ATIVIDADE “CORRER PARA APRENDER” COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA CINEMÁTICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68335 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2371 "inscrito_id" => 7579 "titulo" => "DIFICULDADES DE ENSINAR DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ATIVIDADE “CORRER PARA APRENDER” COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA CINEMÁTICA" "resumo" => "A FÍSICA É UMA CIÊNCIA QUE EXPLICA FENÔMENOS E VÁRIOS ACONTECIMENTOS QUE OCORREM NO NOSSO DIA A DIA. ESTÁ PRESENTE NO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO COM SIGNIFICATIVAS CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE. NO CURRÍCULO ESCOLAR É UMA DISCIPLINA FUNDAMENTAL, CONFORME SE OBSERVA NO DECORRER DA HISTÓRIA PELOS GRANDES NOMES QUE SURGIRAM NESSE CAMPO. NO ENTENDIMENTO DE QUE A FÍSICA ESTÁ INSERIDA EM VÁRIAS ATIVIDADES DO NOSSO COTIDIANO, O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE POSSIBILITAR A COMPREENSÃO DO ESTUDO DA CINEMÁTICA, A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UMA TURMA DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA, COM OS DADOS OBTIDOS EXPERIMENTALMENTE CONSIDERANDO-SE AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS E DEMAIS OBSERVAÇÕES REGISTRADAS EM DIÁRIO DE CAMPO. OS RESULTADOS DESTACAM A IMPORTÂNCIA DE SE PRATICAR UM ENSINO DE FORMA CONTEXTUALIZADA, LEVANDO OS ALUNOS A REFLETIR SOBRE OS CONHECIMENTOS FÍSICOS EM SITUAÇÕES DIÁRIAS. TEM MUITOS ASPECTOS QUE PRECISAM SER MELHORADOS NO ENSINO DE FÍSICA, PORÉM CABE AO PROFESSOR ESTAR ATENTO E COMPROMETIDO COM A SUA PRÁTICA, EM BUSCAR ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS QUE CONTRIBUA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. APESAR DE TODOS OS DESAFIOS QUE O OFÍCIO DA PROFISSÃO LHE IMPÕE, AS DIFICULDADES PODEM SER SUPERADAS COM O ATO DE REFLETIR E REPENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA, E DE FORMA SIMPLES, PROPORCIONAR AOS SEUS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM SATISFATÓRIA DESSA CIÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM, DIFICULDADES, PROFESSOR, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID7579_30092020223135.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE SABRINA DOS REIS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "SABRINA SOUSA" "autor_email" => "sabrina.batista17@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68335 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2371 "inscrito_id" => 7579 "titulo" => "DIFICULDADES DE ENSINAR DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ATIVIDADE “CORRER PARA APRENDER” COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA CINEMÁTICA" "resumo" => "A FÍSICA É UMA CIÊNCIA QUE EXPLICA FENÔMENOS E VÁRIOS ACONTECIMENTOS QUE OCORREM NO NOSSO DIA A DIA. ESTÁ PRESENTE NO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO COM SIGNIFICATIVAS CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE. NO CURRÍCULO ESCOLAR É UMA DISCIPLINA FUNDAMENTAL, CONFORME SE OBSERVA NO DECORRER DA HISTÓRIA PELOS GRANDES NOMES QUE SURGIRAM NESSE CAMPO. NO ENTENDIMENTO DE QUE A FÍSICA ESTÁ INSERIDA EM VÁRIAS ATIVIDADES DO NOSSO COTIDIANO, O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE POSSIBILITAR A COMPREENSÃO DO ESTUDO DA CINEMÁTICA, A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UMA TURMA DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA, COM OS DADOS OBTIDOS EXPERIMENTALMENTE CONSIDERANDO-SE AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS E DEMAIS OBSERVAÇÕES REGISTRADAS EM DIÁRIO DE CAMPO. OS RESULTADOS DESTACAM A IMPORTÂNCIA DE SE PRATICAR UM ENSINO DE FORMA CONTEXTUALIZADA, LEVANDO OS ALUNOS A REFLETIR SOBRE OS CONHECIMENTOS FÍSICOS EM SITUAÇÕES DIÁRIAS. TEM MUITOS ASPECTOS QUE PRECISAM SER MELHORADOS NO ENSINO DE FÍSICA, PORÉM CABE AO PROFESSOR ESTAR ATENTO E COMPROMETIDO COM A SUA PRÁTICA, EM BUSCAR ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS QUE CONTRIBUA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. APESAR DE TODOS OS DESAFIOS QUE O OFÍCIO DA PROFISSÃO LHE IMPÕE, AS DIFICULDADES PODEM SER SUPERADAS COM O ATO DE REFLETIR E REPENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA, E DE FORMA SIMPLES, PROPORCIONAR AOS SEUS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM SATISFATÓRIA DESSA CIÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM, DIFICULDADES, PROFESSOR, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID7579_30092020223135.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE SABRINA DOS REIS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "SABRINA SOUSA" "autor_email" => "sabrina.batista17@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }