VÁRIAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA, TEM COMO TEMA CENTRAL A QUESTÃO DO LIXO. NESTE TRABALHO PRETENDE-SE DISCUTIR SOBRE A RECICLAGEM SER UM PRODUTO GERADO PELO CONSUMISMO, PARA COMPREENDER ESSA QUESTÃO DIALOGOU-SE COM AUTORES QUE APROXIMARAM SUAS DISCUSSÕES AO MARXISMO, COM INTUITO DE REFLETIR SE COM O SURGIMENTO DO CAPITALISMO OCORREU UMA MUDANÇA DO HOMEM EM RELAÇÃO AO SENTIDO DA TERRA E COMO ISSO GEROU O CONSUMISMO. DEVIDO AO CONSUMO EXACERBADO INDUZIDO E PRODUZIDO PELO SISTEMA SOCIETÁRIO VIGENTE (CAPITALISMO), SURGE A RECICLAGEM COMO ALGO QUE PODERÁ MINIMIZAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS PRODUZIDOS PELO AUMENTO DO LIXO. PORÉM O PROBLEMA VAI ALÉM DE RECICLAR, É NECESSÁRIO REFLETIR E QUESTIONAR A NECESSIDADE DO CONSUMO EXAGERADO E A VIDA ÚTIL DOS PRODUTOS, POIS OS BENS DE CONSUMO TÊM SE TORNADO OBSOLETOS RAPIDAMENTE E CADA VEZ MAIS SE TORNAM FUNCIONALMENTE INÚTEIS APÓS SAÍREM DAS FÁBRICAS. COM ISSO, É NECESSÁRIO CONDUZIR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO BASE DE ENFRETAMENTO AO DESEJO DE CONSUMO OSTENTADA PELO CAPITALISMO. É NECESSÁRIO TRABALHAR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA QUE QUESTIONA E REFLETE O MODELO SOCIETÁRIO ATUAL.