TÉCNICAS DE CÁLCULO MENTAL MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69573 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2691 "inscrito_id" => 7454 "titulo" => "TÉCNICAS DE CÁLCULO MENTAL MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER RELATO DAS DEMANDAS EXPRESSAS EM UMA PROPOSTA DE TRABALHO JÁ REALIZADAS, AS QUAIS VERSAM SOBRE O OBJETIVO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/UEMA, QUE TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR PARA COMPREENDER TÉCNICAS/MÉTODO DE ESTUDO PARA ESTIMULAR O CÁLCULO MENTAL, E POSSIBILITAR O EXERCÍCIO DE CAPACIDADES MENTAIS COMO MEMÓRIA, DEDUÇÃO E ANÁLISE. ANALISAR MÉTODOS QUE FACILITEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A PARTIR DO CÁLCULO MENTAL. INVESTIGAR TÉCNICAS ESTRATÉGICAS FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO MENTAL NA/PARA VIDA DO EDUCANDO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, JÁ QUE ENTENDEMOS QUE NÃO HÁ DÚVIDA QUANTO À UTILIDADE DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NA NOSSA ROTINA DIÁRIA. PARA QUE ESTE CONHECIMENTO FIQUE PRÓXIMO DESSA REALIDADE, O ENSINO DA MATEMÁTICA DEVE ESTAR INTEGRADO AO COTIDIANO DO ALUNO DE FORMA PRAZEROSA, SEM GERAR MEDO, SENTIMENTO DE AVERSÃO OU TEMOR PARA COM O ESTUDO DA MATEMÁTICA. OS RESULTADOS DE PESQUISAS APONTAM QUE O CÁLCULO MENTAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ESTÁ INSERIDO COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO QUE DEVE BUSCAR DESENVOLVER NAS CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS, AS HABILIDADES DE RAPIDEZ, SEGURANÇA, PRECISÃO, CAPACIDADE DE ESTIMAR, EXERCITANDO A MEMÓRIA E FORTALECENDO O RACIOCÍNIO, AGUÇANDO A INTELIGÊNCIA, FAZENDO ASSIM UMA CONSIDERÁVEL E IMPORTANTE DIFERENÇA NO ENSINO, QUANTO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS PARA O ALUNO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CÁLCULO MENTAL.., CÁLCULO RÁPIDO., ENSINO-APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID7454_01102020212613.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DE JESUS NOVAIS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ NOVAIS" "autor_email" => "josenovaes_matematica@hot" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "5f7f97ebad0ca_08102020_195123.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69573 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2691 "inscrito_id" => 7454 "titulo" => "TÉCNICAS DE CÁLCULO MENTAL MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER RELATO DAS DEMANDAS EXPRESSAS EM UMA PROPOSTA DE TRABALHO JÁ REALIZADAS, AS QUAIS VERSAM SOBRE O OBJETIVO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/UEMA, QUE TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR PARA COMPREENDER TÉCNICAS/MÉTODO DE ESTUDO PARA ESTIMULAR O CÁLCULO MENTAL, E POSSIBILITAR O EXERCÍCIO DE CAPACIDADES MENTAIS COMO MEMÓRIA, DEDUÇÃO E ANÁLISE. ANALISAR MÉTODOS QUE FACILITEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A PARTIR DO CÁLCULO MENTAL. INVESTIGAR TÉCNICAS ESTRATÉGICAS FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO MENTAL NA/PARA VIDA DO EDUCANDO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, JÁ QUE ENTENDEMOS QUE NÃO HÁ DÚVIDA QUANTO À UTILIDADE DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NA NOSSA ROTINA DIÁRIA. PARA QUE ESTE CONHECIMENTO FIQUE PRÓXIMO DESSA REALIDADE, O ENSINO DA MATEMÁTICA DEVE ESTAR INTEGRADO AO COTIDIANO DO ALUNO DE FORMA PRAZEROSA, SEM GERAR MEDO, SENTIMENTO DE AVERSÃO OU TEMOR PARA COM O ESTUDO DA MATEMÁTICA. OS RESULTADOS DE PESQUISAS APONTAM QUE O CÁLCULO MENTAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ESTÁ INSERIDO COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO QUE DEVE BUSCAR DESENVOLVER NAS CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS, AS HABILIDADES DE RAPIDEZ, SEGURANÇA, PRECISÃO, CAPACIDADE DE ESTIMAR, EXERCITANDO A MEMÓRIA E FORTALECENDO O RACIOCÍNIO, AGUÇANDO A INTELIGÊNCIA, FAZENDO ASSIM UMA CONSIDERÁVEL E IMPORTANTE DIFERENÇA NO ENSINO, QUANTO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS PARA O ALUNO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CÁLCULO MENTAL.., CÁLCULO RÁPIDO., ENSINO-APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID7454_01102020212613.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DE JESUS NOVAIS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ NOVAIS" "autor_email" => "josenovaes_matematica@hot" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "5f7f97ebad0ca_08102020_195123.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }