SILVA, Rosa Borges Da et al.. Trabalho, exteriorização e educação. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69613>. Acesso em: 25/11/2024 05:36
O PRESENTE RESUMO É RESULTADO PARCIAL DO PROJETO DE PESQUISA INTITULADO EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL EM GEORG LUKÁCS. ABORDANDO AS CATEGORIAS TRABALHO, EXTERIORIZAÇÃO E EDUCAÇÃO, PARTIMOS DO REFERENCIAL TEÓRICO LUKACSIANO, EXPLICITANDO A CATEGORIA EXTERIORIZAÇÃO, CUJA DINÂMICA DERIVA DO COMPLEXO DO TRABALHO E SE CONFIGURA NO FUNDAMENTO DO COMPLEXO DA EDUCAÇÃO. ENTENDENDO O TRABALHO COMO CATEGORIA FUNDANTE DO SER SOCIAL, BUSCAMOS INDICAR SUA ESSÊNCIA ONTOLÓGICA E EVIDENCIAR O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO COMO O INSTRUMENTO MEDIADOR QUE TORNA POSSÍVEL AOS INDIVÍDUOS SINGULARES SE APROPRIAREM DAS CARACTERÍSTICAS QUE SÃO EXCLUSIVAMENTE CONSTRUÍDAS AO LONGO DO PROCESSO HISTÓRICO, E POSSIBILITA A CONTINUAÇÃO DA NOSSA EXISTÊNCIA. A DEFESA DA BUSCA DO SURGIMENTO DA EDUCAÇÃO ENCONTRA SUSTENTAÇÃO NO FATO DE SER FUNDAMENTALMENTE NECESSÁRIO QUE NÃO SE CONFUNDA SEU VERDADEIRO PAPEL NA SOCIEDADE, ESPECIALMENTE NO ATUAL MOMENTO HISTÓRICO POR NÓS VIVENCIADOS.