UM DOS GRANDES DESAFIOS ENCONTRADOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL REFERE-SE À CONTINUIDADE DE PRÁTICAS TRADICIONALISTAS. NO ENTANTO, O DESENVOLVIMENTO DE AULAS EXPERIMENTAIS QUE VISAM CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE DISCENTES TORNAM-SE DE GRANDE RELEVÂNCIA. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DO TRABALHO É ANALISAR O QUE ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS (CODAI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) ENTENDEM POR AULA PRÁTICA E QUAL A RELEVÂNCIA EM SUA FORMAÇÃO. INICIALMENTE OS ALUNOS FORAM QUESTIONADOS SOBRE ALGUNS CONCEITOS JÁ VISTOS PREVIAMENTE EM SALA E, EM SEGUIDA, PARTICIPARAM DE UMA EXPOSIÇÃO PRÁTICA DOS CONTEÚDOS. APÓS O TÉRMINO DA AULA, OS 29 ALUNOS FORAM SOLICITADOS A RESPONDER UM QUESTIONÁRIO CONTENDO PERGUNTAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE APRENDIZADO. EM POSSE DAS RESPOSTAS FORAM REALIZADAS ANÁLISE DE DISCURSO, ONDE FOI IDENTIFICADO QUE A TOTALIDADE DOS DISCENTES PRESENTES AFIRMAM QUE A AULA PRÁTICA CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM AO LONGO DE SUA FORMAÇÃO E, TAMBÉM, PARA A SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL.