A DISCIPLINA DE LUTAS E O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75543 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 408 "titulo" => "A DISCIPLINA DE LUTAS E O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA." "resumo" => "COMO PROFESSOR DA DISCIPLINA DE CAPOEIRA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, HA TRINTA E TRÊS ANOS, FUI OBRIGADO EM UMA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR A MUDAR MINHA DISCIPLINA QUE PASSOU A SER DE LUTAS. ALÉM DE NÃO SE CONFORMAR COM ESTA SITUAÇÃO, INICIEI UM TRABALHO DE PESQUISA PARA SABER COMO ESTA DISCIPLINA LUTAS ESTÁ INSERIDA NA EDUCAÇÃO FÍSICA E DE QUE FORMA ELA VEM SENDO MINISTRADA EM OUTROS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. ESTA PESQUISA TEM COMO MÉTODO A PESQUISA QUALITATIVA DO FENÔMENO SITUADO, QUE CONSISTE EM SITUAR O FENÔMENO EM QUEM O VIVENCIA, NO CASO OS ALUNOS QUE CURSAM A DISCIPLINA DE LUTAS, GRAVANDO SEUS DISCURSOS SOBRE O QUE PENSAM DA DISCIPLINA QUE CURSARAM DE LUTAS EM SEUS CURSOS. A PARTIR DA TRANSCRIÇÃO DA FALA DESTES ALUNOS FOI REALIZADO DUAS ANÁLISES DOS SEUS DISCURSOS. AS ANÁLISES, IDEOGRÁFICA E NOMOTÉTICA. FOI POSSÍVEL CONSTRUIR OS RESULTADOS QUE REVELA QUE ESTA DISCIPLINA É POUCO APROVEITADA PELOS ALUNOS, POIS O SEU CONTEÚDO FICA VOLTADO À PRÁTICA DE APENAS UMA LUTA, A QUAL, O PROFESSOR QUE ESTÁ MINISTRANDO A DISCIPLINA SE SENTE MAIS APTO A DESENVOLVER. A DISCIPLINA LUTAS NÃO CONSEGUE ABARCAR AS INÚMERAS EXPERIÊNCIAS DE LUTAS E OS ALUNOS ACABAM FICANDO COM POUCA EXPERIÊNCIA EM ALGUMA LUTA E HÁ MUITA RECLAMAÇÃO QUE NÃO SE APRENDE QUASE NADA NESTA DISCIPLINA. ASSIM É POSSÍVEL VERIFICAR QUE A DISCIPLINA DE LUTAS É MINISTRADA DE FORMA SUPERFICIAL E NÃO APROFUNDA CONHECIMENTO EM NENHUMA LUTA ESPECÍFICA, TORNANDO O ALUNO UM PROFISSIONAL COM UM PERFIL GENERALISTA E SEM APROFUNDAMENTO EM NENHUM CONHECIMENTO EM UMA LUTA ESPECÍFICA. O CONCEITO PEDAGÓGICO DE LUTAS É POUCO EXPLORADO, PASSA GERALMENTE A SER VISTO COMO UM JOGO RECREATIVO E PERDE SEUS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS DA LUTA E CONSEQUENTEMENTE SUAS RAÍZES E SEUS CONCEITOS FILOSÓFICOS, A LUTA PASSA A SER ENCARADA NÃO MAIS COMO UMA PRÁTICA DO COTIDIANO QUE POSSUI UM CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL E PASSA A SER APENAS UMA BRINCADEIRA. O PROFESSOR DE LUTAS QUE JÁ POSSUÍA UMA EXPERIÊNCIA EM UMA DETERMINADA LUTA, ACABA POR PASSAR APENAS O CONTEÚDO QUE JÁ DESENVOLVIA ANTES, POR EXEMPLO, UM PROFESSOR QUE MINISTRAVA A DISCIPLINA DE JUDÔ, QUANDO PASSA A MINISTRAR A DISCIPLINA DE LUTAS, CONTINUA DANDO MAIOR ÊNFASE AO JUDÔ NA DISCIPLINA DE LUTAS. A DISCIPLINA DE LUTAS DEIXA DE SER UM CONHECIMENTO EM LUTAS OU EM UMA LUTA ESPECÍFICA E PASSA A SE TER UMA PREOCUPAÇÃO NOS ASPECTOS MOTORES E NAS CAPACIDADES QUE AS LUTAS POSSIBILITAM PERDENDO O CARÁCTER INDIVIDUAL DE UMA LUTA ESPECÍFICA. A CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA LUTAS NÃO PERMITE QUE O CONTEÚDO DE LUTAS SEJA AMPLAMENTE EXPLORADO E OS ALUNOS FICAM SEM EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM NENHUMA LUTA ESPECÍFICA ACABANDO POR SE LIMITAR A APRESENTAR ALGUMAS LUTAS, MAS SEM O APROFUNDAMENTO NECESSÁRIO EM NENHUMA DELAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "DISCIPLINA, LUTAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ALUNOS, FENOMENOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA106_ID408_08052021232508.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ AUGUSTO NORMANHA LIMA" "autor_nome_curto" => "NORMANHA" "autor_email" => "luiz.normanha@unesp.br" "autor_ies" => "PUC SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75543 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 408 "titulo" => "A DISCIPLINA DE LUTAS E O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA." "resumo" => "COMO PROFESSOR DA DISCIPLINA DE CAPOEIRA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, HA TRINTA E TRÊS ANOS, FUI OBRIGADO EM UMA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR A MUDAR MINHA DISCIPLINA QUE PASSOU A SER DE LUTAS. ALÉM DE NÃO SE CONFORMAR COM ESTA SITUAÇÃO, INICIEI UM TRABALHO DE PESQUISA PARA SABER COMO ESTA DISCIPLINA LUTAS ESTÁ INSERIDA NA EDUCAÇÃO FÍSICA E DE QUE FORMA ELA VEM SENDO MINISTRADA EM OUTROS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. ESTA PESQUISA TEM COMO MÉTODO A PESQUISA QUALITATIVA DO FENÔMENO SITUADO, QUE CONSISTE EM SITUAR O FENÔMENO EM QUEM O VIVENCIA, NO CASO OS ALUNOS QUE CURSAM A DISCIPLINA DE LUTAS, GRAVANDO SEUS DISCURSOS SOBRE O QUE PENSAM DA DISCIPLINA QUE CURSARAM DE LUTAS EM SEUS CURSOS. A PARTIR DA TRANSCRIÇÃO DA FALA DESTES ALUNOS FOI REALIZADO DUAS ANÁLISES DOS SEUS DISCURSOS. AS ANÁLISES, IDEOGRÁFICA E NOMOTÉTICA. FOI POSSÍVEL CONSTRUIR OS RESULTADOS QUE REVELA QUE ESTA DISCIPLINA É POUCO APROVEITADA PELOS ALUNOS, POIS O SEU CONTEÚDO FICA VOLTADO À PRÁTICA DE APENAS UMA LUTA, A QUAL, O PROFESSOR QUE ESTÁ MINISTRANDO A DISCIPLINA SE SENTE MAIS APTO A DESENVOLVER. A DISCIPLINA LUTAS NÃO CONSEGUE ABARCAR AS INÚMERAS EXPERIÊNCIAS DE LUTAS E OS ALUNOS ACABAM FICANDO COM POUCA EXPERIÊNCIA EM ALGUMA LUTA E HÁ MUITA RECLAMAÇÃO QUE NÃO SE APRENDE QUASE NADA NESTA DISCIPLINA. ASSIM É POSSÍVEL VERIFICAR QUE A DISCIPLINA DE LUTAS É MINISTRADA DE FORMA SUPERFICIAL E NÃO APROFUNDA CONHECIMENTO EM NENHUMA LUTA ESPECÍFICA, TORNANDO O ALUNO UM PROFISSIONAL COM UM PERFIL GENERALISTA E SEM APROFUNDAMENTO EM NENHUM CONHECIMENTO EM UMA LUTA ESPECÍFICA. O CONCEITO PEDAGÓGICO DE LUTAS É POUCO EXPLORADO, PASSA GERALMENTE A SER VISTO COMO UM JOGO RECREATIVO E PERDE SEUS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS DA LUTA E CONSEQUENTEMENTE SUAS RAÍZES E SEUS CONCEITOS FILOSÓFICOS, A LUTA PASSA A SER ENCARADA NÃO MAIS COMO UMA PRÁTICA DO COTIDIANO QUE POSSUI UM CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL E PASSA A SER APENAS UMA BRINCADEIRA. O PROFESSOR DE LUTAS QUE JÁ POSSUÍA UMA EXPERIÊNCIA EM UMA DETERMINADA LUTA, ACABA POR PASSAR APENAS O CONTEÚDO QUE JÁ DESENVOLVIA ANTES, POR EXEMPLO, UM PROFESSOR QUE MINISTRAVA A DISCIPLINA DE JUDÔ, QUANDO PASSA A MINISTRAR A DISCIPLINA DE LUTAS, CONTINUA DANDO MAIOR ÊNFASE AO JUDÔ NA DISCIPLINA DE LUTAS. A DISCIPLINA DE LUTAS DEIXA DE SER UM CONHECIMENTO EM LUTAS OU EM UMA LUTA ESPECÍFICA E PASSA A SE TER UMA PREOCUPAÇÃO NOS ASPECTOS MOTORES E NAS CAPACIDADES QUE AS LUTAS POSSIBILITAM PERDENDO O CARÁCTER INDIVIDUAL DE UMA LUTA ESPECÍFICA. A CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA LUTAS NÃO PERMITE QUE O CONTEÚDO DE LUTAS SEJA AMPLAMENTE EXPLORADO E OS ALUNOS FICAM SEM EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM NENHUMA LUTA ESPECÍFICA ACABANDO POR SE LIMITAR A APRESENTAR ALGUMAS LUTAS, MAS SEM O APROFUNDAMENTO NECESSÁRIO EM NENHUMA DELAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "DISCIPLINA, LUTAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ALUNOS, FENOMENOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA106_ID408_08052021232508.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ AUGUSTO NORMANHA LIMA" "autor_nome_curto" => "NORMANHA" "autor_email" => "luiz.normanha@unesp.br" "autor_ies" => "PUC SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }