PSEUDO CONTEXTUALIZAÇÃO NA MATEMÁTICA: UMA PROBLEMÁTICA VIGENTE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69403 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 688 "inscrito_id" => 986 "titulo" => "PSEUDO CONTEXTUALIZAÇÃO NA MATEMÁTICA: UMA PROBLEMÁTICA VIGENTE" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR A APLICABILIDADE DA CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA, IDENTIFICANDO PROBLEMAS QUE ACABAM GERANDO UMA PSEUDO CONTEXTUALIZAÇÃO, ISTO É, CONTEXTOS QUE SÃO ASSOCIADOS DE MANEIRA EQUIVOCADA A CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. CONSISTE EM UM ESTUDO DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, SEGUNDO CARACTERIZADO COMO UMA REVISÃO INTEGRATIVA. A PESQUISA FOI REALIZADA EM BASES DE DADOS DIGITAIS, A PARTIR DO CRUZAMENTO DOS DESCRITORES EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; CONTEXTUALIZAÇÃO; MATEMÁTICA. A ANÁLISE FOI ESTRUTURADA COM 14 ARTIGOS, QUE RESPONDIAM AOS CRITÉRIOS PROPOSTOS. OS RESULTADOS APRESENTARAM UM CONSENSO ENTRE OS AUTORES DOS ARTIGOS ANALISADOS, EM RELAÇÃO A UTILIZAÇÃO DA CONTEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. AINDA FOI PERCEBIDO UMA PRESENÇA SIGNIFICATIVA DE QUESTÕES PSEUDO CONTEXTUALIZADAS EM EXAMES NACIONAIS E EM LIVROS DIDÁTICOS. UMA DAS RAZÕES IDENTIFICADAS PARA A PREVALÊNCIA DESSE PROBLEMA SÃO AS DIFERENÇAS DE INTERPRETAÇÃO E DEFINIÇÃO DOS TERMOS CONTEXTUALIZAÇÃO E CONTEXTO. É NECESSÁRIO QUE EXISTA UM SIGNIFICADO QUE ESTEJA ASSOCIADO AO COGNITIVO E AS QUESTÕES SOCIOCULTURAIS PRESENTES NA VIDA DO DISCENTE, COMO TAMBÉM MAIS PESQUISAS QUE BUSQUEM ANALISAR O SIGNIFICADO DE CONTEXTUALIZAÇÃO E TAMBÉM A PSEUDO CONTEXTUALIZAÇÃO, POIS DESTA FORMA O DOCENTE CONSEGUIRÁ DIFERENCIAR UM TERMO DE OUTRO. E NA SUA ATUAÇÃO EM SALA DE AULA CONSEGUIRÁ PRODUZIR UM CONTEÚDO QUE CONTEMPLE UM SIGNIFICADO E QUE MOSTRE A MATEMÁTICA RELACIONADA ÀS SITUAÇÕES HISTÓRICAS, SOCIAIS E CULTURAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PSEUDO CONTEXTUALIZAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID986_24082020144650.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HIANNE MARAVILHA DANTAS E SOUSA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MARAVILHA" "autor_email" => "hiannem2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "5f89b7b7800e7_16102020_120943.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69403 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 688 "inscrito_id" => 986 "titulo" => "PSEUDO CONTEXTUALIZAÇÃO NA MATEMÁTICA: UMA PROBLEMÁTICA VIGENTE" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR A APLICABILIDADE DA CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA, IDENTIFICANDO PROBLEMAS QUE ACABAM GERANDO UMA PSEUDO CONTEXTUALIZAÇÃO, ISTO É, CONTEXTOS QUE SÃO ASSOCIADOS DE MANEIRA EQUIVOCADA A CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. CONSISTE EM UM ESTUDO DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, SEGUNDO CARACTERIZADO COMO UMA REVISÃO INTEGRATIVA. A PESQUISA FOI REALIZADA EM BASES DE DADOS DIGITAIS, A PARTIR DO CRUZAMENTO DOS DESCRITORES EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; CONTEXTUALIZAÇÃO; MATEMÁTICA. A ANÁLISE FOI ESTRUTURADA COM 14 ARTIGOS, QUE RESPONDIAM AOS CRITÉRIOS PROPOSTOS. OS RESULTADOS APRESENTARAM UM CONSENSO ENTRE OS AUTORES DOS ARTIGOS ANALISADOS, EM RELAÇÃO A UTILIZAÇÃO DA CONTEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. AINDA FOI PERCEBIDO UMA PRESENÇA SIGNIFICATIVA DE QUESTÕES PSEUDO CONTEXTUALIZADAS EM EXAMES NACIONAIS E EM LIVROS DIDÁTICOS. UMA DAS RAZÕES IDENTIFICADAS PARA A PREVALÊNCIA DESSE PROBLEMA SÃO AS DIFERENÇAS DE INTERPRETAÇÃO E DEFINIÇÃO DOS TERMOS CONTEXTUALIZAÇÃO E CONTEXTO. É NECESSÁRIO QUE EXISTA UM SIGNIFICADO QUE ESTEJA ASSOCIADO AO COGNITIVO E AS QUESTÕES SOCIOCULTURAIS PRESENTES NA VIDA DO DISCENTE, COMO TAMBÉM MAIS PESQUISAS QUE BUSQUEM ANALISAR O SIGNIFICADO DE CONTEXTUALIZAÇÃO E TAMBÉM A PSEUDO CONTEXTUALIZAÇÃO, POIS DESTA FORMA O DOCENTE CONSEGUIRÁ DIFERENCIAR UM TERMO DE OUTRO. E NA SUA ATUAÇÃO EM SALA DE AULA CONSEGUIRÁ PRODUZIR UM CONTEÚDO QUE CONTEMPLE UM SIGNIFICADO E QUE MOSTRE A MATEMÁTICA RELACIONADA ÀS SITUAÇÕES HISTÓRICAS, SOCIAIS E CULTURAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PSEUDO CONTEXTUALIZAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID986_24082020144650.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HIANNE MARAVILHA DANTAS E SOUSA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MARAVILHA" "autor_email" => "hiannem2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "5f89b7b7800e7_16102020_120943.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }