SENSO DE MEDIDA: UMA ESCUTA DO QUE DIZEM E FAZEM AS CRIANÇAS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69541 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2711 "inscrito_id" => 2064 "titulo" => "SENSO DE MEDIDA: UMA ESCUTA DO QUE DIZEM E FAZEM AS CRIANÇAS" "resumo" => """ RESUMO\r\n O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVOS ANALISAR OS ASPECTOS DO CAMPO CONCEITUAL DO SENSO DE MEDIDA SOB A PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS, BEM COMO, DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DA TEMÁTICA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E PARA A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES DA VIDA COTIDIANA. ESTE ESTUDO EXPLORATÓRIO E DE ABORDAGEM QUALITATIVA FOI DESENVOLVIDO COM DUAS CRIANÇAS DE 3 E 6 ANOS DE IDADE E ANALISADO COM BASE EM REFERENCIAIS TEÓRICOS COMO LORENZATO (2011), PNAIC (2014), RCNEI (1998), BNCC (2017). APESAR DA AÇÃO DE MEDIR ESTAR PRESENTE NO COTIDIANO DA CRIANÇA É PRECISO QUE, NO CAMPO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS, INICIALMENTE, AS EXPERIÊNCIAS COM SENSO DE MEDIDA, SEJAM VIVENCIADAS DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS QUE SEJAM PLANEJADAS PARA AS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS JUNTO COM AS CRIANÇAS. DESSA MANEIRA, É POSSÍVEL TRABALHAR COM SENSO DE MEDIDA NOS DIFERENTES CAMPOS DE SABER, ATRAVÉS DE PRÁTICAS QUE PRIORIZEM E TAMBÉM AMPLIEM AS EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO DAS CRIANÇAS. COM ESTE TRABALHO CONCLUÍMOS QUE EXISTE A NECESSIDADE DA APLICAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM SALA DE AULA, AINDA QUE A ABORDAGEM DESTE TEMA, PARA ALGUNS PROFESSORES, SEJA POUCO RELEVANTE, NÃO DIMINUI A SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR E PARA A VIDA, ALÉM DISSO, É IMPRESCINDÍVEL PARA O SEU DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, PROFISSIONAL E PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA POR MEIO DA AMPLIAÇÃO DA CONCEITUALIZAÇÃO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "SENSO DE MEDIDA,, GRANDEZAS E MEDIDAS,, ESCUTA DAS CRIANÇAS,, PRÁTICAS EDUCATIVAS,, MATEMÁTICA NA INFÂNCIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA13_ID2064_01102020214019.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDEANE HILGLLEY ALVES DA SILVA " "autor_nome_curto" => "GILDEANE ALVES" "autor_email" => "gilhilglley@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE " "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69541 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2711 "inscrito_id" => 2064 "titulo" => "SENSO DE MEDIDA: UMA ESCUTA DO QUE DIZEM E FAZEM AS CRIANÇAS" "resumo" => """ RESUMO\r\n O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVOS ANALISAR OS ASPECTOS DO CAMPO CONCEITUAL DO SENSO DE MEDIDA SOB A PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS, BEM COMO, DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DA TEMÁTICA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E PARA A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES DA VIDA COTIDIANA. ESTE ESTUDO EXPLORATÓRIO E DE ABORDAGEM QUALITATIVA FOI DESENVOLVIDO COM DUAS CRIANÇAS DE 3 E 6 ANOS DE IDADE E ANALISADO COM BASE EM REFERENCIAIS TEÓRICOS COMO LORENZATO (2011), PNAIC (2014), RCNEI (1998), BNCC (2017). APESAR DA AÇÃO DE MEDIR ESTAR PRESENTE NO COTIDIANO DA CRIANÇA É PRECISO QUE, NO CAMPO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS, INICIALMENTE, AS EXPERIÊNCIAS COM SENSO DE MEDIDA, SEJAM VIVENCIADAS DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS QUE SEJAM PLANEJADAS PARA AS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS JUNTO COM AS CRIANÇAS. DESSA MANEIRA, É POSSÍVEL TRABALHAR COM SENSO DE MEDIDA NOS DIFERENTES CAMPOS DE SABER, ATRAVÉS DE PRÁTICAS QUE PRIORIZEM E TAMBÉM AMPLIEM AS EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO DAS CRIANÇAS. COM ESTE TRABALHO CONCLUÍMOS QUE EXISTE A NECESSIDADE DA APLICAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM SALA DE AULA, AINDA QUE A ABORDAGEM DESTE TEMA, PARA ALGUNS PROFESSORES, SEJA POUCO RELEVANTE, NÃO DIMINUI A SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR E PARA A VIDA, ALÉM DISSO, É IMPRESCINDÍVEL PARA O SEU DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, PROFISSIONAL E PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA POR MEIO DA AMPLIAÇÃO DA CONCEITUALIZAÇÃO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "SENSO DE MEDIDA,, GRANDEZAS E MEDIDAS,, ESCUTA DAS CRIANÇAS,, PRÁTICAS EDUCATIVAS,, MATEMÁTICA NA INFÂNCIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA13_ID2064_01102020214019.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDEANE HILGLLEY ALVES DA SILVA " "autor_nome_curto" => "GILDEANE ALVES" "autor_email" => "gilhilglley@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE " "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }