SILVA, Fabio Colins Da et al.. Aspectos neurocognitivos da aprendizagem matemática. Anais IV CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72393>. Acesso em: 24/11/2024 23:01
ESTE TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA. É NESSE CONTEXTO QUE ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER E ANALISAR, A PARTIR DE UMA REVISÃO DA LITERATURA EM MÉDICA, DE QUE MANEIRA AS PESQUISAS EM NEUROCIÊNCIAS PODEM CONTRIBUIR PARA TEMAS RELACIONADOS ÀS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA. AS INFORMAÇÕES FORAM CONSTRUÍDAS A PARTIR DE ANÁLISES DE ESTUDOS SOBRE OS ASPECTOS NEUROCOGNITIVOS DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. A REVISÃO DA LITERATURA FOI REALIZADA CONFORME ESTUDOS PUBLICADOS EM DUAS PLATAFORMAS DE PESQUISAS EM NEUROCIÊNCIAS: PUBMED E MEDLINE. O MÉTODO DE UTILIZADO PARA AS ANÁLISES FOI ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM QUE DIVERSOS ESTUDOS DISCUTEM SOBRE OS MECANISMOS CEREBRAIS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MAS POUCO DO QUE SE FOI ESTUDADO TEM SIDO DIRECIONADO ÀS ESCOLAS.