ENADE COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A NECESSIDADE DE SE REFLETIR A IDEIA DE “QUALIDADE” A PARTIR DE INDICADORES.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68491 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2074 "inscrito_id" => 7115 "titulo" => "ENADE COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A NECESSIDADE DE SE REFLETIR A IDEIA DE “QUALIDADE” A PARTIR DE INDICADORES." "resumo" => "O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL AVANÇOU NO INÍCIO DOS ANOS 2000. AS VAGAS PASSARAM DE 3,8 MILHÕES (2003) PARA 13.529.101 (2018), DE ACORDO COM O INEP (2018). TAL CRESCIMENTO, POR OUTRO LADO, TROUXE UMA PREOCUPAÇÃO SOBRE A QUALIDADE DOS CURSOS/IES. O MEC CRIOU O ENADE PARA AVALIAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. O PROBLEMA DE PESQUISA É: OS PARÂMETROS OBJETIVAMENTE POSTOS PELO ENADE SÃO ADEQUADOS PARA AVALIAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL? O OBJETIVO CONSISTE EM DISCUTIR COMO OS INDICADORES DO ENADE SÃO EMPREGADOS PARA AVALIAR A EXCELÊNCIA DA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA, TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE REFLETIR SOBRE ATÉ QUE PONTO HAVERIA EFETIVIDADE REAL OU NÃO EM ELEGER PARÂMETROS ESTANQUES COMO MEIOS CONCRETOS DE AVALIAÇÃO. METODOLOGICAMENTE, TÊM-SE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO-DOCUMENTAL, QUALITATIVO E MÉTODO DEDUTIVO. EM SEDE DE RESULTADOS, A PARTIR DAS REFLEXÕES DE MOROSINE (2016), PÔDE-SE PERCEBER QUE OS PARÂMETROS AVALIATIVOS DO ENADE SE MOSTRAM MONOCULARES E EXCLUDENTES DAS PECULIARIDADES E REALIDADES DE CADA IES, POIS SE BASEIAM EM PADRÕES RÍGIDOS DE RESPOSTA, SEM ABERTURA À ADEQUAÇÃO DO INSTRUMENTO AVALIATIVO ÀS NECESSIDADES E CONDIÇÕES PARTICULARES DOS LÓCUS AVALIADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, AVALIAÇÃO, ENADE, QUALIDADE, REFLEXÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID7115_25092020212708.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:49" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ORTIZ COELHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PROFESSOR ORTIZ" "autor_email" => "ortiz@bjs.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68491 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2074 "inscrito_id" => 7115 "titulo" => "ENADE COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A NECESSIDADE DE SE REFLETIR A IDEIA DE “QUALIDADE” A PARTIR DE INDICADORES." "resumo" => "O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL AVANÇOU NO INÍCIO DOS ANOS 2000. AS VAGAS PASSARAM DE 3,8 MILHÕES (2003) PARA 13.529.101 (2018), DE ACORDO COM O INEP (2018). TAL CRESCIMENTO, POR OUTRO LADO, TROUXE UMA PREOCUPAÇÃO SOBRE A QUALIDADE DOS CURSOS/IES. O MEC CRIOU O ENADE PARA AVALIAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. O PROBLEMA DE PESQUISA É: OS PARÂMETROS OBJETIVAMENTE POSTOS PELO ENADE SÃO ADEQUADOS PARA AVALIAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL? O OBJETIVO CONSISTE EM DISCUTIR COMO OS INDICADORES DO ENADE SÃO EMPREGADOS PARA AVALIAR A EXCELÊNCIA DA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA, TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE REFLETIR SOBRE ATÉ QUE PONTO HAVERIA EFETIVIDADE REAL OU NÃO EM ELEGER PARÂMETROS ESTANQUES COMO MEIOS CONCRETOS DE AVALIAÇÃO. METODOLOGICAMENTE, TÊM-SE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO-DOCUMENTAL, QUALITATIVO E MÉTODO DEDUTIVO. EM SEDE DE RESULTADOS, A PARTIR DAS REFLEXÕES DE MOROSINE (2016), PÔDE-SE PERCEBER QUE OS PARÂMETROS AVALIATIVOS DO ENADE SE MOSTRAM MONOCULARES E EXCLUDENTES DAS PECULIARIDADES E REALIDADES DE CADA IES, POIS SE BASEIAM EM PADRÕES RÍGIDOS DE RESPOSTA, SEM ABERTURA À ADEQUAÇÃO DO INSTRUMENTO AVALIATIVO ÀS NECESSIDADES E CONDIÇÕES PARTICULARES DOS LÓCUS AVALIADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, AVALIAÇÃO, ENADE, QUALIDADE, REFLEXÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID7115_25092020212708.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:49" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ORTIZ COELHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PROFESSOR ORTIZ" "autor_email" => "ortiz@bjs.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }