SABERES E FAZERES DOCENTES: O ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69527 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2853 "inscrito_id" => 6506 "titulo" => "SABERES E FAZERES DOCENTES: O ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO." "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO SOCIALIZAR MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NO MUNICÍPIO DE SERRA, ACERCA DAS POTENCIALIDADES DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA O TRABALHO COM A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ. PARTE-SE DO PRESSUPOSTO QUE GRUPOS SOCIAIS FORAM SEGREGADOS POR MEIO DE PRÁTICAS E PADRÕES DE NORMALIDADE REFERENCIADOS PELOS PRINCÍPIOS DE GRUPOS DOMINANTES. ASSIM, PARTINDO DO CENÁRIO DE DISCÓRDIA E VIOLÊNCIA QUE, VIA DE REGRA, ASSOLA A MAIORIA DAS ESCOLAS, QUANDO SE TRATA DO ASSUNTO DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, SITUAMOS NOSSOS ESTUDOS E REFLEXÕES, NA PRETENSÃO DE CONTRIBUIR PARA QUE ESSA TEMÁTICA SAIA DA MARGINALIDADE E SE TORNE PROTAGONISTA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS ENGLOBARAM RASTREAMENTO BIBLIOGRÁFICO E REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM DOCENTES ELEITOS COMO SUJEITOS DA PESQUISA. PRIORIZOU-SE A METODOLOGIA DA HISTÓRIA ORAL TEMÁTICA, DOCUMENTANDO NARRATIVAS E MEMÓRIAS DOCENTES DE EXPERIÊNCIAS OU PROCESSOS ESPECÍFICOS VIVENCIADOS PELOS ENTREVISTADOS ACERCA DA TEMÁTICA EM FOCO. A PARTIR DAS NARRATIVAS DOS PROFESSORES, ESSE ESTUDO SE PROPÔS ANALISAR PRÁTICAS E A DISCUTIR ELEMENTOS QUE AUXILIEM NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE EM DEFESA DA DIFERENÇA E PROTAGONISMO JUVENIL, FAZENDO COM QUE O DIREITO À LIBERDADE SEJA A BANDEIRA DE LUTA DE TODOS OS ESTUDANTES. OS RESULTADOS, ATÉ ENTÃO OBTIDOS, SINALIZAM QUE OS PROFESSORES VEM TRABALHANDO DIFERENTES VISÕES SOBRE A SEXUALIDADE E GÊNERO BUSCANDO POTENCIALIZAR A CULTURA DE PAZ NA COMUNIDADE ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, ENSINO DE HISTÓRIA, NARRATIVAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID6506_01102020233612.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYLLA CORRÊA TEIXEIRA VERVLOET" "autor_nome_curto" => "LAYLLA VERVLOET" "autor_email" => "layllatvervloet@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69527 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2853 "inscrito_id" => 6506 "titulo" => "SABERES E FAZERES DOCENTES: O ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO." "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO SOCIALIZAR MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NO MUNICÍPIO DE SERRA, ACERCA DAS POTENCIALIDADES DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA O TRABALHO COM A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ. PARTE-SE DO PRESSUPOSTO QUE GRUPOS SOCIAIS FORAM SEGREGADOS POR MEIO DE PRÁTICAS E PADRÕES DE NORMALIDADE REFERENCIADOS PELOS PRINCÍPIOS DE GRUPOS DOMINANTES. ASSIM, PARTINDO DO CENÁRIO DE DISCÓRDIA E VIOLÊNCIA QUE, VIA DE REGRA, ASSOLA A MAIORIA DAS ESCOLAS, QUANDO SE TRATA DO ASSUNTO DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, SITUAMOS NOSSOS ESTUDOS E REFLEXÕES, NA PRETENSÃO DE CONTRIBUIR PARA QUE ESSA TEMÁTICA SAIA DA MARGINALIDADE E SE TORNE PROTAGONISTA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS ENGLOBARAM RASTREAMENTO BIBLIOGRÁFICO E REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM DOCENTES ELEITOS COMO SUJEITOS DA PESQUISA. PRIORIZOU-SE A METODOLOGIA DA HISTÓRIA ORAL TEMÁTICA, DOCUMENTANDO NARRATIVAS E MEMÓRIAS DOCENTES DE EXPERIÊNCIAS OU PROCESSOS ESPECÍFICOS VIVENCIADOS PELOS ENTREVISTADOS ACERCA DA TEMÁTICA EM FOCO. A PARTIR DAS NARRATIVAS DOS PROFESSORES, ESSE ESTUDO SE PROPÔS ANALISAR PRÁTICAS E A DISCUTIR ELEMENTOS QUE AUXILIEM NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE EM DEFESA DA DIFERENÇA E PROTAGONISMO JUVENIL, FAZENDO COM QUE O DIREITO À LIBERDADE SEJA A BANDEIRA DE LUTA DE TODOS OS ESTUDANTES. OS RESULTADOS, ATÉ ENTÃO OBTIDOS, SINALIZAM QUE OS PROFESSORES VEM TRABALHANDO DIFERENTES VISÕES SOBRE A SEXUALIDADE E GÊNERO BUSCANDO POTENCIALIZAR A CULTURA DE PAZ NA COMUNIDADE ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, ENSINO DE HISTÓRIA, NARRATIVAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID6506_01102020233612.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYLLA CORRÊA TEIXEIRA VERVLOET" "autor_nome_curto" => "LAYLLA VERVLOET" "autor_email" => "layllatvervloet@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }