UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO PÓS-MODERNO NO CONTEXTO DE AMBIENTES DIGITAIS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69646 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1502 "inscrito_id" => 5582 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO PÓS-MODERNO NO CONTEXTO DE AMBIENTES DIGITAIS" "resumo" => "O AVANÇO E A POPULARIZAÇÃO DA INTERNET, TEM TORNADO O AMBIENTE ONLINE ESPAÇO DE COMUNIDADES PSEUDOCIENTÍFICAS, CHARLATÃES E NEGACIONISTAS. ESTE TRABALHO PARTE DA NOSSA INQUIETAÇÃO: AS CONCEPÇÕES CIENTÍFICAS PÓS-MODERNAS SÃO SUFICIENTES PARA EXPLICAR O MOMENTO HISTÓRICO-SOCIAL EM QUE SE DÁ O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ATUALIDADE? A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO INTRODUZIDA POR LAURENCE BARDIN E DO ESTUDO DO PENSAMENTO PÓS-MODERNO, MAIS ESPECIFICAMENTE DA PÓS-VERDADE. BUSCOU-SE INVESTIGAR CINCO VÍDEOS DE YOUTUBERS QUE ABORDAM TEMAS CONTROVERSOS DA CIÊNCIA EM SEUS CANAIS, COMO FORMA DE IDENTIFICAR COMO OS ELEMENTOS DA PÓS-VERDADE APARECEM NESSES VÍDEOS. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE EM TODOS OS VÍDEOS, ASSUMEM-SE POSTURAS NEGACIONISTA E/OU DISTORCIDAS DA CIÊNCIA E DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, ALÉM DE UMA SELEÇÃO MINUCIOSA DE PALAVRAS E ARGUMENTOS PARA COMPROVAR POSICIONAMENTOS RADICAIS, SUBJETIVOS E PESSOAIS. OS RESULTADOS DESTE TRABALHO SÃO PRELIMINARES E NOS PERMITEM PENSAR EM NOVAS ETAPAS DE PESQUISA PARA ANALISAR COMO O FENÔMENO DA PÓS-VERDADE INTERFERE NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ASSIM COMO INVESTIGAR COMO SE DÁ A RELAÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NUMA SOCIEDADE ALTAMENTE DIGITALIZADA E CONECTADA, COM CONEXÕES E INFORMAÇÕES INSTANTÂNEAS E COMO OS JOVENS ESTUDANTES SE COLOCAM COMO INDIVÍDUOS EM MEIO HÁ UMA INTENSA REDE DE DADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PÓS-VERDADE, , PÓS-MODERNIDADE, ANÁLISE DE CONTEÚDO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID5582_01092020213510.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA MARIA AMORIM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LÍVIA AMORIM" "autor_email" => "amorimsmlivi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69646 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1502 "inscrito_id" => 5582 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO PÓS-MODERNO NO CONTEXTO DE AMBIENTES DIGITAIS" "resumo" => "O AVANÇO E A POPULARIZAÇÃO DA INTERNET, TEM TORNADO O AMBIENTE ONLINE ESPAÇO DE COMUNIDADES PSEUDOCIENTÍFICAS, CHARLATÃES E NEGACIONISTAS. ESTE TRABALHO PARTE DA NOSSA INQUIETAÇÃO: AS CONCEPÇÕES CIENTÍFICAS PÓS-MODERNAS SÃO SUFICIENTES PARA EXPLICAR O MOMENTO HISTÓRICO-SOCIAL EM QUE SE DÁ O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ATUALIDADE? A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO INTRODUZIDA POR LAURENCE BARDIN E DO ESTUDO DO PENSAMENTO PÓS-MODERNO, MAIS ESPECIFICAMENTE DA PÓS-VERDADE. BUSCOU-SE INVESTIGAR CINCO VÍDEOS DE YOUTUBERS QUE ABORDAM TEMAS CONTROVERSOS DA CIÊNCIA EM SEUS CANAIS, COMO FORMA DE IDENTIFICAR COMO OS ELEMENTOS DA PÓS-VERDADE APARECEM NESSES VÍDEOS. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE EM TODOS OS VÍDEOS, ASSUMEM-SE POSTURAS NEGACIONISTA E/OU DISTORCIDAS DA CIÊNCIA E DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, ALÉM DE UMA SELEÇÃO MINUCIOSA DE PALAVRAS E ARGUMENTOS PARA COMPROVAR POSICIONAMENTOS RADICAIS, SUBJETIVOS E PESSOAIS. OS RESULTADOS DESTE TRABALHO SÃO PRELIMINARES E NOS PERMITEM PENSAR EM NOVAS ETAPAS DE PESQUISA PARA ANALISAR COMO O FENÔMENO DA PÓS-VERDADE INTERFERE NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ASSIM COMO INVESTIGAR COMO SE DÁ A RELAÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NUMA SOCIEDADE ALTAMENTE DIGITALIZADA E CONECTADA, COM CONEXÕES E INFORMAÇÕES INSTANTÂNEAS E COMO OS JOVENS ESTUDANTES SE COLOCAM COMO INDIVÍDUOS EM MEIO HÁ UMA INTENSA REDE DE DADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PÓS-VERDADE, , PÓS-MODERNIDADE, ANÁLISE DE CONTEÚDO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID5582_01092020213510.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA MARIA AMORIM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LÍVIA AMORIM" "autor_email" => "amorimsmlivi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }