PENSAMENTO COMPUTACIONAL:BENEFÍCIOS E ESTRATÉGIAS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69266 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2278 "inscrito_id" => 7672 "titulo" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL:BENEFÍCIOS E ESTRATÉGIAS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO" "resumo" => """ PENSAMENTO COMPUTACIONAL É UMA ESTRATÉGIA UTILIZADA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM,\r\n ENVOLVENDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, DE FORMA A DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO, DE\r\n FORMA AUTÔNOMA, INTERDISCIPLINARMENTE. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE\r\n O TEMA, FUNDAMENTANDO-SE EM LITERATURAS QUE ABORDAM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E SEUS\r\n DESDOBRAMENTOS. TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS BENEFÍCIOS DECORRENTES DO DESENVOLVIMENTO\r\n DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO DESCREVER BREVEMENTE ALGUMAS\r\n ESTRATÉGIAS JÁ EM USO PARA QUE O PC POSSA SER ENSINADO, BENEFICIANDO, ASSIM, ALUNOS, PROFESSORES\r\n E A SOCIEDADE. CONCLUÍMOS QUE AO DESENVOLVER O PC O ALUNO PASSA A SER SUJEITO CONSTRUTOR DE\r\n CONHECIMENTO, DE FORMA CRÍTICA, CRIATIVA, POLIVALENTE, FLEXÍVEL E INOVADORA, E QUE ISSO PODE SE DAR\r\n ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DIVERSAS, SEJA PELO ENSINO DA ROBÓTICA, PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS, NARRATIVAS\r\n DIGITAIS, GAMES, COM ATIVIDADES SEM O USO DE TECNOLOGIAS, OU DE FORMA TRANSVERSAL DENTRO DAS\r\n DISCIPLINAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL, ENSINO, APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID7672_30092020152708.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE SERPA FRANCO" "autor_nome_curto" => "KARINE SERPA" "autor_email" => "karinesfranco.edu@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69266 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2278 "inscrito_id" => 7672 "titulo" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL:BENEFÍCIOS E ESTRATÉGIAS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO" "resumo" => """ PENSAMENTO COMPUTACIONAL É UMA ESTRATÉGIA UTILIZADA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM,\r\n ENVOLVENDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, DE FORMA A DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO, DE\r\n FORMA AUTÔNOMA, INTERDISCIPLINARMENTE. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE\r\n O TEMA, FUNDAMENTANDO-SE EM LITERATURAS QUE ABORDAM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E SEUS\r\n DESDOBRAMENTOS. TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS BENEFÍCIOS DECORRENTES DO DESENVOLVIMENTO\r\n DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO DESCREVER BREVEMENTE ALGUMAS\r\n ESTRATÉGIAS JÁ EM USO PARA QUE O PC POSSA SER ENSINADO, BENEFICIANDO, ASSIM, ALUNOS, PROFESSORES\r\n E A SOCIEDADE. CONCLUÍMOS QUE AO DESENVOLVER O PC O ALUNO PASSA A SER SUJEITO CONSTRUTOR DE\r\n CONHECIMENTO, DE FORMA CRÍTICA, CRIATIVA, POLIVALENTE, FLEXÍVEL E INOVADORA, E QUE ISSO PODE SE DAR\r\n ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DIVERSAS, SEJA PELO ENSINO DA ROBÓTICA, PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS, NARRATIVAS\r\n DIGITAIS, GAMES, COM ATIVIDADES SEM O USO DE TECNOLOGIAS, OU DE FORMA TRANSVERSAL DENTRO DAS\r\n DISCIPLINAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL, ENSINO, APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID7672_30092020152708.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE SERPA FRANCO" "autor_nome_curto" => "KARINE SERPA" "autor_email" => "karinesfranco.edu@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }