QUEM FALA BEM E QUEM FALA MAL O PORTUGUÊS
BRASILEIRO.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69415 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 726 "inscrito_id" => 4741 "titulo" => """ QUEM FALA BEM E QUEM FALA MAL O PORTUGUÊS\r\n BRASILEIRO. """ "resumo" => """ A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA É UM PROCESSO RECORRENTE EM TODAS AS LÍNGUAS, HAJA VISTA QUE A LÍNGUA É\r\n HETEROGÊNEA E ESTÁ EM CONSTANTE EVOLUÇÃO. ENTRETANTO, HÁ AQUELES QUE NÃO RECONHEÇAM A\r\n HETEROGENEIDADE DA LÍNGUA, E CREEM QUE, EM UM SISTEMA LINGUÍSTICO, SÓ HÁ UMA\r\n ÚNICA FORMA DE FALAR DETERMINADAS COISAS, QUANDO EM REALIDADE, SOMADAS AO PROCESSO DE\r\n INTERAÇÃO DOS INDIVÍDUOS, SÃO FORMADAS O QUE CHAMAMOS DE ”VARIANTES LINGUÍSTICAS”. AQUELES\r\n QUE CREEM NA HOMOGENEIDADE DA LÍNGUA LEVAM A TERMO DENTRO DA SOCIEDADE, O ARRAIGAMENTO DO\r\n QUE CHAMAMOS DE “PRECONCEITO LINGUÍSTICO”, QUE É O JUÍZO DE VALOR DADO A ALGUMAS PESSOAS\r\n LEVANDO A CRER QUE UMAS FALAM MELHOR QUE OUTRAS. POR CONSEGUINTE, BASEADO EM UMA PESQUISA\r\n DE CAMPO CONDUZIDA PELA PROFA. DRA. ROSSANA RAMOS, QUE SE OBJETIVOU EM INVESTIGAR O\r\n PENSAMENTO DAS PESSOAS QUE ESTÃO FORA DO ÂMBITO ACADÊMICO, ACERCA DA CRENÇA DE QUE UM\r\n INDIVÍDUO FALA MELHOR QUE OUTRO. A METODOLOGIA FOI DE CUNHO QUALITATIVO, EM QUE SE REALIZOU\r\n UMA ENTREVISTA COM VÁRIOS INDIVÍDUOS DE DIFERENTES ÂMBITOS E CLASSES SOCIAIS, INDAGANDO-LHES\r\n SOBRE A TEMÁTICA. COMO PREVISTO, OBSERVOU-SE QUE QUEM FALA BEM É AQUELES CUJA OPORTUNIDADE\r\n DE ESTUDO LHES FORAM DADAS, AQUELES QUE LEEM MUITO; ENTRE OUTROS, DOUTORES, MÉDICOS, JUÍZES...\r\n TODAVIA, FALAM MAL AS PESSOAS QUE NÃO ESTUDAM, VIVEM EM ZONAS RURAIS, OS QUE NÃO SE\r\n INTERESSAM PELA LEITURA E POSSUEM BAIXA ESCOLARIDADE. TAIS RESULTADOS CORROBORAM O QUE FORA\r\n DITO POR BAGNO, QUE A CONCEPÇÃO DE FALAR BEM OU MAL SE DÁ PELO DINAMISMO DO PRECONCEITO\r\n ANTES SOCIAL DO QUE LINGUÍSTICO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "FALA, PRECONCEITO, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA15_ID4741_25082020132747.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANESIO MARCILIO DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANESIO MARCILIO" "autor_email" => "anesio.marcilio@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69415 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 726 "inscrito_id" => 4741 "titulo" => """ QUEM FALA BEM E QUEM FALA MAL O PORTUGUÊS\r\n BRASILEIRO. """ "resumo" => """ A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA É UM PROCESSO RECORRENTE EM TODAS AS LÍNGUAS, HAJA VISTA QUE A LÍNGUA É\r\n HETEROGÊNEA E ESTÁ EM CONSTANTE EVOLUÇÃO. ENTRETANTO, HÁ AQUELES QUE NÃO RECONHEÇAM A\r\n HETEROGENEIDADE DA LÍNGUA, E CREEM QUE, EM UM SISTEMA LINGUÍSTICO, SÓ HÁ UMA\r\n ÚNICA FORMA DE FALAR DETERMINADAS COISAS, QUANDO EM REALIDADE, SOMADAS AO PROCESSO DE\r\n INTERAÇÃO DOS INDIVÍDUOS, SÃO FORMADAS O QUE CHAMAMOS DE ”VARIANTES LINGUÍSTICAS”. AQUELES\r\n QUE CREEM NA HOMOGENEIDADE DA LÍNGUA LEVAM A TERMO DENTRO DA SOCIEDADE, O ARRAIGAMENTO DO\r\n QUE CHAMAMOS DE “PRECONCEITO LINGUÍSTICO”, QUE É O JUÍZO DE VALOR DADO A ALGUMAS PESSOAS\r\n LEVANDO A CRER QUE UMAS FALAM MELHOR QUE OUTRAS. POR CONSEGUINTE, BASEADO EM UMA PESQUISA\r\n DE CAMPO CONDUZIDA PELA PROFA. DRA. ROSSANA RAMOS, QUE SE OBJETIVOU EM INVESTIGAR O\r\n PENSAMENTO DAS PESSOAS QUE ESTÃO FORA DO ÂMBITO ACADÊMICO, ACERCA DA CRENÇA DE QUE UM\r\n INDIVÍDUO FALA MELHOR QUE OUTRO. A METODOLOGIA FOI DE CUNHO QUALITATIVO, EM QUE SE REALIZOU\r\n UMA ENTREVISTA COM VÁRIOS INDIVÍDUOS DE DIFERENTES ÂMBITOS E CLASSES SOCIAIS, INDAGANDO-LHES\r\n SOBRE A TEMÁTICA. COMO PREVISTO, OBSERVOU-SE QUE QUEM FALA BEM É AQUELES CUJA OPORTUNIDADE\r\n DE ESTUDO LHES FORAM DADAS, AQUELES QUE LEEM MUITO; ENTRE OUTROS, DOUTORES, MÉDICOS, JUÍZES...\r\n TODAVIA, FALAM MAL AS PESSOAS QUE NÃO ESTUDAM, VIVEM EM ZONAS RURAIS, OS QUE NÃO SE\r\n INTERESSAM PELA LEITURA E POSSUEM BAIXA ESCOLARIDADE. TAIS RESULTADOS CORROBORAM O QUE FORA\r\n DITO POR BAGNO, QUE A CONCEPÇÃO DE FALAR BEM OU MAL SE DÁ PELO DINAMISMO DO PRECONCEITO\r\n ANTES SOCIAL DO QUE LINGUÍSTICO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "FALA, PRECONCEITO, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA15_ID4741_25082020132747.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANESIO MARCILIO DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANESIO MARCILIO" "autor_email" => "anesio.marcilio@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }