REDAÇÃO DO ENEM, O MONSTRO INEXISTENTE: UMA ESCRITA SEM MITOS NO CURSINHO PRÉ VESTIBULAR
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69427 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1573 "inscrito_id" => 4811 "titulo" => "REDAÇÃO DO ENEM, O MONSTRO INEXISTENTE: UMA ESCRITA SEM MITOS NO CURSINHO PRÉ VESTIBULAR" "resumo" => "O OBJETIVO DESSE TRABALHO, PARA TANTO, SE CONSTITUI NA ANÁLISE DE DUAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DA TIPOLOGIA DISSERTATIVA-ARGUMENTATIVA, FORAM DESENVOLVIDAS EM TURMAS DO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, VEICULADA A PRO REITORIA DE ENSINO E EXTENSÃO, O CURSO COM CARÁTER VOLUNTÁRIO ATENDE PESSOAS QUE CONCLUÍRAM E/OU ESTÃO CONCLUINDO O ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DA PARAÍBA, PRETENDE-SE ASSIM OBSERVAR O PROCESSO DE ESCRITA COM ÊNFASE NA ESTRUTURA TEXTUAL DESSE TIPO TEXTUAL EXIGIDO PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). DESSE MODO, ABORDAMOS, O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA POR MEIO DE DISCUSSÕES E ABORDAGENS REFERENTE A PRÁTICA DA ESCRITA PROCESSUAL APRESENTADAS EM SALA PELO PROFESSOR VOLUNTÁRIO. O CORPUS DESSE TRABALHO SE CONSTITUI NA ESCRITA ENQUANTO PROCESSO, FINCADO NAS ETAPAS DE REESCRITA, COM BASE NA ESTRUTURA TEXTUAL, OU SEJA, A PARTIR DAS EXPLANAÇÕES EM SALA DE AULA, OS ALUNOS DESENVOLVIAM SUAS PRODUÇÕES DE ACORDO COM EXPLANAÇÕES AFERIDAS, NA SUA APLICAÇÃO NA PRODUÇÃO DOS ESTUDANTES, ASSIM, OBSERVA-SE QUE O MÉTODO GERA RESULTADOS ASSERTIVOS. . AS BASES TEÓRICAS UTILIZADAS FORAM AS DE PEREIRA (2009), GARCEZ (2004), SERAFINI (1992), GUEDES (2009), AGUSTINI E BORGES (2013), ANTUNES (2005), GERALDI (1984) E KOCH (2003), ENTRE OUTROS. ADEMAIS, AVERIGUOU-SE QUE OS ALUNOS AO DEPARAR-SE COM A PRODUÇÃO DE TEXTO APRESENTAVAM MEDOS E INCERTEZAS, CONFIGURA-SE COM O RESULTADO DA PRÁTICA DA ESCRITA ARTIFICIAL E SEM ORIENTAÇÃO PRÉVIA. NÃO OBSTANTE, OS RESULTADOS AFERIDOS CONSTITUEM-SE ASSERTIVOS, OS ALUNOS SEGUIRAM DE MANEIRA POSITIVA AS EXPLANAÇÕES DESENVOLVIDAS NO AMBIENTE DE AULA" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "REDAÇÃO, ENEM, ESCRITA, PROCESSO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID4811_20102020072054.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS MARQUES SILVA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS MARQUES." "autor_email" => "matheusmarquesnas@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "5f24bdf2d5358_31072020_215722.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69427 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1573 "inscrito_id" => 4811 "titulo" => "REDAÇÃO DO ENEM, O MONSTRO INEXISTENTE: UMA ESCRITA SEM MITOS NO CURSINHO PRÉ VESTIBULAR" "resumo" => "O OBJETIVO DESSE TRABALHO, PARA TANTO, SE CONSTITUI NA ANÁLISE DE DUAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DA TIPOLOGIA DISSERTATIVA-ARGUMENTATIVA, FORAM DESENVOLVIDAS EM TURMAS DO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, VEICULADA A PRO REITORIA DE ENSINO E EXTENSÃO, O CURSO COM CARÁTER VOLUNTÁRIO ATENDE PESSOAS QUE CONCLUÍRAM E/OU ESTÃO CONCLUINDO O ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DA PARAÍBA, PRETENDE-SE ASSIM OBSERVAR O PROCESSO DE ESCRITA COM ÊNFASE NA ESTRUTURA TEXTUAL DESSE TIPO TEXTUAL EXIGIDO PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). DESSE MODO, ABORDAMOS, O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA POR MEIO DE DISCUSSÕES E ABORDAGENS REFERENTE A PRÁTICA DA ESCRITA PROCESSUAL APRESENTADAS EM SALA PELO PROFESSOR VOLUNTÁRIO. O CORPUS DESSE TRABALHO SE CONSTITUI NA ESCRITA ENQUANTO PROCESSO, FINCADO NAS ETAPAS DE REESCRITA, COM BASE NA ESTRUTURA TEXTUAL, OU SEJA, A PARTIR DAS EXPLANAÇÕES EM SALA DE AULA, OS ALUNOS DESENVOLVIAM SUAS PRODUÇÕES DE ACORDO COM EXPLANAÇÕES AFERIDAS, NA SUA APLICAÇÃO NA PRODUÇÃO DOS ESTUDANTES, ASSIM, OBSERVA-SE QUE O MÉTODO GERA RESULTADOS ASSERTIVOS. . AS BASES TEÓRICAS UTILIZADAS FORAM AS DE PEREIRA (2009), GARCEZ (2004), SERAFINI (1992), GUEDES (2009), AGUSTINI E BORGES (2013), ANTUNES (2005), GERALDI (1984) E KOCH (2003), ENTRE OUTROS. ADEMAIS, AVERIGUOU-SE QUE OS ALUNOS AO DEPARAR-SE COM A PRODUÇÃO DE TEXTO APRESENTAVAM MEDOS E INCERTEZAS, CONFIGURA-SE COM O RESULTADO DA PRÁTICA DA ESCRITA ARTIFICIAL E SEM ORIENTAÇÃO PRÉVIA. NÃO OBSTANTE, OS RESULTADOS AFERIDOS CONSTITUEM-SE ASSERTIVOS, OS ALUNOS SEGUIRAM DE MANEIRA POSITIVA AS EXPLANAÇÕES DESENVOLVIDAS NO AMBIENTE DE AULA" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "REDAÇÃO, ENEM, ESCRITA, PROCESSO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID4811_20102020072054.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS MARQUES SILVA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS MARQUES." "autor_email" => "matheusmarquesnas@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "5f24bdf2d5358_31072020_215722.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }