EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS:
PESQUISAS E CONSIDERAÇÕES
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68414 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1057 "inscrito_id" => 3464 "titulo" => """ EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: \r\n PESQUISAS E CONSIDERAÇÕES """ "resumo" => "AS LEGISLAÇÕES VIGENTES PRESCREVEM A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH) COMO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA A SER IMPLANTADA EM TODAS AS UNIDADES ESCOLAS. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUE SINALIZA OS PERCURSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, EXPRESSA EM DUAS COMPETÊNCIAS GERAIS OS DIREITOS HUMANOS, ASSIM, ELES DEVEM SER TRABALHADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA ILUSTRAR COMO A EDH VEM SENDO TRATADA NO PAÍS, A PRESENTE PESQUISA LEVANTOU, NO BANCO DE DADOS DA CAPES, TODOS OS TRABALHOS VOLTADOS AO TEMA, DENTRE OS ANOS DE 2013 E 2018. FORAM ENCONTRADOS 22 TRABALHOS, OS QUAIS, EM SUA MAIORIA, SÃO VOLTADOS À QUESTÃO TEÓRICA E À FIGURA DOS DOCENTES. FALTAM TRABALHOS QUE ABORDEM AS APRENDIZAGENS DOS DISCENTES, BEM COMO QUE ESCLAREÇAM PRÁTICAS POSSÍVEIS PARA À EFETIVAÇÃO DESSA EDUCAÇÃO DENTRO DAS UNIDADES ESCOLARES. PARA IDENTIFICAR AS INFORMAÇÕES E CONSIDERAÇÕES DE EDH APRESENTADAS POR ESSES TRABALHOS, OS SEUS RESPECTIVOS RESUMOS FORAM PROCESSADOS NO SOFTWARE IRAMUTEQ, GERANDO INFORMAÇÕES QUE FORAM ANALISADAS SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. APESAR DAS PESQUISAS LEVANTADAS APONTAREM UM CRESCENTE INTERESSE PELO TEMA AO LONGO DOS ANOS, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE ESSES TRABALHOS EXTRAPOLEM CONCEITOS NORMATIVOS E TEÓRICOS DIRECIONADOS À FIGURA DO DOCENTE E TRATEM DAS APRENDIZAGENS DOS DISCENTES E DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIÁVEIS DE SEREM REALIZADAS PARA A EFETIVAÇÃO DA EDH. A EDH DEVE SER DESENVOLVIDA DE MODO INTEGRAL, A FIM DE QUE POSSA CONTRIBUIR PARA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, RESPEITOSA E SOLIDÁRIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "BNCC, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, PESQUISAS, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID3464_31082020112114.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA OLIVEIRA ROCHA" "autor_nome_curto" => "ROSANA O ROCHA" "autor_email" => "gabaritada@hotmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA - PUC-SP" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68414 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1057 "inscrito_id" => 3464 "titulo" => """ EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: \r\n PESQUISAS E CONSIDERAÇÕES """ "resumo" => "AS LEGISLAÇÕES VIGENTES PRESCREVEM A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH) COMO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA A SER IMPLANTADA EM TODAS AS UNIDADES ESCOLAS. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUE SINALIZA OS PERCURSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, EXPRESSA EM DUAS COMPETÊNCIAS GERAIS OS DIREITOS HUMANOS, ASSIM, ELES DEVEM SER TRABALHADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA ILUSTRAR COMO A EDH VEM SENDO TRATADA NO PAÍS, A PRESENTE PESQUISA LEVANTOU, NO BANCO DE DADOS DA CAPES, TODOS OS TRABALHOS VOLTADOS AO TEMA, DENTRE OS ANOS DE 2013 E 2018. FORAM ENCONTRADOS 22 TRABALHOS, OS QUAIS, EM SUA MAIORIA, SÃO VOLTADOS À QUESTÃO TEÓRICA E À FIGURA DOS DOCENTES. FALTAM TRABALHOS QUE ABORDEM AS APRENDIZAGENS DOS DISCENTES, BEM COMO QUE ESCLAREÇAM PRÁTICAS POSSÍVEIS PARA À EFETIVAÇÃO DESSA EDUCAÇÃO DENTRO DAS UNIDADES ESCOLARES. PARA IDENTIFICAR AS INFORMAÇÕES E CONSIDERAÇÕES DE EDH APRESENTADAS POR ESSES TRABALHOS, OS SEUS RESPECTIVOS RESUMOS FORAM PROCESSADOS NO SOFTWARE IRAMUTEQ, GERANDO INFORMAÇÕES QUE FORAM ANALISADAS SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. APESAR DAS PESQUISAS LEVANTADAS APONTAREM UM CRESCENTE INTERESSE PELO TEMA AO LONGO DOS ANOS, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE ESSES TRABALHOS EXTRAPOLEM CONCEITOS NORMATIVOS E TEÓRICOS DIRECIONADOS À FIGURA DO DOCENTE E TRATEM DAS APRENDIZAGENS DOS DISCENTES E DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIÁVEIS DE SEREM REALIZADAS PARA A EFETIVAÇÃO DA EDH. A EDH DEVE SER DESENVOLVIDA DE MODO INTEGRAL, A FIM DE QUE POSSA CONTRIBUIR PARA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, RESPEITOSA E SOLIDÁRIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "BNCC, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, PESQUISAS, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID3464_31082020112114.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA OLIVEIRA ROCHA" "autor_nome_curto" => "ROSANA O ROCHA" "autor_email" => "gabaritada@hotmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA - PUC-SP" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }