PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONDIÇÕES DE TRABALHO: POSSIBILIDADES PARA FALAR DE SI, RESSIGNIFICAR SINTOMAS E (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69344 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2498 "inscrito_id" => 7100 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONDIÇÕES DE TRABALHO: POSSIBILIDADES PARA FALAR DE SI, RESSIGNIFICAR SINTOMAS E (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "OS RESULTADOS APRESENTADOS REFEREM-SE À PESQUISA DE MESTRADO EM FASE FINAL, NA QUAL INVESTIGAMOS SE E COMO AS CONDIÇÕES DE TRABALHO IMPACTAM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO. DESEJAMOS COMPREENDER ESPECIFICAMENTE AS RELAÇÕES DO MAL-ESTAR DOCENTE E SEU(S) SINTOMA(S) COM A (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DOS ESPAÇOS FORMATIVOS. ENTENDEMOS QUE AS ATUAIS CONDIÇÕES DE TRABALHO COMPÕEM UM QUADRO DE MAL-ESTAR, COMO PROPOSTO POR FREUD (2011), QUE SE PRESENTIFICA POR DETRÁS DO SINTOMA. DESSA FORMA PERCEBEMOS QUE O SUJEITO-PROFESSOR VAI SE CONSTITUINDO ENQUANTO PROFISSIONAL EM UMA TRAMA DE RESTRIÇÃO E SATISFAÇÃO QUE COMPÕE SUA SUBJETIVIDADE. PARA ALCANÇAR NOSSOS OBJETIVOS, FUNDAMENTAMO-NOS NA ANÁLISE DE DISCURSO PECHEUXTIANA E NAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA A EDUCAÇÃO. NOSSO CORPUS SE CONSTITUI A PARTIR DE RECORTES DE ENTREVISTAS ORAIS SEMIESTRUTURADAS E TRANSCRITAS. OS RESULTADOS DAS ANÁLISES DISCURSIVAS ASSINALAM QUE NA BUSCA PELA SATISFAÇÃO MOMENTÂNEA ESSES PROFESSORES TENTAM MASCARAR AS ATUAIS CONDIÇÕES DE TRABALHO E AS SITUAÇÕES ESCOLARES DECORRENTES, PAUTADOS EM UM DISCURSO HEGEMÔNICO DE QUE A SITUAÇÃO NÃO VAI MUDAR. COM A POSSIBILIDADE DE FALAR DE SI, ESSES PROFESSORES REVELAM A FORMA COMO SE VEEM E VEEM O MUNDO ESCOLAR REVELANDO DISCURSOS OUTROS QUE COMPÕEM O SEU PRÓPRIO DIZER. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ESSES DIZERES DETERMINAM AS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E REVELAM O QUANTO ESSES PROFISSIONAIS SE DEBRUÇAM SOBRE A PRÓPRIA (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MAL-ESTAR DOCENTE, ANÁLISE DE DISCURSO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID7100_01102020151134.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA VIDAL DAMACENO ALBANO" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA VIDAL" "autor_email" => "jessica.damaceno@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69344 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2498 "inscrito_id" => 7100 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONDIÇÕES DE TRABALHO: POSSIBILIDADES PARA FALAR DE SI, RESSIGNIFICAR SINTOMAS E (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "OS RESULTADOS APRESENTADOS REFEREM-SE À PESQUISA DE MESTRADO EM FASE FINAL, NA QUAL INVESTIGAMOS SE E COMO AS CONDIÇÕES DE TRABALHO IMPACTAM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO. DESEJAMOS COMPREENDER ESPECIFICAMENTE AS RELAÇÕES DO MAL-ESTAR DOCENTE E SEU(S) SINTOMA(S) COM A (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DOS ESPAÇOS FORMATIVOS. ENTENDEMOS QUE AS ATUAIS CONDIÇÕES DE TRABALHO COMPÕEM UM QUADRO DE MAL-ESTAR, COMO PROPOSTO POR FREUD (2011), QUE SE PRESENTIFICA POR DETRÁS DO SINTOMA. DESSA FORMA PERCEBEMOS QUE O SUJEITO-PROFESSOR VAI SE CONSTITUINDO ENQUANTO PROFISSIONAL EM UMA TRAMA DE RESTRIÇÃO E SATISFAÇÃO QUE COMPÕE SUA SUBJETIVIDADE. PARA ALCANÇAR NOSSOS OBJETIVOS, FUNDAMENTAMO-NOS NA ANÁLISE DE DISCURSO PECHEUXTIANA E NAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA A EDUCAÇÃO. NOSSO CORPUS SE CONSTITUI A PARTIR DE RECORTES DE ENTREVISTAS ORAIS SEMIESTRUTURADAS E TRANSCRITAS. OS RESULTADOS DAS ANÁLISES DISCURSIVAS ASSINALAM QUE NA BUSCA PELA SATISFAÇÃO MOMENTÂNEA ESSES PROFESSORES TENTAM MASCARAR AS ATUAIS CONDIÇÕES DE TRABALHO E AS SITUAÇÕES ESCOLARES DECORRENTES, PAUTADOS EM UM DISCURSO HEGEMÔNICO DE QUE A SITUAÇÃO NÃO VAI MUDAR. COM A POSSIBILIDADE DE FALAR DE SI, ESSES PROFESSORES REVELAM A FORMA COMO SE VEEM E VEEM O MUNDO ESCOLAR REVELANDO DISCURSOS OUTROS QUE COMPÕEM O SEU PRÓPRIO DIZER. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ESSES DIZERES DETERMINAM AS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E REVELAM O QUANTO ESSES PROFISSIONAIS SE DEBRUÇAM SOBRE A PRÓPRIA (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MAL-ESTAR DOCENTE, ANÁLISE DE DISCURSO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID7100_01102020151134.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA VIDAL DAMACENO ALBANO" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA VIDAL" "autor_email" => "jessica.damaceno@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }