PROMOÇÃO DA SAÚDE: PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA E ENFERMAGEM
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69387 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1199 "inscrito_id" => 5976 "titulo" => "PROMOÇÃO DA SAÚDE: PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA E ENFERMAGEM" "resumo" => "O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVOS CONHECER A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E MEDICINA SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE E IDENTIFICAR AÇÕES PROMOTORAS DE SAÚDE VIVENCIADAS NOS CENÁRIOS DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS PRÁTICAS. TRATA-SE DE ESTUDO DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA QUE UTILIZOU O DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO E A ANÁLISE TEMÁTICA DE CONTEÚDO. PARTICIPARAM 40 ESTUDANTES CONCLUINTES DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR DE SÃO PAULO, SENDO 20 DE CADA CURSO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA ORAL COM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE NÃO HÁ CLAREZA QUANTO AOS CONCEITOS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS NOS DOIS GRUPOS DE ESTUDANTES. OS DISCURSOS SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE ESTAVAM IMPREGNADOS DE CONCEITOS SOBRE PREVENÇÃO DE DOENÇAS. NO ENTANTO, ALGUNS CONCEITOS RELACIONADOS A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UMA PERSPECTIVA MAIS AMPLA FORAM MENCIONADOS COMO: CUIDADO INTEGRAL, EDUCAÇÃO PARA O AUTOCUIDADO, QUALIDADE DE VIDA. AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DA COMUNIDADE FORAM AS ATIVIDADES PROMOTORAS DE SAÚDE MAIS VIVENCIADAS E EM DIFERENTES CENÁRIOS. A PROMOÇÃO DA SAÚDE PRESSUPÕE QUESTÕES ABRANGENTES COMO FELICIDADE, SOLIDARIEDADE, DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES, AUTONOMIA DOS SUJEITOS, ENTRE OUTROS. PORÉM, A INFLUÊNCIA DO ENFOQUE BIOLÓGICO DIFICULTA A ÊNFASE EM QUESTÕES MAIS SUBJETIVAS NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. A SUBJETIVIDADE DOS SUJEITOS, BEM COMO ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARA PRODUZIR SAÚDE PRECISAM SER CONTEMPLADAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE E ABORDADAS COM A MESMA INTENSIDADE COM QUE SÃO ABORDADAS AS AÇÕES PREVENTIVAS E CURATIVAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MÉDICA, EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM, PROMOÇÃO DA SAÚDE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID5976_31082020221414.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÚCIA RONDELO DUARTE" "autor_nome_curto" => "LÚCIA RONDELO" "autor_email" => "lu.rondelo@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69387 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1199 "inscrito_id" => 5976 "titulo" => "PROMOÇÃO DA SAÚDE: PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA E ENFERMAGEM" "resumo" => "O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVOS CONHECER A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E MEDICINA SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE E IDENTIFICAR AÇÕES PROMOTORAS DE SAÚDE VIVENCIADAS NOS CENÁRIOS DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS PRÁTICAS. TRATA-SE DE ESTUDO DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA QUE UTILIZOU O DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO E A ANÁLISE TEMÁTICA DE CONTEÚDO. PARTICIPARAM 40 ESTUDANTES CONCLUINTES DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR DE SÃO PAULO, SENDO 20 DE CADA CURSO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA ORAL COM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE NÃO HÁ CLAREZA QUANTO AOS CONCEITOS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS NOS DOIS GRUPOS DE ESTUDANTES. OS DISCURSOS SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE ESTAVAM IMPREGNADOS DE CONCEITOS SOBRE PREVENÇÃO DE DOENÇAS. NO ENTANTO, ALGUNS CONCEITOS RELACIONADOS A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UMA PERSPECTIVA MAIS AMPLA FORAM MENCIONADOS COMO: CUIDADO INTEGRAL, EDUCAÇÃO PARA O AUTOCUIDADO, QUALIDADE DE VIDA. AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DA COMUNIDADE FORAM AS ATIVIDADES PROMOTORAS DE SAÚDE MAIS VIVENCIADAS E EM DIFERENTES CENÁRIOS. A PROMOÇÃO DA SAÚDE PRESSUPÕE QUESTÕES ABRANGENTES COMO FELICIDADE, SOLIDARIEDADE, DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES, AUTONOMIA DOS SUJEITOS, ENTRE OUTROS. PORÉM, A INFLUÊNCIA DO ENFOQUE BIOLÓGICO DIFICULTA A ÊNFASE EM QUESTÕES MAIS SUBJETIVAS NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. A SUBJETIVIDADE DOS SUJEITOS, BEM COMO ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARA PRODUZIR SAÚDE PRECISAM SER CONTEMPLADAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE E ABORDADAS COM A MESMA INTENSIDADE COM QUE SÃO ABORDADAS AS AÇÕES PREVENTIVAS E CURATIVAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MÉDICA, EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM, PROMOÇÃO DA SAÚDE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID5976_31082020221414.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÚCIA RONDELO DUARTE" "autor_nome_curto" => "LÚCIA RONDELO" "autor_email" => "lu.rondelo@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }