PARA QUE OCORRA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, É NECESSÁRIO QUE O SUJEITO INICIALMENTE SINTA VONTADE DE APRENDER, E ISSO É DESPERTADO NO MOMENTO QUE INFORMAÇÕES NOVAS SE RELACIONAM ÀQUELAS QUE JÁ ESTÃO NA ESTRUTURA COGNITIVA. AS ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS PODEM CONTRIBUIR PARA ESSA APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE APRESENTA ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS PARA ABORDAR O CONTEÚDO DE FUNGOS, NO ENSINO SUPERIOR, AFIM DE ESTIMULAR A APRENDIZAGEM E INSERIR O ALUNO NO PAPEL CENTRAL DO CONHECIMENTO. FORAM USADOS DIFERENTES RECURSOS METODOLÓGICOS: GOOGLE SALA DE AULA, ESTUDO DE CASO, SALA DE AULA INVERTIDA ASSOCIADA À APRENDIZAGEM ESPIRAL, PAINEL INTEGRADO, O JOGO “GAME OF FUNGOS” E AULAS PRÁTICAS. RELATA-SE QUE O USO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ALTERNATIVAS É DESAFIADOR, O PROFESSOR PRECISA ESTAR MOTIVADO E SAIR DA ZONO DE CONFORTO, ENTRETANTO, O USO DESSAS ESTRATÉGIAS, TROUXE MOTIVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, ENVOLVIMENTO, CURIOSIDADE E ESTÍMULO AOS TRABALHOS EM EQUIPE, PODENDO CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA