RESSIGNIFICANDO EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A SAÚDE DO CORPO
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75473 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 67 "titulo" => "RESSIGNIFICANDO EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A SAÚDE DO CORPO" "resumo" => "NA PRESENTE PESQUISA-AÇÃO OBJETIVAMOS ANALISAR O ENTENDIMENTO CONCEITUAL DE CRIANÇAS SOBRE O QUE É, COMO E O QUE APRENDEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA, POR INTERMÉDIO DE UM GRUPO REPRESENTATIVO SOCIAL DE 32 PROFESSORAS ESCOLARES, PESQUISADORA, ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, BEM COMO, UMA RENOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA METODOLOGIA DIALÉTICA DE CONHECIMENTO E INTERDISCIPLINAR DO ENSINO. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL ABORDOU LITERATURA REFERENTE À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DA CRIANÇA. REFERENCIAIS TEÓRICOS DE ESTUDOS E ANÁLISES PAUTARAM-SE NA HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO. A COLETA DE DADOS E DISCUSSÃO SE EFETIVOU CONFORME O ENTENDIMENTO METODOLÓGICO DE PESQUISA QUALITATIVA, HISTÓRIA ORAL, ANÁLISE DE CONTEÚDO E DAS TÉCNICAS DE GRUPO FOCAL E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, POR INTERMÉDIO DE AULAS VIRTUAIS (EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTOS SOCIAIS/COVID-19) DE DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO, ATRELADA A CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. OS TEMAS EIXOS NORTEADORES DE ESTUDOS, INTERVENÇÕES E ANÁLISES FORAM: SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. DA HIPÓTESE DE QUE, AINDA, O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, DE 1º AOS 5º ANOS, NO INTERIOR PAULISTA, ESBARRAM EM MUITAS DIFICULDADES QUE VÃO DESDE AS POLÍTICAS PÚBLICAS, ESPAÇOS E MATERIAIS INADEQUADOS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR ATÉ A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES E O MAIS AGRAVANTE AS EVIDÊNCIAS DE AULAS EXPOSITIVAS, CONCEPÇÕES DICOTÔMICAS FRAGMENTADAS E ESTIGMATIZADAS DE CORPO, SAÚDE, BRINCAR E EDUCAÇÃO FÍSICA, FORAM COMPROVADOS COM AS FONTES ORAIS. CONSTATAMOS, AINDA, QUE A APRENDIZAGEM SE DÁ NA MAIOR PARTE DO TEMPO ESCOLAR EM SALAS DE AULAS FECHADAS E COM CRIANÇAS SENTADAS NAS SUAS CARTEIRAS. CRIANÇAS ATRIBUÍRAM À EDUCAÇÃO FÍSICA O ENTENDIMENTO DE MOMENTOS ALEGRES E DE DIVERTIMENTO, DESENHARAM PESSOAS PRATICANDO ESPORTES (FUTEBOL) E FAZENDO POLICHINELOS (GINÁSTICAS), REPRESENTANDO MUITO MAIS INFLUÊNCIAS DA MÍDIA E SEM A DEVIDA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. CONCLUÍMOS QUE, NÃO OBSTANTE O UNIVERSO ESCOLAR ORA INVESTIGADO POR INTERMÉDIO DE NARRATIVAS NÃO SEJA DIFERENTE DO QUE CONSTATAMOS HÁ MAIS DE TRINTA ANOS, A PESQUISA-AÇÃO, OS ESTUDOS, AS REFLEXÕES NA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO E CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ARTICULADOS À PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO E AOS ENFRENTAMENTOS COTIDIANOS DE SER PROFESSORA IMPACTARAM O GRUPO NA RESSIGNIFICAÇÃO DAS SUAS EXPERIÊNCIAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO DAS CRIANÇAS EM PROL DO MELHOR VIVER SOCIAL." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, SAÚDE, CORPO, CRIANÇA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID67_22042021183313.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAGMAR APARECIDA CYNTHIA FRANÇA HUNGER" "autor_nome_curto" => "DAG HUNGER" "autor_email" => "dagmar.hunger@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BAURU SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75473 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 67 "titulo" => "RESSIGNIFICANDO EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A SAÚDE DO CORPO" "resumo" => "NA PRESENTE PESQUISA-AÇÃO OBJETIVAMOS ANALISAR O ENTENDIMENTO CONCEITUAL DE CRIANÇAS SOBRE O QUE É, COMO E O QUE APRENDEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA, POR INTERMÉDIO DE UM GRUPO REPRESENTATIVO SOCIAL DE 32 PROFESSORAS ESCOLARES, PESQUISADORA, ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, BEM COMO, UMA RENOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA METODOLOGIA DIALÉTICA DE CONHECIMENTO E INTERDISCIPLINAR DO ENSINO. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL ABORDOU LITERATURA REFERENTE À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DA CRIANÇA. REFERENCIAIS TEÓRICOS DE ESTUDOS E ANÁLISES PAUTARAM-SE NA HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO. A COLETA DE DADOS E DISCUSSÃO SE EFETIVOU CONFORME O ENTENDIMENTO METODOLÓGICO DE PESQUISA QUALITATIVA, HISTÓRIA ORAL, ANÁLISE DE CONTEÚDO E DAS TÉCNICAS DE GRUPO FOCAL E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, POR INTERMÉDIO DE AULAS VIRTUAIS (EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTOS SOCIAIS/COVID-19) DE DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO, ATRELADA A CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. OS TEMAS EIXOS NORTEADORES DE ESTUDOS, INTERVENÇÕES E ANÁLISES FORAM: SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. DA HIPÓTESE DE QUE, AINDA, O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, DE 1º AOS 5º ANOS, NO INTERIOR PAULISTA, ESBARRAM EM MUITAS DIFICULDADES QUE VÃO DESDE AS POLÍTICAS PÚBLICAS, ESPAÇOS E MATERIAIS INADEQUADOS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR ATÉ A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES E O MAIS AGRAVANTE AS EVIDÊNCIAS DE AULAS EXPOSITIVAS, CONCEPÇÕES DICOTÔMICAS FRAGMENTADAS E ESTIGMATIZADAS DE CORPO, SAÚDE, BRINCAR E EDUCAÇÃO FÍSICA, FORAM COMPROVADOS COM AS FONTES ORAIS. CONSTATAMOS, AINDA, QUE A APRENDIZAGEM SE DÁ NA MAIOR PARTE DO TEMPO ESCOLAR EM SALAS DE AULAS FECHADAS E COM CRIANÇAS SENTADAS NAS SUAS CARTEIRAS. CRIANÇAS ATRIBUÍRAM À EDUCAÇÃO FÍSICA O ENTENDIMENTO DE MOMENTOS ALEGRES E DE DIVERTIMENTO, DESENHARAM PESSOAS PRATICANDO ESPORTES (FUTEBOL) E FAZENDO POLICHINELOS (GINÁSTICAS), REPRESENTANDO MUITO MAIS INFLUÊNCIAS DA MÍDIA E SEM A DEVIDA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. CONCLUÍMOS QUE, NÃO OBSTANTE O UNIVERSO ESCOLAR ORA INVESTIGADO POR INTERMÉDIO DE NARRATIVAS NÃO SEJA DIFERENTE DO QUE CONSTATAMOS HÁ MAIS DE TRINTA ANOS, A PESQUISA-AÇÃO, OS ESTUDOS, AS REFLEXÕES NA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO E CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ARTICULADOS À PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO E AOS ENFRENTAMENTOS COTIDIANOS DE SER PROFESSORA IMPACTARAM O GRUPO NA RESSIGNIFICAÇÃO DAS SUAS EXPERIÊNCIAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO DAS CRIANÇAS EM PROL DO MELHOR VIVER SOCIAL." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, SAÚDE, CORPO, CRIANÇA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID67_22042021183313.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAGMAR APARECIDA CYNTHIA FRANÇA HUNGER" "autor_nome_curto" => "DAG HUNGER" "autor_email" => "dagmar.hunger@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BAURU SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }