O JORNAL GAZETA DE SERGIPE COMO FONTE HISTÓRICA PARA O ENSINO DA DITADURA CIVIL- MILITAR (1968-1978)
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69058 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 2368 "titulo" => "O JORNAL GAZETA DE SERGIPE COMO FONTE HISTÓRICA PARA O ENSINO DA DITADURA CIVIL- MILITAR (1968-1978)" "resumo" => "A PESQUISA APRESENTA REFLEXÕES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DE JORNAIS SERGIPANOS COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZANDO-OS COMO POTENCIAL DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA, ESPECIALMENTE NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS E/OU OBJETOS DO CONHECIMENTO (BNCC, 2019), RELACIONADAS COM O PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL. O TRABALHO TEM COMO OBJETIVOS: DISCUTIR QUESTÕES RELACIONADAS AO USO DE FONTES JORNALÍSTICAS SERGIPANAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA; CONTRIBUIR PARA A VALORIZAÇÃO DAS QUESTÕES HISTÓRICAS LOCAIS RELACIONADAS À TEMÁTICA NACIONAL; E ENTENDER DE QUE MANEIRA A GAZETA DE SERGIPE RETRATAVA A DITADURA CIVIL-MILITAR PARA A SOCIEDADE SERGIPANA. A PESQUISA DIALOGA COM ESTUDOS NO CAMPO DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, EM PARTICULAR, AOS ESTUDOS DE RüSEN (2006); ISABEL BARCA (2001, 2004, 2006); PETER LEE (2006); SCHMIDT (2009); GERMINARI (2011); BARBOSA (2007). COMO PROPOSTA METODOLÓGICA A PESQUISA ESTÁ DIVIDIDA NAS SEGUINTES ETAPAS: ANÁLISE DE TODAS AS EDIÇÕES DA GAZETA DE SERGIPE ENTRE OS ANOS DE 1968 E 1978, CATALOGAÇÃO DAS MATÉRIAS SELECIONADAS E DIVISÃO EM QUATRO EIXOS TEMÁTICOS: “PROPAGAÇÃO DO IDEÁRIO DA ‘REVOLUÇÃO DE 1964’ AO POVO SERGIPANO”; “RESISTÊNCIAS À DITADURA”; “OS ATOS INSTITUCIONAIS DO REGIME MILITAR” E “EM NOME DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO”. AO LONGO DO TRABALHO PUDEMOS IDENTIFICAR DIVERSAS MATÉRIAS PUBLICADAS EM FAVOR DO REGIME MILITAR CONSTATANDO-SE QUE SUAS PUBLICAÇÕES CONTRIBUÍRAM PARA APOIÁ-LA E LEGITIMÁ-LA INFLUENCIANDO, NESTE SENTIDO, A POPULAÇÃO SERGIPANA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, FONTES HISTÓRICAS, GAZETA DE SERGIPE, DITADURA CIVIL-MILITAR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID2368_09042020221110.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRA FERREIRA BARRETO" "autor_nome_curto" => "MAYRA BARRETO" "autor_email" => "mayra.barreto@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69058 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 2368 "titulo" => "O JORNAL GAZETA DE SERGIPE COMO FONTE HISTÓRICA PARA O ENSINO DA DITADURA CIVIL- MILITAR (1968-1978)" "resumo" => "A PESQUISA APRESENTA REFLEXÕES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DE JORNAIS SERGIPANOS COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZANDO-OS COMO POTENCIAL DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA, ESPECIALMENTE NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS E/OU OBJETOS DO CONHECIMENTO (BNCC, 2019), RELACIONADAS COM O PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL. O TRABALHO TEM COMO OBJETIVOS: DISCUTIR QUESTÕES RELACIONADAS AO USO DE FONTES JORNALÍSTICAS SERGIPANAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA; CONTRIBUIR PARA A VALORIZAÇÃO DAS QUESTÕES HISTÓRICAS LOCAIS RELACIONADAS À TEMÁTICA NACIONAL; E ENTENDER DE QUE MANEIRA A GAZETA DE SERGIPE RETRATAVA A DITADURA CIVIL-MILITAR PARA A SOCIEDADE SERGIPANA. A PESQUISA DIALOGA COM ESTUDOS NO CAMPO DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, EM PARTICULAR, AOS ESTUDOS DE RüSEN (2006); ISABEL BARCA (2001, 2004, 2006); PETER LEE (2006); SCHMIDT (2009); GERMINARI (2011); BARBOSA (2007). COMO PROPOSTA METODOLÓGICA A PESQUISA ESTÁ DIVIDIDA NAS SEGUINTES ETAPAS: ANÁLISE DE TODAS AS EDIÇÕES DA GAZETA DE SERGIPE ENTRE OS ANOS DE 1968 E 1978, CATALOGAÇÃO DAS MATÉRIAS SELECIONADAS E DIVISÃO EM QUATRO EIXOS TEMÁTICOS: “PROPAGAÇÃO DO IDEÁRIO DA ‘REVOLUÇÃO DE 1964’ AO POVO SERGIPANO”; “RESISTÊNCIAS À DITADURA”; “OS ATOS INSTITUCIONAIS DO REGIME MILITAR” E “EM NOME DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO”. AO LONGO DO TRABALHO PUDEMOS IDENTIFICAR DIVERSAS MATÉRIAS PUBLICADAS EM FAVOR DO REGIME MILITAR CONSTATANDO-SE QUE SUAS PUBLICAÇÕES CONTRIBUÍRAM PARA APOIÁ-LA E LEGITIMÁ-LA INFLUENCIANDO, NESTE SENTIDO, A POPULAÇÃO SERGIPANA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, FONTES HISTÓRICAS, GAZETA DE SERGIPE, DITADURA CIVIL-MILITAR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID2368_09042020221110.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRA FERREIRA BARRETO" "autor_nome_curto" => "MAYRA BARRETO" "autor_email" => "mayra.barreto@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }