NÓBREGA, Francisca Vânia Rocha. O romance e a linguagem imagética na sala de aula. Anais IV ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/697>. Acesso em: 25/11/2024 00:43
Tomando como ponto de partida a certeza de que a imagem fala, e fala fundo na alma humana, estudar o romance em sala de aula com jovens educandos a partir da imagem vista é um recurso didático-pedagógico viável na apropriação do conhecimento científico e do conhecimento de vida, haja visto que ao ler um romance após ter assistido o filme é bem mais instigante e provocativo para o jovem leitor, uma vez que este será guiado pelas orientações do professor, que abordará os elementos da narrativa presentes no romance e na narrativa fílmica, possibilitando ao aluno a compreensão e a percepção de que o filme narra utilizando-de vários elementos, como as imagens, a música e as palavras, enquanto o romance trabalha apenas com a palavra escrita, através do filme e do romance A Moreninha.