IMPACTOS DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 NO CICLISMO BRASILEIRO NO OLHAR DO TREINADOR
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75519 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 135 "inscrito_id" => 335 "titulo" => "IMPACTOS DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 NO CICLISMO BRASILEIRO NO OLHAR DO TREINADOR" "resumo" => "O CICLISMO É ESPORTE DISPUTADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DESDE A SUA PRIMEIRA EDIÇÃO, EM ATENAS 1896. NA EDIÇÃO DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 (JJOO RIO 2016), HOUVE DISPUTA DE 18 PROVAS DE CICLISMO DIVIDIDAS EM 4 DISCIPLINAS: ESTRADA, MOUNTAIN BIKE, BMX E PISTA. O CICLISMO ESTEVE EM EVIDÊNCIA NA PREPARAÇÃO DOS JJOO RIO 2016 POIS FOI NECESSÁRIA A CONSTRUÇÃO DE TRÊS INSTALAÇÕES ESPORTIVAS: AS PISTAS DE MOUNTAIN BIKE, BMX E O VELÓDROMO. ALÉM DISSO, FOI NECESSÁRIO GRANDE ESFORÇO E INVESTIMENTO PARA QUE OS ATLETAS CONQUISTASSEM A VAGA OLÍMPICA, POIS MESMO SENDO PAÍS SEDE, O BRASIL NÃO POSSUÍA TODAS AS VAGAS GARANTIDAS. EM FUNÇÃO DO ESFORÇO E DO INVESTIMENTO DISPENSADOS, O BRASIL DISPUTOU O CICLISMO NOS JJOO RIO 2016 E JOGOS PARALÍMPICOS RIO 2016 COM A MAIOR DELEGAÇÃO NA HISTÓRIA, COM TREZE ATLETAS. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI IDENTIFICAR E DESCREVER AS TECNOLOGIAS EMPREGADAS NA PRÁTICA E NA GESTÃO DO CICLISMO NOS PERÍODOS PRÉ E PÓS JJOO RIO 2016, NO OLHAR DO TREINADOR. A SELEÇÃO DO PARTICIPANTE LEVOU EM CONSIDERAÇÃO O VÍNCULO COM O CICLISMO BRASILEIRO E OS JJOO RIO 2016. POR SER UM ESTUDO PILOTO, A PESQUISA FOI REALIZADA COM APENAS UM TREINADOR. A PESQUISA TEM ABORDAGEM QUALITATIVA E DESCRITIVA E A COLETA DE DADOS FOI FEITA ATRAVÉS DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. O PROJETO DE PESQUISA FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA DE PESQUISA DA UNESP RIO CLARO, SOB O PARECER Nº 3.770.429. O PARTICIPANTE FOI ENTREVISTADO ATRAVÉS DO GOOGLE MEET E POSTERIORMENTE FOI REALIZADA A TRANSCRIÇÃO E A ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS UTILIZANDO O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. COMO RESULTADO DA ANÁLISE DOS DADOS QUANTO ÀS TECNOLOGIAS EMPREGADAS, CONSTRUIU-SE DUAS CATEGORIAS: 1) TECNOLOGIAS DE EQUIPAMENTOS, COM MAIOR ACESSO A BICICLETAS DE FIBRA DE CARBONO, MEDIDORES DE POTÊNCIA E FACILIDADES NO PROCESSO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS; 2) TECNOLOGIAS DE GESTÃO, COM QUALIFICAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO, ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS A LONGO PRAZO, IMPLANTAÇÃO DE RELATÓRIO DE TREINOS PARA ATLETAS, INTERCÂMBIO DE ATLETAS NO CENTRO MUNDIAL DE CICLISMO. QUANTO AO LEGADO OLÍMPICO, CONSTRUIU-SE TRÊS CATEGORIAS: 1) LEGADO DE INFRAESTRUTURA, COM A CONSTRUÇÃO DA PISTA DE BMX E DO VELÓDROMO; 2) LEGADO SOCIAL, COM A IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS ESPORTIVOS DE INICIAÇÃO AO CICLISMO NO VELÓDROMO E NA PISTA DE BMX; 3) LEGADO ESPORTIVO, COM A CLASSIFICAÇÃO DO BMX NOS JOGOS OLÍMPICOS TOKYO 2020 COMO CONTINUIDADE DE UM TRABALHO REALIZADO PARA OS JJOO RIO 2016 E UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ATLETAS EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS. O EMPREGO DE TECNOLOGIAS PODE AUXILIAR NO PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO PARA UMA MELHOR GESTÃO DO CICLISMO, DIRECIONANDO OS INVESTIMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE. UMA PESQUISA ABRANGENDO TREINADORES DAS QUATRO DISCIPLINAS SE TORNA INTERESSANTE PARA IDENTIFICAR OS IMPACTOS EM CADA UMA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 08 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE" "palavra_chave" => "JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016, CICLISMO, LEGADO OLÍMPICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA108_ID335_08052021151052.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIA VARELA GONZALEZ" "autor_nome_curto" => "NATALIA VARELA" "autor_email" => "natalia.varela@unesp.br" "autor_ies" => "UNESP RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75519 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 135 "inscrito_id" => 335 "titulo" => "IMPACTOS DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 NO CICLISMO BRASILEIRO NO OLHAR DO TREINADOR" "resumo" => "O CICLISMO É ESPORTE DISPUTADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DESDE A SUA PRIMEIRA EDIÇÃO, EM ATENAS 1896. NA EDIÇÃO DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 (JJOO RIO 2016), HOUVE DISPUTA DE 18 PROVAS DE CICLISMO DIVIDIDAS EM 4 DISCIPLINAS: ESTRADA, MOUNTAIN BIKE, BMX E PISTA. O CICLISMO ESTEVE EM EVIDÊNCIA NA PREPARAÇÃO DOS JJOO RIO 2016 POIS FOI NECESSÁRIA A CONSTRUÇÃO DE TRÊS INSTALAÇÕES ESPORTIVAS: AS PISTAS DE MOUNTAIN BIKE, BMX E O VELÓDROMO. ALÉM DISSO, FOI NECESSÁRIO GRANDE ESFORÇO E INVESTIMENTO PARA QUE OS ATLETAS CONQUISTASSEM A VAGA OLÍMPICA, POIS MESMO SENDO PAÍS SEDE, O BRASIL NÃO POSSUÍA TODAS AS VAGAS GARANTIDAS. EM FUNÇÃO DO ESFORÇO E DO INVESTIMENTO DISPENSADOS, O BRASIL DISPUTOU O CICLISMO NOS JJOO RIO 2016 E JOGOS PARALÍMPICOS RIO 2016 COM A MAIOR DELEGAÇÃO NA HISTÓRIA, COM TREZE ATLETAS. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI IDENTIFICAR E DESCREVER AS TECNOLOGIAS EMPREGADAS NA PRÁTICA E NA GESTÃO DO CICLISMO NOS PERÍODOS PRÉ E PÓS JJOO RIO 2016, NO OLHAR DO TREINADOR. A SELEÇÃO DO PARTICIPANTE LEVOU EM CONSIDERAÇÃO O VÍNCULO COM O CICLISMO BRASILEIRO E OS JJOO RIO 2016. POR SER UM ESTUDO PILOTO, A PESQUISA FOI REALIZADA COM APENAS UM TREINADOR. A PESQUISA TEM ABORDAGEM QUALITATIVA E DESCRITIVA E A COLETA DE DADOS FOI FEITA ATRAVÉS DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. O PROJETO DE PESQUISA FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA DE PESQUISA DA UNESP RIO CLARO, SOB O PARECER Nº 3.770.429. O PARTICIPANTE FOI ENTREVISTADO ATRAVÉS DO GOOGLE MEET E POSTERIORMENTE FOI REALIZADA A TRANSCRIÇÃO E A ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS UTILIZANDO O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. COMO RESULTADO DA ANÁLISE DOS DADOS QUANTO ÀS TECNOLOGIAS EMPREGADAS, CONSTRUIU-SE DUAS CATEGORIAS: 1) TECNOLOGIAS DE EQUIPAMENTOS, COM MAIOR ACESSO A BICICLETAS DE FIBRA DE CARBONO, MEDIDORES DE POTÊNCIA E FACILIDADES NO PROCESSO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS; 2) TECNOLOGIAS DE GESTÃO, COM QUALIFICAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO, ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS A LONGO PRAZO, IMPLANTAÇÃO DE RELATÓRIO DE TREINOS PARA ATLETAS, INTERCÂMBIO DE ATLETAS NO CENTRO MUNDIAL DE CICLISMO. QUANTO AO LEGADO OLÍMPICO, CONSTRUIU-SE TRÊS CATEGORIAS: 1) LEGADO DE INFRAESTRUTURA, COM A CONSTRUÇÃO DA PISTA DE BMX E DO VELÓDROMO; 2) LEGADO SOCIAL, COM A IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS ESPORTIVOS DE INICIAÇÃO AO CICLISMO NO VELÓDROMO E NA PISTA DE BMX; 3) LEGADO ESPORTIVO, COM A CLASSIFICAÇÃO DO BMX NOS JOGOS OLÍMPICOS TOKYO 2020 COMO CONTINUIDADE DE UM TRABALHO REALIZADO PARA OS JJOO RIO 2016 E UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ATLETAS EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS. O EMPREGO DE TECNOLOGIAS PODE AUXILIAR NO PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO PARA UMA MELHOR GESTÃO DO CICLISMO, DIRECIONANDO OS INVESTIMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE. UMA PESQUISA ABRANGENDO TREINADORES DAS QUATRO DISCIPLINAS SE TORNA INTERESSANTE PARA IDENTIFICAR OS IMPACTOS EM CADA UMA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 08 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE" "palavra_chave" => "JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016, CICLISMO, LEGADO OLÍMPICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA108_ID335_08052021151052.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIA VARELA GONZALEZ" "autor_nome_curto" => "NATALIA VARELA" "autor_email" => "natalia.varela@unesp.br" "autor_ies" => "UNESP RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }