AVALIAÇÃO DO TEMPO DESPENDIDO EM ATIVIDADE FÍSICA DE TRANSPORTE POR CICLISTAS DO MUNICÍPIO DE PASSOS, MINAS GERAIS
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75424 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 25 "inscrito_id" => 32 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO TEMPO DESPENDIDO EM ATIVIDADE FÍSICA DE TRANSPORTE POR CICLISTAS DO MUNICÍPIO DE PASSOS, MINAS GERAIS" "resumo" => "A BUSCA POR UMA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL TEM SE MOSTRADO CADA VEZ MAIS URGENTE E NECESSÁRIA. COM O AUMENTO CONSTANTE NO NÚMERO DE HABITANTES E, CONSEQUENTEMENTE, DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, AS CIDADES DEVEM PENSAR EM ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DO DESLOCAMENTO DE PESSOAS DE MANEIRA ÁGIL, PRÁTICA E QUE SEJA MENOS AGRESSIVA AO MEIO AMBIENTE. NESSE SENTIDO, A ADOÇÃO DO TRANSPORTE A PÉ OU DE BICICLETA SE MOSTRAM COMO PERTINENTES NA MELHORIA DA MOBILIDADE, SENDO OPÇÕES DE BAIXO CUSTO E QUE PROPORCIONAM BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE, ECONOMIA FINANCEIRA E REDUÇÃO DA EMISSÃO DE GASES TÓXICOS. A PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA PROPORCIONA BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA GERAL, PREVENINDO RISCOS DE INÚMERAS DOENÇAS, MELHORANDO A SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR E REDUZINDO A INCIDÊNCIA DE OBESIDADE, ALÉM DE OUTROS BENEFÍCIOS. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI VERIFICAR O TEMPO DESPENDIDO POR CICLISTAS DE PASSOS, MINAS GERAIS, EM ATIVIDADE FÍSICA DE TRANSPORTE. A AMOSTRA FOI SELECIONADA POR CONVENIÊNCIA. PARTICIPARAM 39 CICLISTAS. DESTES, 21 (53,85%) CAMINHAM OU USAM BICICLETA POR PELO MENOS 10 MINUTOS CONTINUAMENTE PARA SE DESLOCAR ENTRE LUGARES, SENDO ESTES SELECIONADOS PARA A ANÁLISE. OS PARTICIPANTES POSSUÍAM IDADE MÉDIA DE 36,15±11,29 ANOS, TEMPO MÉDIO DE PRÁTICA NO CICLISMO DE 1,8±1,42 ANOS E O GRUPO ERA DIVIDIDO EM 5 INDIVÍDUOS DO SEXO FEMININO E 16 DO SEXO MASCULINO. UTILIZOU-SE O QUESTIONÁRIO GLOBAL DE ATIVIDADE FÍSICA (GPAQ), DESENVOLVIDO PELA OMS. O INSTRUMENTO É DIVIDIDO NOS DOMÍNIOS TRABALHO, TRANSPORTE E RECREAÇÃO. A COLETA DE DADOS OCORREU ATRAVÉS DA FERRAMENTA GOOGLE FORMS. OS DADOS FORAM TABULADOS NO MICROSOFT EXCEL 2016 E TRATADOS CONFORME ORIENTAÇÕES DO GPAQ ANALYSIS GUIDE. A ANÁLISE ESTATÍSTICA FOI FEITA ATRAVÉS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA. A ANÁLISE EVIDENCIOU QUE OS PRATICANTES DE CICLISMO GASTAM EM MÉDIA 661,43±502,58 MINUTOS POR SEMANA REALIZANDO VIAGENS OU DESLOCAMENTOS ENTRE LUGARES A PÉ OU DE BICICLETA. A LITERATURA RELATA QUE DIVERSOS FATORES INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO MEIO DE TRANSPORTE PARA DESLOCAMENTOS E VIAGENS, DENTRE ELES A EXISTÊNCIA DE UMA INFRAESTRUTURA DE QUALIDADE, COMO CICLOVIAS E CICLOFAIXAS, E SEGURANÇA OFERECIDA AO TRANSEUNTE. É NECESSÁRIO QUE HAJA MAIS DISCUSSÃO E MAIS INVESTIMENTOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS, QUE PRIVILEGIEM O DESLOCAMENTO ATIVO E SUSTENTÁVEL. NA AMOSTRA AVALIADA, OS INDIVÍDUOS DESPENDEM EM MÉDIA 94,49±70,07 MINUTOS DE SEU DIA SE DESLOCANDO A PÉ OU DE BICICLETA NAS VIAS PÚBLICAS, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DE SE PROMOVER UM AMBIENTE QUE SEJA PROPÍCIO PARA ESSE TIPO DE TRANSPORTE, CONTRIBUINDO PARA O ALCANCE DE UM DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL. APESAR DE SUGESTIVOS, TAIS RESULTADOS DEVEM SER VALIDADOS COM UM MAIOR TAMANHO AMOSTRAL." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 08 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE" "palavra_chave" => "MOBILIDADE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, TRANSPORTE URBANO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA108_ID32_09042021091406.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN LUCAS ROSA" "autor_nome_curto" => "JEAN LUCAS ROSA" "autor_email" => "jeanlucas.rosa@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75424 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 25 "inscrito_id" => 32 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO TEMPO DESPENDIDO EM ATIVIDADE FÍSICA DE TRANSPORTE POR CICLISTAS DO MUNICÍPIO DE PASSOS, MINAS GERAIS" "resumo" => "A BUSCA POR UMA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL TEM SE MOSTRADO CADA VEZ MAIS URGENTE E NECESSÁRIA. COM O AUMENTO CONSTANTE NO NÚMERO DE HABITANTES E, CONSEQUENTEMENTE, DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, AS CIDADES DEVEM PENSAR EM ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DO DESLOCAMENTO DE PESSOAS DE MANEIRA ÁGIL, PRÁTICA E QUE SEJA MENOS AGRESSIVA AO MEIO AMBIENTE. NESSE SENTIDO, A ADOÇÃO DO TRANSPORTE A PÉ OU DE BICICLETA SE MOSTRAM COMO PERTINENTES NA MELHORIA DA MOBILIDADE, SENDO OPÇÕES DE BAIXO CUSTO E QUE PROPORCIONAM BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE, ECONOMIA FINANCEIRA E REDUÇÃO DA EMISSÃO DE GASES TÓXICOS. A PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA PROPORCIONA BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA GERAL, PREVENINDO RISCOS DE INÚMERAS DOENÇAS, MELHORANDO A SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR E REDUZINDO A INCIDÊNCIA DE OBESIDADE, ALÉM DE OUTROS BENEFÍCIOS. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI VERIFICAR O TEMPO DESPENDIDO POR CICLISTAS DE PASSOS, MINAS GERAIS, EM ATIVIDADE FÍSICA DE TRANSPORTE. A AMOSTRA FOI SELECIONADA POR CONVENIÊNCIA. PARTICIPARAM 39 CICLISTAS. DESTES, 21 (53,85%) CAMINHAM OU USAM BICICLETA POR PELO MENOS 10 MINUTOS CONTINUAMENTE PARA SE DESLOCAR ENTRE LUGARES, SENDO ESTES SELECIONADOS PARA A ANÁLISE. OS PARTICIPANTES POSSUÍAM IDADE MÉDIA DE 36,15±11,29 ANOS, TEMPO MÉDIO DE PRÁTICA NO CICLISMO DE 1,8±1,42 ANOS E O GRUPO ERA DIVIDIDO EM 5 INDIVÍDUOS DO SEXO FEMININO E 16 DO SEXO MASCULINO. UTILIZOU-SE O QUESTIONÁRIO GLOBAL DE ATIVIDADE FÍSICA (GPAQ), DESENVOLVIDO PELA OMS. O INSTRUMENTO É DIVIDIDO NOS DOMÍNIOS TRABALHO, TRANSPORTE E RECREAÇÃO. A COLETA DE DADOS OCORREU ATRAVÉS DA FERRAMENTA GOOGLE FORMS. OS DADOS FORAM TABULADOS NO MICROSOFT EXCEL 2016 E TRATADOS CONFORME ORIENTAÇÕES DO GPAQ ANALYSIS GUIDE. A ANÁLISE ESTATÍSTICA FOI FEITA ATRAVÉS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA. A ANÁLISE EVIDENCIOU QUE OS PRATICANTES DE CICLISMO GASTAM EM MÉDIA 661,43±502,58 MINUTOS POR SEMANA REALIZANDO VIAGENS OU DESLOCAMENTOS ENTRE LUGARES A PÉ OU DE BICICLETA. A LITERATURA RELATA QUE DIVERSOS FATORES INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO MEIO DE TRANSPORTE PARA DESLOCAMENTOS E VIAGENS, DENTRE ELES A EXISTÊNCIA DE UMA INFRAESTRUTURA DE QUALIDADE, COMO CICLOVIAS E CICLOFAIXAS, E SEGURANÇA OFERECIDA AO TRANSEUNTE. É NECESSÁRIO QUE HAJA MAIS DISCUSSÃO E MAIS INVESTIMENTOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS, QUE PRIVILEGIEM O DESLOCAMENTO ATIVO E SUSTENTÁVEL. NA AMOSTRA AVALIADA, OS INDIVÍDUOS DESPENDEM EM MÉDIA 94,49±70,07 MINUTOS DE SEU DIA SE DESLOCANDO A PÉ OU DE BICICLETA NAS VIAS PÚBLICAS, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DE SE PROMOVER UM AMBIENTE QUE SEJA PROPÍCIO PARA ESSE TIPO DE TRANSPORTE, CONTRIBUINDO PARA O ALCANCE DE UM DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL. APESAR DE SUGESTIVOS, TAIS RESULTADOS DEVEM SER VALIDADOS COM UM MAIOR TAMANHO AMOSTRAL." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 08 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE" "palavra_chave" => "MOBILIDADE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, TRANSPORTE URBANO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA108_ID32_09042021091406.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN LUCAS ROSA" "autor_nome_curto" => "JEAN LUCAS ROSA" "autor_email" => "jeanlucas.rosa@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }