EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM CRIANÇAS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68434 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1122 "inscrito_id" => 5013 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM CRIANÇAS" "resumo" => "ESTE ARTIGO TRATA DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. DE UM MODO GERAL, CONSIDERAMOS O ESTÁGIO COMO UM MOMENTO FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PERMITINDO UMA COLABORAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E OS CONTEXTOS PROFISSIONAIS. NA EDUCAÇÃO INFANTIL, FAZ-SE NECESSÁRIO DAR RELEVÂNCIA À PARCERIA COM A EDUCAÇÃO FÍSICA, NO SENTIDO DE POTENCIALIZAR AS VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS COM A CULTURA CORPORAL NUMA SOCIEDADE QUE TENDE A PRIVILEGIAR O ASPECTO RACIONAL DO DESENVOLVIMENTO. ASSIM, DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1, ORGANIZAMOS UM PROJETO DE INTERVENÇÃO JUNTO A UM GRUPO DE 23 CRIANÇAS, COM IDADES ENTRE 5 E 6 ANOS, DE UMA ESCOLA DO AGRESTE ALAGOANO. ADOTAMOS OS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO O CONTEÚDO DA CULTURA CORPORAL A SER TRABALHADO E, NUMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA, ORGANIZAMOS AS INTERVENÇÕES, QUE OCORRERAM EM 5 ENCONTROS DE 5 HORAS CADA. NOSSO OBJETIVO GERAL FOI VIVENCIAR DIFERENTES JOGOS E BRINCADEIRAS NO ESPAÇO EDUCACIONAL, DIVERSIFICANDO AS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, DESTACAMOS: ENRIQUECER AS EXPERIÊNCIAS INFANTIS COM MÚSICA E MOVIMENTO; CONTRIBUIR COM O TRABALHO EM EQUIPE; EXERCITAR A COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA; POTENCIALIZAR A AUTONOMIA. UTILIZAMOS RECURSOS EXPRESSIVOS E SIMBÓLICOS PARA QUE AS CRIANÇAS PUDESSEM REGISTRAR SUA COMPREENSÃO DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS. PODEMOS AFIRMAR QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1, REFERENTE À EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PERMITIU A REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DA PRÁTICA, DE FORMA CONTEXTUALIZADA, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA, MAIS ESPECIFICAMENTE COM CRIANÇAS PEQUENAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO FÍSICA, CRIANÇAS, CULTURA CORPORAL, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5013_31082020173438.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ YWGNE VIEIRA DO NASCIMENTO " "autor_nome_curto" => "YWGNE VIEIRA " "autor_email" => "joseywgne@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68434 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1122 "inscrito_id" => 5013 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM CRIANÇAS" "resumo" => "ESTE ARTIGO TRATA DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. DE UM MODO GERAL, CONSIDERAMOS O ESTÁGIO COMO UM MOMENTO FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PERMITINDO UMA COLABORAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E OS CONTEXTOS PROFISSIONAIS. NA EDUCAÇÃO INFANTIL, FAZ-SE NECESSÁRIO DAR RELEVÂNCIA À PARCERIA COM A EDUCAÇÃO FÍSICA, NO SENTIDO DE POTENCIALIZAR AS VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS COM A CULTURA CORPORAL NUMA SOCIEDADE QUE TENDE A PRIVILEGIAR O ASPECTO RACIONAL DO DESENVOLVIMENTO. ASSIM, DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1, ORGANIZAMOS UM PROJETO DE INTERVENÇÃO JUNTO A UM GRUPO DE 23 CRIANÇAS, COM IDADES ENTRE 5 E 6 ANOS, DE UMA ESCOLA DO AGRESTE ALAGOANO. ADOTAMOS OS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO O CONTEÚDO DA CULTURA CORPORAL A SER TRABALHADO E, NUMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA, ORGANIZAMOS AS INTERVENÇÕES, QUE OCORRERAM EM 5 ENCONTROS DE 5 HORAS CADA. NOSSO OBJETIVO GERAL FOI VIVENCIAR DIFERENTES JOGOS E BRINCADEIRAS NO ESPAÇO EDUCACIONAL, DIVERSIFICANDO AS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, DESTACAMOS: ENRIQUECER AS EXPERIÊNCIAS INFANTIS COM MÚSICA E MOVIMENTO; CONTRIBUIR COM O TRABALHO EM EQUIPE; EXERCITAR A COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA; POTENCIALIZAR A AUTONOMIA. UTILIZAMOS RECURSOS EXPRESSIVOS E SIMBÓLICOS PARA QUE AS CRIANÇAS PUDESSEM REGISTRAR SUA COMPREENSÃO DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS. PODEMOS AFIRMAR QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1, REFERENTE À EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PERMITIU A REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DA PRÁTICA, DE FORMA CONTEXTUALIZADA, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA, MAIS ESPECIFICAMENTE COM CRIANÇAS PEQUENAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO FÍSICA, CRIANÇAS, CULTURA CORPORAL, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5013_31082020173438.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ YWGNE VIEIRA DO NASCIMENTO " "autor_nome_curto" => "YWGNE VIEIRA " "autor_email" => "joseywgne@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }