REFLEXÕES ACERCA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69439 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1186 "inscrito_id" => 6259 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O INGRESSO CRESCENTE DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES), TEM SIDO TEMA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. ESTE FATO É DECORRENTE DA EXISTÊNCIA DE LEIS E AÇÕES QUE SÃO DESENVOLVIDAS PARA A INCLUSÃO DESSES ESTUDANTES, PORÉM HÁ INDÍCIOS DE QUE A EXCLUSÃO AINDA ULTRAPASSA A INCLUSÃO. DESSA FORMA, BUSCAMOS INVESTIGAR TRABALHOS QUE TROUXERAM A PRESENÇA DE ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO SUPERIOR, PROMOVENDO REFLEXÕES BASEADAS NAS REALIDADES RELATADAS POR ESSES AUTORES. TRATA-SE DE UM TRABALHO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, VISTO QUE OS DADOS A SEREM ANALISADOS SÃO DESCRITIVOS E A METODOLOGIA ADOTADA FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. PARA ATENDER AO OBJETIVO, FORAM LIDOS INTEGRALMENTE NOVE ARTIGOS, QUE FORNECERAM INFORMAÇÕES SOBRE OS PROCESSOS DE INCLUSÃO, DE APRENDIZAGEM E SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ESSES ESTUDANTES, O QUE ORIGINOU AS CATEGORIAS A SEREM DISCUTIDAS. NO ALCANCE DOS PRINCIPAIS RESULTADOS INFERIMOS A NECESSIDADE DO POSICIONAMENTO DAS IES FRENTE A DEMANDA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A IMPORTÂNCIA DE SEREM LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO AS INDIVIDUALIDADES DE CADA ALUNO. ESPERAMOS COM AS REFLEXÕES AQUI PROPOSTAS INCENTIVAR A REALIZAÇÃO DE NOVAS PESQUISAS NA ÁREA, ALÉM DE POSSIBILITAR A EDUCADORES E OUTROS PROFISSIONAIS DAS IES TEREM UM NOVO OLHAR PARA SEUS ALUNOS, PROMOVENDO UMA VERDADEIRA INCLUSÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "AUTISMO, ENSINO SUPERIOR, INCLUSÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID6259_31082020212832.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA APARECIDA DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA ASSIS" "autor_email" => "elisangelaemalu@hotmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS (FESL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69439 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1186 "inscrito_id" => 6259 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O INGRESSO CRESCENTE DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES), TEM SIDO TEMA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. ESTE FATO É DECORRENTE DA EXISTÊNCIA DE LEIS E AÇÕES QUE SÃO DESENVOLVIDAS PARA A INCLUSÃO DESSES ESTUDANTES, PORÉM HÁ INDÍCIOS DE QUE A EXCLUSÃO AINDA ULTRAPASSA A INCLUSÃO. DESSA FORMA, BUSCAMOS INVESTIGAR TRABALHOS QUE TROUXERAM A PRESENÇA DE ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO SUPERIOR, PROMOVENDO REFLEXÕES BASEADAS NAS REALIDADES RELATADAS POR ESSES AUTORES. TRATA-SE DE UM TRABALHO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, VISTO QUE OS DADOS A SEREM ANALISADOS SÃO DESCRITIVOS E A METODOLOGIA ADOTADA FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. PARA ATENDER AO OBJETIVO, FORAM LIDOS INTEGRALMENTE NOVE ARTIGOS, QUE FORNECERAM INFORMAÇÕES SOBRE OS PROCESSOS DE INCLUSÃO, DE APRENDIZAGEM E SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ESSES ESTUDANTES, O QUE ORIGINOU AS CATEGORIAS A SEREM DISCUTIDAS. NO ALCANCE DOS PRINCIPAIS RESULTADOS INFERIMOS A NECESSIDADE DO POSICIONAMENTO DAS IES FRENTE A DEMANDA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A IMPORTÂNCIA DE SEREM LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO AS INDIVIDUALIDADES DE CADA ALUNO. ESPERAMOS COM AS REFLEXÕES AQUI PROPOSTAS INCENTIVAR A REALIZAÇÃO DE NOVAS PESQUISAS NA ÁREA, ALÉM DE POSSIBILITAR A EDUCADORES E OUTROS PROFISSIONAIS DAS IES TEREM UM NOVO OLHAR PARA SEUS ALUNOS, PROMOVENDO UMA VERDADEIRA INCLUSÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "AUTISMO, ENSINO SUPERIOR, INCLUSÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID6259_31082020212832.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA APARECIDA DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA ASSIS" "autor_email" => "elisangelaemalu@hotmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS (FESL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }