PARTICIPAÇÃO DISCENTE NAS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS: RELATO DE CASO EM ESCOLA PÚBLICA (MACEIÓ-AL) NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69251 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 682 "inscrito_id" => 4089 "titulo" => "PARTICIPAÇÃO DISCENTE NAS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS: RELATO DE CASO EM ESCOLA PÚBLICA (MACEIÓ-AL) NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS" "resumo" => "EM MAR?O DE 2020 AS ESCOLAS BRASILEIRAS TIVERAM DE FECHAR SUAS PORTAS COMO MEDIDA SANIT?RIA PARA EVITAR A DISSEMINA??O DO NOVO CORONAV?RUS E A AUTORIZA??O DA OFERTA DE ATIVIDADES N?O PRESENCIAIS EM TODAS AS ETAPAS DE ENSINO LEVOU AS INSTITUI??ES EDUCACIONAIS, ESPECIALMENTE AS P?BLICAS, PARA UM MOMENTO DESAFIADOR. NESSE CONTEXTO, A ESCOLA MUNICIPAL ARNON AFONSO FARIAS DE MELO (MACEI?-AL) TEM UTILIZADO OS MAIS DIFERENTES RECURSOS DIGITAIS PARA CAPTAR SEUS ALUNOS PARA AS ATIVIDADES. O PRESENTE TRABALHO INVESTIGOU QUANTOS ALUNOS (DISTRIBU?DOS EM DUAS TURMAS DE SEXTO ANO, DUAS TURMAS DE S?TIMO ANO E UMA TURMA DE OITAVO ANO) PARTICIPARAM DAS ATIVIDADES DE CI?NCIAS NATURAIS DURANTE TREZE SEMANAS (DE 27/04 A 24/07). VERIFICOU-SE QUE H? BAIXA ADES?O, ISTO ?, APENAS 30,5% TIVERAM ACESSO AO CONTE?DO OFERTADO. TAMB?M FOI POSS?VEL VERIFICAR DIFEREN?A DE COMPORTAMENTO ENTRE AS TURMAS (ρ< 0,05): ENQUANTO A TURMA ?A? DO S?TIMO ANO TEVE A MAIOR PARTICIPA??O, CHEGANDO A 68,29% NA SEMANA 8, A TURMA ?B? DO SEXTO ANO FOI A QUE MENOS ENTREGOU AS ATIVIDADES. NO TOTAL GERAL, A SEMANA 8 FOI A DE MAIOR PARTICIPA??O: 83 ALUNOS. POR?M ESSA QUANTIDADE N?O FOI SUFICIENTE PARA DIFERIR SIGNIFICATIVAMENTE DAS OUTRAS SEMANAS ANALISADAS (ρ= 0,16). ESSE TIPO DE AN?LISE ? NECESS?RIA PARA QUE SEJAM CRIADAS ESTRAT?GIAS DE AGREGA??O DE TODOS OS INDIV?DUOS. A FALTA DE CONTATO COM A INSTITUI??O DE ENSINO PODE LEVAR MUITOS ALUNOS AUSENTES DAS ATIVIDADES N?O PRESENCIAIS ? EVAS?O ESCOLAR NUM FUTURO PR?XIMO, ACARRETANDO NUMA DAS GRAVES CONSEQU?NCIAS DO MOMENTO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EVASÃO ESCOLAR, ENSINO REMOTO, ENSINO PÚBLICO, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID4089_24082020131450.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA LYS S SILVA" "autor_email" => "bio.amandalys@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69251 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 682 "inscrito_id" => 4089 "titulo" => "PARTICIPAÇÃO DISCENTE NAS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS: RELATO DE CASO EM ESCOLA PÚBLICA (MACEIÓ-AL) NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS" "resumo" => "EM MAR?O DE 2020 AS ESCOLAS BRASILEIRAS TIVERAM DE FECHAR SUAS PORTAS COMO MEDIDA SANIT?RIA PARA EVITAR A DISSEMINA??O DO NOVO CORONAV?RUS E A AUTORIZA??O DA OFERTA DE ATIVIDADES N?O PRESENCIAIS EM TODAS AS ETAPAS DE ENSINO LEVOU AS INSTITUI??ES EDUCACIONAIS, ESPECIALMENTE AS P?BLICAS, PARA UM MOMENTO DESAFIADOR. NESSE CONTEXTO, A ESCOLA MUNICIPAL ARNON AFONSO FARIAS DE MELO (MACEI?-AL) TEM UTILIZADO OS MAIS DIFERENTES RECURSOS DIGITAIS PARA CAPTAR SEUS ALUNOS PARA AS ATIVIDADES. O PRESENTE TRABALHO INVESTIGOU QUANTOS ALUNOS (DISTRIBU?DOS EM DUAS TURMAS DE SEXTO ANO, DUAS TURMAS DE S?TIMO ANO E UMA TURMA DE OITAVO ANO) PARTICIPARAM DAS ATIVIDADES DE CI?NCIAS NATURAIS DURANTE TREZE SEMANAS (DE 27/04 A 24/07). VERIFICOU-SE QUE H? BAIXA ADES?O, ISTO ?, APENAS 30,5% TIVERAM ACESSO AO CONTE?DO OFERTADO. TAMB?M FOI POSS?VEL VERIFICAR DIFEREN?A DE COMPORTAMENTO ENTRE AS TURMAS (ρ< 0,05): ENQUANTO A TURMA ?A? DO S?TIMO ANO TEVE A MAIOR PARTICIPA??O, CHEGANDO A 68,29% NA SEMANA 8, A TURMA ?B? DO SEXTO ANO FOI A QUE MENOS ENTREGOU AS ATIVIDADES. NO TOTAL GERAL, A SEMANA 8 FOI A DE MAIOR PARTICIPA??O: 83 ALUNOS. POR?M ESSA QUANTIDADE N?O FOI SUFICIENTE PARA DIFERIR SIGNIFICATIVAMENTE DAS OUTRAS SEMANAS ANALISADAS (ρ= 0,16). ESSE TIPO DE AN?LISE ? NECESS?RIA PARA QUE SEJAM CRIADAS ESTRAT?GIAS DE AGREGA??O DE TODOS OS INDIV?DUOS. A FALTA DE CONTATO COM A INSTITUI??O DE ENSINO PODE LEVAR MUITOS ALUNOS AUSENTES DAS ATIVIDADES N?O PRESENCIAIS ? EVAS?O ESCOLAR NUM FUTURO PR?XIMO, ACARRETANDO NUMA DAS GRAVES CONSEQU?NCIAS DO MOMENTO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EVASÃO ESCOLAR, ENSINO REMOTO, ENSINO PÚBLICO, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID4089_24082020131450.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA LYS S SILVA" "autor_email" => "bio.amandalys@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }