O FOLCLORE BRASILEIRO COMO MEDIAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL DENTRO DA ESCOLA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69038 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1436 "inscrito_id" => 5938 "titulo" => "O FOLCLORE BRASILEIRO COMO MEDIAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL DENTRO DA ESCOLA" "resumo" => "O INTERESSE PELO FOLCLORE EM NOSSO PAÍS SURGIU NA METADE DO SÉCULO XIX. NO BRASIL, O DIA DO FOLCLORE FOI OFICIALIZADO EM 22 DE AGOSTO DE 1965 POR MEIO DE UM DECRETO FEDERAL. ISSO OCORREU EM FUNÇÃO DA GRANDE RELEVÂNCIA DE ESTUDOS SOBRE A CULTURA POPULAR AQUI NO PAÍS. A DATA COMEMORATIVA DO FOLCLORE ACONTECEU COM INTUITO DE VALORIZAR AS HISTÓRIAS, USOS, COSTUMES, LENDAS, CRENÇAS, SUPERSTIÇÕES E PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO. O FOLCLORE BRASILEIRO É CONSIDERADO UM DOS MAIS RICOS DO MUNDO, POR SER MUITO DIVERSIFICADO CONTANDO COM CULTURAS PORTUGUESAS, AFRICANAS, INDÍGENAS E OUTRAS. NESTE SENTINDO, OS ALUNOS ENTRARAM EM CONTATO COM DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR, RECONHECENDO ASSIM A IMPORTÂNCIA DO FOLCLORE NA HISTÓRIA DE UMA PAÍS, VALORIZANDO A DIVERSIDADE CULTURAL EXISTENTE E POSSIBILITANDO O ACESSO A DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS E COSTUMES DAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS. DAÍ A IMPORTÂNCIA DE RECONHECER O CARÁTER CULTURAL, A HISTÓRIA, OS HÁBITOS ALIMENTARES, USOS E COSTUMES DESSE POVO OU REGIÃO, POIS TRAZEM CONSIGO SUA HERANÇA CULTURAL, SUAS TRADIÇÕES E DIFERENÇAS. MEDIANTE AO EXPOSTO, FOI OPORTUNIZADO AOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS – MT, SITUAÇÕES QUE OS INCENTIVARAM A DESENVOLVER ATIVIDADES RELACIONADAS AO NOSSO FOLCLORE COMO: LENDAS, CANTIGAS, PARLENDAS, ADVINHAS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, PROVÉRBIOS, DITOS POPULARES, ARTESANATO, COMIDAS, REMÉDIOS CASEIROS, CRENDICES, SUPERSTIÇÕES E OUTROS. SABENDO QUE O FOLCLORE É UM DOS PRINCIPAIS FATORES DE IDENTIFICAÇÃO DE UM POVO E DE SUA NACIONALIDADE, TORNA-SE DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA O SEU TRABALHO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS UNIDADES ESCOLARES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "FOLCLORE, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, CULTURA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA11_ID5938_01092020181104.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA DOS SANTOS SANTANA" "autor_nome_curto" => "JOSEFA" "autor_email" => "josyyyanne@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69038 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1436 "inscrito_id" => 5938 "titulo" => "O FOLCLORE BRASILEIRO COMO MEDIAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL DENTRO DA ESCOLA" "resumo" => "O INTERESSE PELO FOLCLORE EM NOSSO PAÍS SURGIU NA METADE DO SÉCULO XIX. NO BRASIL, O DIA DO FOLCLORE FOI OFICIALIZADO EM 22 DE AGOSTO DE 1965 POR MEIO DE UM DECRETO FEDERAL. ISSO OCORREU EM FUNÇÃO DA GRANDE RELEVÂNCIA DE ESTUDOS SOBRE A CULTURA POPULAR AQUI NO PAÍS. A DATA COMEMORATIVA DO FOLCLORE ACONTECEU COM INTUITO DE VALORIZAR AS HISTÓRIAS, USOS, COSTUMES, LENDAS, CRENÇAS, SUPERSTIÇÕES E PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO. O FOLCLORE BRASILEIRO É CONSIDERADO UM DOS MAIS RICOS DO MUNDO, POR SER MUITO DIVERSIFICADO CONTANDO COM CULTURAS PORTUGUESAS, AFRICANAS, INDÍGENAS E OUTRAS. NESTE SENTINDO, OS ALUNOS ENTRARAM EM CONTATO COM DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR, RECONHECENDO ASSIM A IMPORTÂNCIA DO FOLCLORE NA HISTÓRIA DE UMA PAÍS, VALORIZANDO A DIVERSIDADE CULTURAL EXISTENTE E POSSIBILITANDO O ACESSO A DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS E COSTUMES DAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS. DAÍ A IMPORTÂNCIA DE RECONHECER O CARÁTER CULTURAL, A HISTÓRIA, OS HÁBITOS ALIMENTARES, USOS E COSTUMES DESSE POVO OU REGIÃO, POIS TRAZEM CONSIGO SUA HERANÇA CULTURAL, SUAS TRADIÇÕES E DIFERENÇAS. MEDIANTE AO EXPOSTO, FOI OPORTUNIZADO AOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS – MT, SITUAÇÕES QUE OS INCENTIVARAM A DESENVOLVER ATIVIDADES RELACIONADAS AO NOSSO FOLCLORE COMO: LENDAS, CANTIGAS, PARLENDAS, ADVINHAS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, PROVÉRBIOS, DITOS POPULARES, ARTESANATO, COMIDAS, REMÉDIOS CASEIROS, CRENDICES, SUPERSTIÇÕES E OUTROS. SABENDO QUE O FOLCLORE É UM DOS PRINCIPAIS FATORES DE IDENTIFICAÇÃO DE UM POVO E DE SUA NACIONALIDADE, TORNA-SE DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA O SEU TRABALHO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS UNIDADES ESCOLARES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "FOLCLORE, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, CULTURA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA11_ID5938_01092020181104.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA DOS SANTOS SANTANA" "autor_nome_curto" => "JOSEFA" "autor_email" => "josyyyanne@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }