O GÊNERO TEXTUAL NA SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69045 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2823 "inscrito_id" => 6312 "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL NA SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "AS AÇÕES DOCENTES PRATICADAS EM SALA DE AULA SÃO FRUTO DA CORRELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO DOCENTE E A INDIVIDUALIDADE E IDENTIDADE DO PROFESSOR ENQUANTO, PESQUISADOR, LEITOR, UM SUJEITO NA SOCIEDADE, UM SER PLURAL. REFLETINDO SOBRE ESSE ASPECTO, ESSE TRABALHO BUSCA APRESENTAR QUE É NECESSÁRIO QUE O DOCENTE ESTABELEÇA A INTERLIGAÇÃO DOS VÁRIOS ASPECTOS QUE O CONSTITUI COMO SUJEITO, SUA PLURALIDADE, E PERMITIR QUE A SALA DE AULA SEJA UM AMBIENTE DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS TAMBÉM PLURAIS. DE ABORDAGEM QUALITATIVA, ESTE TRABALHO POSSUI COMO EMBASAMENTO TEÓRICO A BNCC (2018), BAZERMAN (2011), PCN (1998), ALÉM DE OUTROS DOCUMENTOS E TEÓRICOS QUE ORIENTAM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. PORTANTO, O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ABRANGE A PLURALIDADE DAQUELE QUE PLANEJA A AULA, DELINEADO PELAS DIRETRIZES ESCOLARES, E AINDA PERMITE A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS NOS QUAIS É POSSÍVEL ESTABELECER A INTERLIGAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS DE LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE E ANÁLISE LINGUÍSTICA E DESSA FORMA É POSSÍVEL APRESENTAR O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO PARA O ALUNO DESMISTIFICANDO O PENSAMENTO DE QUE AS AULAS DE PORTUGUÊS SE LIMITAM AOS CONHECIMENTOS RELACIONADO AO VIÉS GRAMATICAL. UMA MANEIRA DE ABORDAR ESSES DIVERSOS ASPECTOS DA LÍNGUA É O TRABALHO EM SALA DE AULA POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS DISCURSIVOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA, GÊNEROS TEXTUAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA15_ID6312_01102020231751.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS CALIXTO FELIPE" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "thais.cafelipe@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69045 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2823 "inscrito_id" => 6312 "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL NA SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "AS AÇÕES DOCENTES PRATICADAS EM SALA DE AULA SÃO FRUTO DA CORRELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO DOCENTE E A INDIVIDUALIDADE E IDENTIDADE DO PROFESSOR ENQUANTO, PESQUISADOR, LEITOR, UM SUJEITO NA SOCIEDADE, UM SER PLURAL. REFLETINDO SOBRE ESSE ASPECTO, ESSE TRABALHO BUSCA APRESENTAR QUE É NECESSÁRIO QUE O DOCENTE ESTABELEÇA A INTERLIGAÇÃO DOS VÁRIOS ASPECTOS QUE O CONSTITUI COMO SUJEITO, SUA PLURALIDADE, E PERMITIR QUE A SALA DE AULA SEJA UM AMBIENTE DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS TAMBÉM PLURAIS. DE ABORDAGEM QUALITATIVA, ESTE TRABALHO POSSUI COMO EMBASAMENTO TEÓRICO A BNCC (2018), BAZERMAN (2011), PCN (1998), ALÉM DE OUTROS DOCUMENTOS E TEÓRICOS QUE ORIENTAM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. PORTANTO, O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ABRANGE A PLURALIDADE DAQUELE QUE PLANEJA A AULA, DELINEADO PELAS DIRETRIZES ESCOLARES, E AINDA PERMITE A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS NOS QUAIS É POSSÍVEL ESTABELECER A INTERLIGAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS DE LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE E ANÁLISE LINGUÍSTICA E DESSA FORMA É POSSÍVEL APRESENTAR O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO PARA O ALUNO DESMISTIFICANDO O PENSAMENTO DE QUE AS AULAS DE PORTUGUÊS SE LIMITAM AOS CONHECIMENTOS RELACIONADO AO VIÉS GRAMATICAL. UMA MANEIRA DE ABORDAR ESSES DIVERSOS ASPECTOS DA LÍNGUA É O TRABALHO EM SALA DE AULA POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS DISCURSIVOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA, GÊNEROS TEXTUAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA15_ID6312_01102020231751.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS CALIXTO FELIPE" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "thais.cafelipe@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }