EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO PROPULSORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDO DE REVISÃO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68420 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 913 "inscrito_id" => 4041 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO PROPULSORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDO DE REVISÃO" "resumo" => """ RESUMO\r\n CONSTITUI-SE DE UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA, EXIBINDO ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, VISANDO LEVANTAR E ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS, ACERCA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PESQUISA CENTROU-SE EM ATENDER A SEGUINTE QUESTÃO NORTEADORA: A EDUCAÇÃO EMOCIONAL PODE TORNAR-SE UM FATOR PROPULSOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM? UTILIZOU-SE AS BASES REDALYC, SCIELO, E O PORTAL DA CAPES, EMPREGANDO-SE COMO DESCRITORES OS TERMOS: EDUCAÇÃO EMOCIONAL E ENSINO-APRENDIZAGEM, COM ENTRELAÇAMENTOS PELO BOOLEANO “AND”. FORAM ELEGÍVEIS 14 ARTIGOS; ONDE, 28,6% ENCONTRAVAM-SE NA BASE DE DADOS REDALYC, 21,4% NA SCIELO, E 50% NO PORTAL DA CAPES. NOTOU-SE A PREDOMINÂNCIA DE ESTUDOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS (64,2%). OS ESTUDOS MOSTRAM VÁRIAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS DOCENTES QUE POSSUEM UMA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO EMOCIONAL, DE MODO A TORNAREM-SE MAIS COMPETENTES PARA LIDAR COM AS DIVERSAS SITUAÇÕES DE ENSINO. PARA OS ALUNOS, TER UM AMBIENTE EMOCIONAL ADEQUADO, GERADO PELA BOA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, REVELA O PAPEL DAS EMOÇÕES COMO CARACTERÍSTICA BÁSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS INDIVÍDUOS. O OBJETIVO DO ESTUDO E SUA QUESTÃO NORTEADORA FORAM ATENDIDOS, POSSIBILITANDO A PARTIR DESSA DISCUSSÃO AMPLIAR A VISÃO SOBRE ESSA TEMÁTICA, PARA UMA PRÁTICA DOCENTE E UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVOS. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL;, ENSINO-APRENDIZAGEM;, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL;, PRÁTICAS DE ENSINO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA18_ID4041_29082020150138.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DOS SANTOS GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "MARIA GUIMARÃES" "autor_email" => "mariaguimaraescoach@gmail" "autor_ies" => "UNIC" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68420 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 913 "inscrito_id" => 4041 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO PROPULSORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDO DE REVISÃO" "resumo" => """ RESUMO\r\n CONSTITUI-SE DE UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA, EXIBINDO ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, VISANDO LEVANTAR E ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS, ACERCA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PESQUISA CENTROU-SE EM ATENDER A SEGUINTE QUESTÃO NORTEADORA: A EDUCAÇÃO EMOCIONAL PODE TORNAR-SE UM FATOR PROPULSOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM? UTILIZOU-SE AS BASES REDALYC, SCIELO, E O PORTAL DA CAPES, EMPREGANDO-SE COMO DESCRITORES OS TERMOS: EDUCAÇÃO EMOCIONAL E ENSINO-APRENDIZAGEM, COM ENTRELAÇAMENTOS PELO BOOLEANO “AND”. FORAM ELEGÍVEIS 14 ARTIGOS; ONDE, 28,6% ENCONTRAVAM-SE NA BASE DE DADOS REDALYC, 21,4% NA SCIELO, E 50% NO PORTAL DA CAPES. NOTOU-SE A PREDOMINÂNCIA DE ESTUDOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS (64,2%). OS ESTUDOS MOSTRAM VÁRIAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS DOCENTES QUE POSSUEM UMA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO EMOCIONAL, DE MODO A TORNAREM-SE MAIS COMPETENTES PARA LIDAR COM AS DIVERSAS SITUAÇÕES DE ENSINO. PARA OS ALUNOS, TER UM AMBIENTE EMOCIONAL ADEQUADO, GERADO PELA BOA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, REVELA O PAPEL DAS EMOÇÕES COMO CARACTERÍSTICA BÁSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS INDIVÍDUOS. O OBJETIVO DO ESTUDO E SUA QUESTÃO NORTEADORA FORAM ATENDIDOS, POSSIBILITANDO A PARTIR DESSA DISCUSSÃO AMPLIAR A VISÃO SOBRE ESSA TEMÁTICA, PARA UMA PRÁTICA DOCENTE E UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVOS. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL;, ENSINO-APRENDIZAGEM;, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL;, PRÁTICAS DE ENSINO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA18_ID4041_29082020150138.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DOS SANTOS GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "MARIA GUIMARÃES" "autor_email" => "mariaguimaraescoach@gmail" "autor_ies" => "UNIC" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }