O PRESENTE TRABALHO BUSCOU ESTUDAR AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
SURDOS NO AMBIENTE DA WEB, LEVANDO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE A CONTRIBUIÇÃO DO APLICATIVO VLIBRAS
NA EDUCAÇÃO VIRTUAL DOS SURDOS. SENDO ASSIM, NOSSO ESTUDO OBJETIVA EXPOR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO
DE FERRAMENTAS ASSISTIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO SURDO, BEM COMO, A COMPLEXIDADE DA NÃO
UTILIZAÇÃO DESSAS TECNOLOGIAS ASSISTENCIAIS. ALÉM DISSO, VISAMOS TAMBÉM TRAZER LUZ E AMPLIAR A
DISCUSSÃO SOBRE ESTA TEMÁTICA. PARA TANTO, ELABORAMOS UM ESTUDO DE CASO ACERCA DE DOIS ESTUDANTES
SURDOS DE 34 E 35 ANOS DE IDADE NO SITE PRIMECURSOS.COM. NESTE PARÂMETRO, REALIZAMOS UMA ANÁLISE
COMPARATIVA ENTRE O DESEMPENHO DOS DOIS ALUNOS SURDOS NA EXECUÇÃO DE UM CURSO ONLINE. SENDO QUE,
UM DISCENTE FEZ USO DO REFERIDO APP E O OUTRO ESTUDANTE NÃO MANUSEOU A FERRAMENTA DIGITAL. APÓS A
ANÁLISE DE DADOS, CONSTAMOS QUE O ESTUDANTE QUE UTILIZOU O APP VLIBRAS OBTEVE UMA MAIOR FACILIDADE
NO DESENVOLVIMENTO DO CURSO. COM ISSO, EVIDENCIOU A IMPORTÂNCIA DA FERRAMENTA NO CONTEXTO
EDUCACIONAL INCLUSIVO.