REELABORAÇÕES SUCESSIVAS DO ENEM:
FUNÇÃO INTRÍNSECA, OBJETIVOS TRANSITÓRIOS.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69432 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2197 "inscrito_id" => 6085 "titulo" => """ REELABORAÇÕES SUCESSIVAS DO ENEM: \r\n FUNÇÃO INTRÍNSECA, OBJETIVOS TRANSITÓRIOS. """ "resumo" => "O ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO ACERCA DO PROCESSO DE CRIAÇÃO, LEGITIMAÇÃO E REFORMULAÇÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), CRIADO SOB O PRETEXTO DE AVALIAR O ENSINO MÉDIO E SUBSIDIAR SUA MELHORIA. O OBJETIVO É DESVELAR A FUNÇÃO INTRÍNSECA DO EXAME, A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PERCURSO HISTÓRICO DESSA POLÍTICA EDUCACIONAL, QUE PASSOU A EXERCER COM ALTA LEGITIMAÇÃO A ATRIBUIÇÃO DOS TRADICIONAIS EXAMES VESTIBULARES. PARA TAL, O REFERENCIAL TEÓRICO CONTEMPLA: BOURDIEU (2014; 2016); BOURDIEU E PASSERON (2012; 2015); FREITAS ET AL (2014); NASCIMENTO (2018); NOGUEIRA E NOGUEIRA (2016); SOUZA E OLIVEIRA (2003). COM ABORDAGEM PREDOMINANTEMENTE QUALITATIVA, ESTE ARTIGO COMPÕE-SE DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL COM BASE NO CORPUS: PORTARIA MEC Nº 438/1998; PORTARIA INEP Nº 109/2009; PROPOSTA DO MEC À ANDIFES; PORTARIA MEC Nº 468/2017; E PORTARIA MEC Nº 458/2020. OS EXAMES – A EXEMPLO DO ENEM – SÃO MECANISMOS PRÓPRIOS DE SISTEMAS DE ENSINO DESIGUAIS, CUJA FUNÇÃO PRECÍPUA AINDA É ELIMINAR CANDIDATOS, POR MEIO DE UM PROCESSO DE SELEÇÃO DOS FUTUROS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. IDENTIFICA-SE QUE, APESAR DE O ENEM OPERAR COM LEGITIMAÇÃO MUITO SUPERIOR À DOS VESTIBULARES TRADICIONAIS, SUA ATRIBUIÇÃO DE EXAME NÃO FOI PROPÍCIA PARA SUBSIDIAR A MELHORIA DO ENSINO MÉDIO, CUJAS MATRÍCULAS SE RETRAEM DESDE 2005. OS OBJETIVOS EXPRESSOS DO EXAME FORAM SEGUIDAMENTE REELABORADOS, MAS SUA FUNÇÃO INTRÍNSECA CONSERVADA, PORQUANTO JÁ ESTAVA PRENUNCIADA NA SUA CRIAÇÃO E FORMALIZADA JÁ POR OCASIÃO DA PRIMEIRA REELABORAÇÃO DE SEUS OBJETIVOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "EXAMES EM LARGA ESCALA, ENEM, LEGITIMAÇÃO, SELEÇÃO E ELIMINAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID6085_29092020202658.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUVENILTO SOARES NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JUVENILTO" "autor_email" => "100nilton@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "5f73c057ebd98_29092020_201639.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69432 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2197 "inscrito_id" => 6085 "titulo" => """ REELABORAÇÕES SUCESSIVAS DO ENEM: \r\n FUNÇÃO INTRÍNSECA, OBJETIVOS TRANSITÓRIOS. """ "resumo" => "O ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO ACERCA DO PROCESSO DE CRIAÇÃO, LEGITIMAÇÃO E REFORMULAÇÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), CRIADO SOB O PRETEXTO DE AVALIAR O ENSINO MÉDIO E SUBSIDIAR SUA MELHORIA. O OBJETIVO É DESVELAR A FUNÇÃO INTRÍNSECA DO EXAME, A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PERCURSO HISTÓRICO DESSA POLÍTICA EDUCACIONAL, QUE PASSOU A EXERCER COM ALTA LEGITIMAÇÃO A ATRIBUIÇÃO DOS TRADICIONAIS EXAMES VESTIBULARES. PARA TAL, O REFERENCIAL TEÓRICO CONTEMPLA: BOURDIEU (2014; 2016); BOURDIEU E PASSERON (2012; 2015); FREITAS ET AL (2014); NASCIMENTO (2018); NOGUEIRA E NOGUEIRA (2016); SOUZA E OLIVEIRA (2003). COM ABORDAGEM PREDOMINANTEMENTE QUALITATIVA, ESTE ARTIGO COMPÕE-SE DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL COM BASE NO CORPUS: PORTARIA MEC Nº 438/1998; PORTARIA INEP Nº 109/2009; PROPOSTA DO MEC À ANDIFES; PORTARIA MEC Nº 468/2017; E PORTARIA MEC Nº 458/2020. OS EXAMES – A EXEMPLO DO ENEM – SÃO MECANISMOS PRÓPRIOS DE SISTEMAS DE ENSINO DESIGUAIS, CUJA FUNÇÃO PRECÍPUA AINDA É ELIMINAR CANDIDATOS, POR MEIO DE UM PROCESSO DE SELEÇÃO DOS FUTUROS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. IDENTIFICA-SE QUE, APESAR DE O ENEM OPERAR COM LEGITIMAÇÃO MUITO SUPERIOR À DOS VESTIBULARES TRADICIONAIS, SUA ATRIBUIÇÃO DE EXAME NÃO FOI PROPÍCIA PARA SUBSIDIAR A MELHORIA DO ENSINO MÉDIO, CUJAS MATRÍCULAS SE RETRAEM DESDE 2005. OS OBJETIVOS EXPRESSOS DO EXAME FORAM SEGUIDAMENTE REELABORADOS, MAS SUA FUNÇÃO INTRÍNSECA CONSERVADA, PORQUANTO JÁ ESTAVA PRENUNCIADA NA SUA CRIAÇÃO E FORMALIZADA JÁ POR OCASIÃO DA PRIMEIRA REELABORAÇÃO DE SEUS OBJETIVOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "EXAMES EM LARGA ESCALA, ENEM, LEGITIMAÇÃO, SELEÇÃO E ELIMINAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID6085_29092020202658.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUVENILTO SOARES NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JUVENILTO" "autor_email" => "100nilton@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "5f73c057ebd98_29092020_201639.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }