EXPERIÊNCIA E FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO A PARTIR DO PROLICEN
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68603 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2633 "inscrito_id" => 7300 "titulo" => "EXPERIÊNCIA E FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO A PARTIR DO PROLICEN" "resumo" => "ESTE TEXTO APRESENTA O DESENVOLVIMENTO E OS RESULTADOS DE UM PROJETO DE ENSINO REALIZADO NO PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DE LICENCIATURAS (PROLICEN)/2019. TRATOU-SE DE PROBLEMATIZAR AS ESPECIFICIDADES DAS ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO (SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS) E, CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PEDAGOGO. A PROPOSTA ESTÁ ANCORADA COM AS DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS CAMPO, COM VISTAS A SUA IMPLEMENTAÇÃO COMO UM DOS DOCUMENTOS NORTEADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NESSAS ESCOLAS. DESSE MODO, BUSCA PROPORCIONAR PARA QUE OS CAMPONESES E SEUS FILHOS, ESTUDANTES E PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS III, CCHSA/UFPB, ASSIM COMO A POPULAÇÃO EM GERAL, POSSA CONHECER E VALORIZAR O MODUS VIVENDI, QUE CONFIGURA UMA CULTURA IDENTITÁRIA ESPECÍFICA DOS POVOS CAMPESINOS, SEM PERDER, CONTUDO, A UNIDADE COM OS CONHECIMENTOS MAIS GERAIS. ASSIM, OPORTUNIZA AO MESMO TEMPO EM QUE ABRE O DEBATE ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE ESCOLAR ACERCA DE SUAS PARTICIPAÇÕES NA DISCUSSÃO TÃO EM PAUTA E NECESSÁRIA QUE É A EDUCAÇÃO DO CAMPO, E BUSCA AMPLIAR O CONHECIMENTO PRODUZIDO SOBRE A TEMÁTICA. O LÓCUS DAS AÇÕES DESSE TRABALHO É A ESCOLA LINDOLFO GRILO NO MUNÍCIPIO DE BANANEIRAS - PB. A METODOLOGIA PRIORIZA O CARÁTER PEDAGÓGICO PARTICIPATIVO E DIALÓGICO, PROPORCIONANDO REFLEXÃO DAS/NAS EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM COLETIVA, INCORPORANDO ESSES SUJEITOS NO PROCESSO DE AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES, CRIANDO SITUAÇÕES PARA O APRENDIZADO MÚTUO E COLABORATIVO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURA CAMPESINA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA5_ID7300_01102020201901.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA FERREIRA DOMICIANO" "autor_nome_curto" => "LUANA FERREIRA" "autor_email" => "luanaferreirax@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68603 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2633 "inscrito_id" => 7300 "titulo" => "EXPERIÊNCIA E FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO A PARTIR DO PROLICEN" "resumo" => "ESTE TEXTO APRESENTA O DESENVOLVIMENTO E OS RESULTADOS DE UM PROJETO DE ENSINO REALIZADO NO PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DE LICENCIATURAS (PROLICEN)/2019. TRATOU-SE DE PROBLEMATIZAR AS ESPECIFICIDADES DAS ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO (SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS) E, CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PEDAGOGO. A PROPOSTA ESTÁ ANCORADA COM AS DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS CAMPO, COM VISTAS A SUA IMPLEMENTAÇÃO COMO UM DOS DOCUMENTOS NORTEADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NESSAS ESCOLAS. DESSE MODO, BUSCA PROPORCIONAR PARA QUE OS CAMPONESES E SEUS FILHOS, ESTUDANTES E PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS III, CCHSA/UFPB, ASSIM COMO A POPULAÇÃO EM GERAL, POSSA CONHECER E VALORIZAR O MODUS VIVENDI, QUE CONFIGURA UMA CULTURA IDENTITÁRIA ESPECÍFICA DOS POVOS CAMPESINOS, SEM PERDER, CONTUDO, A UNIDADE COM OS CONHECIMENTOS MAIS GERAIS. ASSIM, OPORTUNIZA AO MESMO TEMPO EM QUE ABRE O DEBATE ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE ESCOLAR ACERCA DE SUAS PARTICIPAÇÕES NA DISCUSSÃO TÃO EM PAUTA E NECESSÁRIA QUE É A EDUCAÇÃO DO CAMPO, E BUSCA AMPLIAR O CONHECIMENTO PRODUZIDO SOBRE A TEMÁTICA. O LÓCUS DAS AÇÕES DESSE TRABALHO É A ESCOLA LINDOLFO GRILO NO MUNÍCIPIO DE BANANEIRAS - PB. A METODOLOGIA PRIORIZA O CARÁTER PEDAGÓGICO PARTICIPATIVO E DIALÓGICO, PROPORCIONANDO REFLEXÃO DAS/NAS EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM COLETIVA, INCORPORANDO ESSES SUJEITOS NO PROCESSO DE AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES, CRIANDO SITUAÇÕES PARA O APRENDIZADO MÚTUO E COLABORATIVO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURA CAMPESINA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA5_ID7300_01102020201901.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA FERREIRA DOMICIANO" "autor_nome_curto" => "LUANA FERREIRA" "autor_email" => "luanaferreirax@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }