NO QUADRO POLÍTICO ATUAL QUE VIVEMOS SE FAZ CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO DISCUSSÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA MAIS TENRA IDADE POIS APESAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHES JÁ TENHA MOSTRADO SEU VALOR NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS. ENCONTRAMOS NO ATUAL GOVERNO DE NOSSO PAÍS UM GRUPO DE PESSOAS QUE ESTÃO NO PODER QUE DESVALORIZAM COMPLETAMENTE O ENSINO EM CRECHES. POR ISSO TOMAMOS POR BASE EMÍLIA FERREIRO, PEDAGOGA QUE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA LEITURA AINDA ANTES DA CRIANÇA SABER LER E ESCREVER, ALÉM DO MAIS É TAMBÉM NAS CRECHES QUE A CRIANÇA AMPLIA SEU CONTATO COM UMA NOVA REALIDADE QUE ENRIQUECE A CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADE DEVIDO AO CONTATO COM PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA AUXILIAR NESSE PROCESSO DE LEITURA E DE CONTATO COM BRINCADEIRAS QUE DIRECIONAM O ALUNO PARA UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE É FUNDAMENTAL PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E EMOCIONAL DA CRIANÇA. TOMANDO POR BASE A LDB, PODE-SE VERIFICAR A IMPORTÂNCIA E O VALOR DESTA ETAPA DA EDUCAÇÃO PARA A CRIANÇA. MOSTRANDO TAMBÉM O PROCESSO HISTÓRICO PARA INTRODUÇÃO DAS CRECHES NO ENSINO INFANTIL, REVENDO ASSIM AS NECESSIDADES QUE DERAM ORIGEM A ESSE PROCESSO E COM ISTO VERIFICANDO A NECESSIDADE DA PERMANÊNCIA DAS CRECHES NA EDUCAÇÃO INFANTIL.