TENDÊNCIA PEDAGÓGICA TECNICISTA E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO DO NOVO ENSINO MÉDIO REGULAR
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69590 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1802 "inscrito_id" => 6962 "titulo" => "TENDÊNCIA PEDAGÓGICA TECNICISTA E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO DO NOVO ENSINO MÉDIO REGULAR" "resumo" => "O TECNICISMO É UMA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA QUE VALORIZA A TÉCNICA E A REPRODUÇÃO SISTEMATIZADA ATRELADA ÀS CAPACIDADES E HABILIDADES DOS INDIVÍDUOS. O NOVO ENSINO MÉDIO APÓS A REFORMA PROPOSTA PELA LEI 13.415 DE 2017, POTENCIALIZOU DENTRO DA SUA MULTIPLICIDADE PEDAGÓGICA O SEU CARÁTER TECNICISTA, QUANDO LIMITOU À 1.800 HORAS A CARGA HORÁRIA TOTAL DAS DISCIPLINAS DISPOSTAS NA BNCC E INCORPOROU A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL COMPOSTA PELOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS COM 1.200 HORAS DO TOTAL DE 3.000 HORAS AO CURRÍCULO. TAL INCORPORAÇÃO CARACTERIZA O VIÉS TECNICISTA, MAS NO ENTENDIMENTO DO LEGISLADOR, O NOVO CURRÍCULO BUSCA ATENDER AO PROJETO DE VIDA DOS ESTUDANTES. ESTE TRABALHO OBJETIVA RELACIONAR O TECNICISMO COM O NOVO FORMATO DO ENSINO MÉDIO REGULAR, TEMA DE GRANDE RELEVÂNCIA PEDAGÓGICA E SOCIAL, ATRAVÉS DO MÉTODO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. AO FINAL DESTE TRABALHO CONCLUI-SE QUE O TECNICISMO EXERCE FORTE RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO E COM O CURRÍCULO NOVO DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS, MAS QUE APESAR DOS RISCOS DE MANUTENÇÃO SOCIAL, A FLEXIBILIDADE DO CURRÍCULO E AUTONOMIA PROPORCIONADA AOS ALUNOS NA ESCOLHA DOS ITINERÁRIOS SÃO PONTOS POSITIVOS ATRIBUÍDOS AO NOVO ENSINO MÉDIO, QUE DEVE ESTABELECER CRITÉRIOS BEM DEFINIDOS QUE PERPASSEM AS CARACTERÍSTICAS LOCAIS, SOCIAIS E ECONÔMICAS DO PÚBLICO, MAS PARA TANTO É NECESSÁRIO QUE HAJA UM PLANEJAMENTO CAPAZ DE CONTEMPLAR O COLETIVO E TAMBÉM O INDIVIDUAL, JÁ QUE A PROPOSTA DESSE NOVO FORMATO ESTÁ VINCULADA INTIMAMENTE AO PROJETO DE VIDA DA PESSOA ENQUANTO PARTE DE UM TODO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "TECNICISMO, CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID6962_15092020105303.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMÁRIO DIAS MOURA" "autor_nome_curto" => "ROMÁRIO" "autor_email" => "romariodmoura@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "5f6b79b2b1ff0_23092020_133706.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69590 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1802 "inscrito_id" => 6962 "titulo" => "TENDÊNCIA PEDAGÓGICA TECNICISTA E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO DO NOVO ENSINO MÉDIO REGULAR" "resumo" => "O TECNICISMO É UMA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA QUE VALORIZA A TÉCNICA E A REPRODUÇÃO SISTEMATIZADA ATRELADA ÀS CAPACIDADES E HABILIDADES DOS INDIVÍDUOS. O NOVO ENSINO MÉDIO APÓS A REFORMA PROPOSTA PELA LEI 13.415 DE 2017, POTENCIALIZOU DENTRO DA SUA MULTIPLICIDADE PEDAGÓGICA O SEU CARÁTER TECNICISTA, QUANDO LIMITOU À 1.800 HORAS A CARGA HORÁRIA TOTAL DAS DISCIPLINAS DISPOSTAS NA BNCC E INCORPOROU A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL COMPOSTA PELOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS COM 1.200 HORAS DO TOTAL DE 3.000 HORAS AO CURRÍCULO. TAL INCORPORAÇÃO CARACTERIZA O VIÉS TECNICISTA, MAS NO ENTENDIMENTO DO LEGISLADOR, O NOVO CURRÍCULO BUSCA ATENDER AO PROJETO DE VIDA DOS ESTUDANTES. ESTE TRABALHO OBJETIVA RELACIONAR O TECNICISMO COM O NOVO FORMATO DO ENSINO MÉDIO REGULAR, TEMA DE GRANDE RELEVÂNCIA PEDAGÓGICA E SOCIAL, ATRAVÉS DO MÉTODO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. AO FINAL DESTE TRABALHO CONCLUI-SE QUE O TECNICISMO EXERCE FORTE RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO E COM O CURRÍCULO NOVO DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS, MAS QUE APESAR DOS RISCOS DE MANUTENÇÃO SOCIAL, A FLEXIBILIDADE DO CURRÍCULO E AUTONOMIA PROPORCIONADA AOS ALUNOS NA ESCOLHA DOS ITINERÁRIOS SÃO PONTOS POSITIVOS ATRIBUÍDOS AO NOVO ENSINO MÉDIO, QUE DEVE ESTABELECER CRITÉRIOS BEM DEFINIDOS QUE PERPASSEM AS CARACTERÍSTICAS LOCAIS, SOCIAIS E ECONÔMICAS DO PÚBLICO, MAS PARA TANTO É NECESSÁRIO QUE HAJA UM PLANEJAMENTO CAPAZ DE CONTEMPLAR O COLETIVO E TAMBÉM O INDIVIDUAL, JÁ QUE A PROPOSTA DESSE NOVO FORMATO ESTÁ VINCULADA INTIMAMENTE AO PROJETO DE VIDA DA PESSOA ENQUANTO PARTE DE UM TODO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "TECNICISMO, CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID6962_15092020105303.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMÁRIO DIAS MOURA" "autor_nome_curto" => "ROMÁRIO" "autor_email" => "romariodmoura@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "5f6b79b2b1ff0_23092020_133706.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }