A DIFICULDADE DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS QUÍMICOS OCORRE DEVIDO A QUÍMICA SER CONSIDERADA UMA CIÊNCIA ABSTRATA E PELA MANEIRA COMO SÃO TRANSMITIDOS OS CONTEÚDOS. ESSES FATORES CONTRIBUEM PARA A FALTA DE DIÁLOGO ENTRE ALUNO-PROFESSOR, ALÉM DE INFLUENCIAR A NEGATIVIDADE DO ALUNO EM RELACIONAR OS CONCEITOS COM O SEU COTIDIANO. AO ELABORAR E APLICAR UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ABORDANDO O CONTEÚDO “LIGAÇÕES QUÍMICAS”, DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS), SEGUINDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PROPOSTO POR DELIZOICOV, JUNTAMENTE COM O ENFOQUE (CTS), PERMITIU-SE UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA, ALÉM DE MAIS ENGAJAMENTO, BEM COMO PUDERAM SER TRABALHADOS A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, A AUTONOMIA E O POSICIONAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS.