UTILIZEI A ARTE! SOU DIDÁTICO? PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS ANÁTOMO-FUNCIONAIS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69693 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2511 "inscrito_id" => 6836 "titulo" => "UTILIZEI A ARTE! SOU DIDÁTICO? PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS ANÁTOMO-FUNCIONAIS" "resumo" => "ENTRE VÁRIAS FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A AVALIAÇÃO LÚDICA É UM ARTIFÍCIO PEDAGÓGICO QUE SUPERVALORIZAR O ENSINO REFLEXIVO E HUMANIZADO, APROXIMANDO O ALUNO DO CONTEÚDO APRESENTADO EM SALA DE AULA. NO ENSINO DE ANATOMIA, MUITOS CURSOS POSSUEM AUSÊNCIAS DE MODELOS ANATÔMICOS COMERCIAIS E REAIS PARA EXPOSIÇÃO EM AULA, DIFICULTANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ALUNOS. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O EFEITO DO USO DA ARTE PARA O PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS ANÁTOMO-FUNCIONAIS. PARTICIPARAM NA PESQUISA 40 ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI BASEADO NO ESTUDO DE CASO, POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DE AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS, COM USO DE UMA BONECA COMERCIAL PARA ESTUDAR O SISTEMA ÓSSEO, PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS. COMO RESULTADO, NOTOU-SE A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE COMO UMA FERRAMENTA PARCIALMENTE INCLUSIVA E HUMANIZADA, ALÉM DE IMPORTANTE COMO SUBSÍDIO NO ENSINO DE ANATOMIA, QUANDO AUSENTES PEÇAS ANATÔMICAS NA INSTITUIÇÃO. POR FIM, O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO AINDA PRECISA COMPREENDER, DE FATO, O CONCEITO E APLICABILIDADE ADEQUADA DE CADA TIPO DE INSTRUMENTO AVALIATIVO, POIS AINDA EXISTE O PENSAMENTO ERRADO E NEGATIVO QUANDO COMPARADO A AVALIAÇÃO TRADICIONAL E LÚDICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "ENSINO, INCLUSÃO, ANATOMIA, LÚDICO, AVALIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID6836_01102020154612.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMESON FARIAS ARAUJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "EMESON FARIAS" "autor_email" => "emeson.araujo.santos@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69693 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2511 "inscrito_id" => 6836 "titulo" => "UTILIZEI A ARTE! SOU DIDÁTICO? PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS ANÁTOMO-FUNCIONAIS" "resumo" => "ENTRE VÁRIAS FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A AVALIAÇÃO LÚDICA É UM ARTIFÍCIO PEDAGÓGICO QUE SUPERVALORIZAR O ENSINO REFLEXIVO E HUMANIZADO, APROXIMANDO O ALUNO DO CONTEÚDO APRESENTADO EM SALA DE AULA. NO ENSINO DE ANATOMIA, MUITOS CURSOS POSSUEM AUSÊNCIAS DE MODELOS ANATÔMICOS COMERCIAIS E REAIS PARA EXPOSIÇÃO EM AULA, DIFICULTANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ALUNOS. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O EFEITO DO USO DA ARTE PARA O PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS ANÁTOMO-FUNCIONAIS. PARTICIPARAM NA PESQUISA 40 ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI BASEADO NO ESTUDO DE CASO, POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DE AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS, COM USO DE UMA BONECA COMERCIAL PARA ESTUDAR O SISTEMA ÓSSEO, PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS. COMO RESULTADO, NOTOU-SE A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE COMO UMA FERRAMENTA PARCIALMENTE INCLUSIVA E HUMANIZADA, ALÉM DE IMPORTANTE COMO SUBSÍDIO NO ENSINO DE ANATOMIA, QUANDO AUSENTES PEÇAS ANATÔMICAS NA INSTITUIÇÃO. POR FIM, O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO AINDA PRECISA COMPREENDER, DE FATO, O CONCEITO E APLICABILIDADE ADEQUADA DE CADA TIPO DE INSTRUMENTO AVALIATIVO, POIS AINDA EXISTE O PENSAMENTO ERRADO E NEGATIVO QUANDO COMPARADO A AVALIAÇÃO TRADICIONAL E LÚDICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "ENSINO, INCLUSÃO, ANATOMIA, LÚDICO, AVALIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID6836_01102020154612.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMESON FARIAS ARAUJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "EMESON FARIAS" "autor_email" => "emeson.araujo.santos@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }